Seguidores

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nova linha de florais Bach Kids


Chegou ao mercado um produto novo interessantíssimo direcionado ao público infantil: a linha de florais Bach kids. Essa linha não possui nenhuma concentração de álcool, por isso é indicada para as crianças e para as pessoas que possuem problemas com álcool.

Pensando na insegurança que muitas crianças possuem, inclusive nesse momento de volta às aulas, o Bach Centre lançou o Confidence Kids, que é o floral Larch sem nenhuma concentração de álcool. O floral Larch desenvolve a segurança e a confiança em si mesmo.

Existe também o Rescue Kids, que é a essência floral do Rescue, a qual equilibra nas situações de emergência, alivia a ansiedade e restaura o equilíbrio emocional.

E por fim, existe o Daydream Kids, que é composto pelo floral Clematis. Esta essência floral ajuda a pessoa a focar no presente, ajuda a manter a concentração durante as atividades e a concretização de planos e metas.

Para usar esse floral, basta pingar duas gotas diretamente na boca da criança, 4 vezes ao dia; ou pingar duas gotas do floral em um suco para a criança ir tomando ao longo do dia.

Para maiores informações acesse o site: www.monasflower.com.br

domingo, 17 de janeiro de 2010

Do livro Perdas & Ganhos


Lya Luft, escritora gaúcha, foi uma grande revelação do mercado editorial brasileiro em 2003, ao lançar Perdas & Ganhos, que permaneceu 119 semanas no topo das listas dos mais vendidos no Brasil.

Perdas & Ganhos é um livro que fala sobre os processos do amadurecimento, útil para ser lido em qualquer fase da vida (e relido!). Registro aqui uma passagem muito interessante desse livro, a fim de refletirmos sobre a vida.

"Nascemos com toda a carga genética física e psíquica. Mas não somos apenas isso. Somos em parte resultado do que foram nossos pais. Mas não somos apenas isso.

A sociedade em que vivemos tem muitos olhos e braços, que nos vigiam e interferem em nossa realidade. Um deles chama-se opinião alheia. Não a de algumas pessoas amadas e respeitadas, mas essa entidade informe, onipresente, quase onipotente "o que eles vão pensar". Sem pedir licença, entra em nossa consciência, limitando, podando.

Muito do que nos legaram pode ser reprogramado; somos frutos, mas não escravos; o olhar primordial que nos saudou não é necessariamente uma sentença de morte. Podemos - tarefa ingrata - fazer nossos acréscimos, escrever uma "errata" sobre o texto daquele prefácio de nós.

Mas quem nos dará sugestões, quem nos pode ajudar se somos também pré-formados, pré-fabricados e condicionados? Quem vai destramar esses fios, onde começamos nós e termina a influência de tantos?

Por isso somos buscantes, inquietos, naturalmente insatisfeitos. Não condenados: somos livres para muitas decisões.

Nossa visão imprecisa se define mais com o amadurecimento e reflexão. Forma-se o que chamamos personalidade, opinião própria, atitude. De mil maneiras mostraremos o lugar que pretendemos ocupar: pela escolha das nossas roupas, da profissão, do parceiro, de tudo.

Visão positiva, não cor-de-rosa ou irreal, significando confiança é o que deveríamos ter. Capacidade de alegria, busca de felicidade, crenças. O que de melhor posso fazer, como ser inteiro e feliz, dentro de minhas possibilidades - que geralmente extrapolam aquilo em que acreditamos ou nos fazem crer.

Autoestima me lembra o que dizia Erico Veríssimo: "Eu me amo, mas não me admiro".

Tem a ver com superar o confortável espírito de rebanho: formar e sustentar opiniões próprias. Não com viver desdenhosamente à margem, mas enfrentar o risco de algum isolamento. Não vender a alma a qualquer preço por qualque companhia, mas selecionar os amados eleitos, os amigos leais, os mestres e modelos sensatos. Até mesmo a profissão mais adequada, a que nos dê mais prazer, se é que podemos fazer essa escolha: temos de pegar qualquer atividade quando se trata de sobreviver.

Falar é fácil... eu sei.

Mudanças produzem ansiedade.

Tentar sair do emprego em que mal me pagam ou estou infeliz; enfrentar pai ou mãe opressivos; remper um relacionamento amoroso que me diminui ou esmaga; evitar um convívio em que um se anula para que o outro tripudie, num processo de servidão que gera ressentimento e culpa.

Sair do estabelecido e habitual, mesmo ruim, é sempre perturbador.

O desejo de ser mais livre é forte, o medo de sair da situação conhecida, por pior que ela seja, pode ser maior ainda. Para nos reorganizarmos precisamos nos desmontar, refazer esse enigma nosso e descobrir qual é, afinal, o projeto de cada um de nós". (Lya Luft)

Fonte: LUFT, L. Perdas & Ganhos. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2009.

Boa semana a todos!!!



domingo, 10 de janeiro de 2010

As propriedades do óleo essencial de lavanda


A melhor lavanda do mundo é a francesa. Ao contrário do que muita gente pensa, as maravilhosas flores roxas que predominam as partes mais baixas da França não são da lavanda propriamente dita. Na verdade, essas flores são da lavandinha (Lavandula X intermedia), que resulta de um cruzamento entre a lavanda verdadeira (Lavandula angustifolia) e a Lavandula spica; além de essa última possuir um aroma mais próximo da cânfora, ela é bem maior e produz também uma quantidade maior de óleo essencial. E digo isso porque alguns óleos disponíveis no mercado são de lavandinha; portanto, se você quiser a lavanda verdadeira, verifique o rótulo e veja se está escrito Lavandula angustifolia.

Dentre as muitas propriedades da lavanda, a mais célebre é a sua ação curativa sobre as queimaduras. Ela também é excelente contra dores de cabeça, sobretudo quando usada no início da dor. Esse óleo essencial tão popular é encontrado na maioria dos produtos aromaterápicos para pele, por causa de sua propriedade equilibrante, que beneficia tanto a pele seca quanto oleosa, fazendo com que a pele retome sua normalidade.
A lavanda é calmante, equilibradora das emoções (ou seja, acalma e anima, regulando o sistema nervoso), é antiinflamatória e cicatrizante.

Para casos de insônia, por exemplo, é aconselhável pingar uma gota do óleo essencial de lavanda no travesseiro, e o aroma ajudará a equilibrar e a restaurar o sono.

Em casos de queimaduras, feridas, furúnculos e outros problemas associados à pele, deve-se pingar o óleo essencial diretamente na pele, ajudando a restaurar o equilíbrio da mesma.


Já em casos de estresse, ansiedade e desânimo, pode-se pingar uma gotinha do óleo essencial nas têmporas, ou pulsos, e o aroma ajudará a restabelecer as emoções, de forma suave, a fim de recuperar a saúde emocional.


Fonte: PRICE, S. Aromaterapia e as emoções: como usar óleos essenciais para equilibrar o corpo e a mente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 322p.

domingo, 3 de janeiro de 2010

As crianças e os florais de Bach


As crianças reagem maravilhosamente aos florais e, na maioria das vezes, muito mais rápido do que os adultos, pois são puras, inocentes, sem ter vivido muitas frustrações nem ter acumulado sentimentos negativos.

Seus problemas emocionais, apesar de reais para elas, não são tão difíceis de resolver. Ao escolher as essências para elas, precisamos observar atentamente alguns itens: como se comportam perante uma dificuldade; se brincam isoladas ou gostam de ficar em grupo; se são egoístas ou não; além do seu temperamento e humor.

É também de grande importância ouvir o que elas tem a dizer.

Cada criança tem uma personalidade distinta, encarando a seu modo a vida com suas dificuldades, decepções e mudanças, reagindo de forma diferente de acordo com o seu temperamento.

O Dr. Bach disse: "Todos sabemos que uma mesma enfermidade pode afetar as pessoas de diferentes maneiras". Assim, se uma criança contrai sarampo, pode ficar irritada; a outra poderá ficar quieta e sonolenta. Uns pedem colo e mimo, outros ficam assustados ou nervosos e há os que preferem se isolar. Portanto, se uma mesma enfermidade produz tantos efeitos diferentes, certamente não haverá sentido em tratar-se unicamente a enfermidade. O melhor é tratar cada uma das crianças, conforme a sua personalidade, para que o sarampo vá embora.

O mais importante, no processo de cura, é como a criança reage à doença, pois aí vamos poder encontrar a essência floral que lhe trará de volta o equilíbrio emocional e, como consequência, a saúde.

Não só o comportamento da criança na doença, mas também na escola, em casa, nas dificuldades da vida, nos são de grande valia para encontrarmos a essência (ou as essências) que vão ajudá-la a atravessar a infância com mais saúde e alegria.

Até os bebês se comportam de modo diferente perante a mesma situação. Quando estão com fome, por exemplo, alguns ficam zangados outros chorosos e outros continuam alegrinhos e a necessidade passa desapercebida pela mãe.

Descreverei, a seguir, alguns comportamentos das crianças que podem ser associados às essências florais de Bach:

Floral Mimulus: a criança do tipo Mimulus é aquela envergonhada e tímida, que tem medo de enfrentar o mundo, de ficar sozinha, do escuro, de bichos, de vivenciar situações novas como ir à escola, andar de avião ou entrar na água do mar. Em uma festa, por exemplo, já chega escondida atrás da mãe, com medo das pessoas, dos estranhos, do barulho, do palhaço, com dificuldade de olhar nos nossos olhos de cabeça erguida.

Floral Red Chestnut: a criança do tipo Red Chestnut é aquela que se preocupa demais quando seus pais ou irmãos adoecem, se machucam ou demoram a chegar em casa. Fica pensando que pode ter acontecido algo ruim com eles. Angustiam-se muito quando um amigo está triste ou passando por algum problema.

Floral Cerato: a criança do tipo Cerato é aquela, por exemplo, que apesar de já ter escolhido seu brinquedo numa loja, fica perguntando a todos se acham que escolheu certo; ou que numa prova responde tudo a lápis e fica apagando ao ver que o colega do lado fez diferente da sua.

Floral Gentian: a criança do tipo Gentian é aquela que, diante de qualquer dificuldade, por menor que seja, fica triste e desmotivada. Por exemplo: quando tira uma nota baixa, quando perde um brinquedo, quando não pode ir a uma festa ou passeio, quando fica doente.

Floral Clematis: a criança do tipo Clematis é aquela distraída, sonhadora, de olhar distante, vivendo num mundo mágico e cheio de amigos imaginários. Sua mente criativa a leva para fantasias e a deixa longe da realidade. Pode ter dificuldades na escola pela sua falta de concentração.

Floral Impatiens: a criança do tipo Impatiens é aquela que fica extremamente irritada quando alguma coisa demora um pouco mais para acontecer, não sabe esperar. É impaciente, irriquieta, geralmente nervosa, tensa, podendo apresentar dificuldade para dormir e sono leve, mexendo-se muito durante à noite. Por ter raciocínio rápido, termina logo as tarefas na escola movimentando-se ansiosamente no seu lugar até receber nova orientação.

Floral Larch: a criança do tipo Larch é aquela que, na classe, mesmo achando que sabe a resposta, não fala, deixando para os colegas para não correr o risco de errar. Evita os esportes, principalmente os de competição, por não se achar capaz de vencer. Foge de falar em público ou participar de alguma demonstração ou teatro. Não se aventura a fazer nada sozinha, necessitando sempre do pai, da mãe ou de um irmão à sua frente para ajudá-la.

Existem muitos outros florais de Bach, cada um específico para um padrão de personalidade, que podem auxiliar não só as crianças, mas o ser humano em qualquer fase de sua vida.
Conheça e experimente os florais, a fim de ter uma vida mais saudável e feliz.

Fonte: PARONI, M; PARONI, C. Aprenda a ser feliz com os florais de Bach. 2ed. São Paulo: M. Paroni : C. Paroni, 2003. 176p.