Seguidores

quarta-feira, 31 de março de 2010

Bolo de chocolate para a Páscoa (ou para qualquer época do ano!)


Como eu havia prometido, aqui vai uma deliciosa receita de bolo de chocolate, que pode ser ainda feito para a Páscoa!
Se consumido com moderação, pode fazer muito bem à saúde, pois libera endorfinas! :) E a receita conta ainda com a presença de nozes e castanha do caju, que ajudam no aumento do HDL - o bom colesterol!

Bolo de chocolate

Ingredientes:
1 tablete de chocolate meio amargo

50g de manteiga
4 ovos

1 pitada de sal

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 xícara (chá) de farinha de trigo

meia colher (chá) de bicarbonato

meia colher (chá) de fermento em pó

meia xícara (chá) de castanha de caju e nozes trituradas (pode ser amêndoas também, castanha do Pará...)
2 colheres (sopa) de chocolate em pó para polvilhar (não substituir por achocolatado)

manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar

raspas de chocolate para decorar


Modo de preparar:
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve. Em uma batedeira, bata os ovos com o sal até dobrar de volume, junte o açúcar e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e misture ao creme de chocolate reservado. Acrescente a farinha de trigo delicadamente, o bicarbonato, o fermento e as castanhas e nozes. Coloque em uma assadeira retangular (20X30cm) untada e polvilhada e leve ao forno médio-alto (200 graus), preaquecido, por cerca de 25 minutos. Retire do forno e desenforme. Polvilhe o chocolate em pó, deixe esfriar e decore com as raspas de chocolate. Sirva.

Espero que gostem!

Feliz Páscoa a todos!!!!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Preparação para a Páscoa!


Oi gente!
A Páscoa está chegando... Vocês sabem o verdadeiro significado da Páscoa?

Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera - nos países do hemisfério Norte.

A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra "páscoa" – do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" – significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.

De fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.

Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.

Os pássaros estão cantando, as árvores estão brotando. Surge o delicado amarelo do Sol e o encantador verde das matas.

A celebração de Ostara, comemora a fertilidade, um tradicional e antigo festival pagão que celebra o evento sazonal equivalente ao Equinócio da primavera.

Algumas das tradições e rituais que envolve Ostara, inclui fogos de artifícios, ovos, flores e coelho.

Ostara representa o renascimento da terra, muitos de seus rituais e símbolos estão relacionados à fertilidade. Ela é o equilíbrio quando a fertilidade chega depois do inverno. É o período que a luz do dia e da noite têm a mesma duração. Ostara é o espelho da beleza da natureza, a renovação do espírito e da mente. Seu rosto muda a cada toque suave do vento. Gosta de observar os animais recém-nascidos saindo detrás das árvores distantes, deixando seu espírito se renovar.

Os símbolos tradicionais da Páscoa vêm de Ostara. Os ovos, símbolo da fertilidade, eram pintados com símbolos mágicos ou de ouro, eram enterrados ou lançados ao fogo como oferta aos deuses. É o Ovo Cósmico da vida, a fertilidade da Mãe Terra.

O Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema de calendário lunar, que coloca o feriado no primeiro Domingo após a primeira lua cheia ou seguindo o equinócio.

A Páscoa foi nomeada pelo deus Saxão da fertilidade Eostre, que acompanha o festival de Ostara como um coelho, por esta razão, o símbolo do coelho de páscoa na tradição cristã. O coelho é também um símbolo de fertilidade e da fortuna.

Já a entrada do chocolate na Páscoa se dá porque o chocolate era conhecido como algo sagrado, tal qual o ouro, na época dos Maias e dos Astecas. Os astecas usavam-no como moeda.

Na Europa aparece a partir do século XVI, tornando-se popular rapidamente. Era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. O chocolate, na história, foi consumido como bebida. Era considerado como alimento afrodisíaco e dava vigor. Por isso, era reservado, em muitos lugares, aos governantes e soldados. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem no século XX.

Atualmente a Páscoa, em sua maioria, é lembrada apenas pelo alto consumo de chocolate. É claro que o chocolate é gostoso, porém não devemos deixar de lado o real significado, que é o de renovação e transformação. Temos sempre que nos renovar, procurar mostrar o que há de melhor em nossa personalidade, e combater nossos defeitos.

Fonte: http://www.culturabrasil.pro.br/pascoa.htm

Por fim, deixo sim uma dica sobre chocolate. Lembramos que os chocolate amargo e o meio amargo são os mais benéficos à nossa saúde, pois possuem um maior teor de cacau, e por isso são antioxidantes e protegem nosso coração, além de estimularem a produção de serotonina, a qual é uma substância do nosso cérebro ligada ao prazer, e com isso aliviam sintomas de depressão e ansiedade.

Aguardem que em breve publicarei uma deliciosa receita de bolo de chocolate, que poderá ser feito ainda na Páscoa!




terça-feira, 23 de março de 2010

10 motivos para consumir hortaliças e frutas orgânicas


Aqui seguem 10 motivos para você se conscientizar, e se ainda não consome, começar a consumir os produtos orgânicos:

1. Sua comida fica mais gostosa:
esta é uma simples razão pela qual muitos dos famosos chefs procuram produtos orgânicos;


2. As substâncias químicas ficam fora do seu prato:
'produzido organicamente' significa produzido sem pesticidas, herbicidas ou fungicidas tóxicos ou fertilizantes artificiais que danificam o solo;


3. Você protege as futuras gerações:
um relatório do Environmental Group (Grupo de Trabalho Ambiental) diz que "Quando uma criança completa 1 ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira de oito pesticidas que provocam câncer". As crianças são mais vulneráveis.


4. Você protege a qualidade da água: pesticidas infiltram nos lençóis freáticos e córregos de água. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA calcula que os pesticidas, alguns deles causadores de câncer, já poluem metade da água potável dos EUA;

5. Você refaz bons solos:
revertemos a perda anual de bilhões de toneladas de terra boa. Agricultores orgânicos usam compostos e cobertura verde para tornar o solo vivo e saudável novamente, e isso colabora para o sabor do alimento;


6. Você ganha melhor nutrição:
um estudo preliminar em Chicago indica que frutas e hortaliças orgânicas contém 2,5 vezes mais minerais e vitaminas que o alimento produzido artificialmente;


7. Você paga o verdadeiro custo da comida: o alimento orgânico é, na realidade, a forma mais barata de comida. Uma alface convencional parece custar R$0,50, mas não se esqueça dos custos ambientais e médicos. O escritor Gary Null diz: "Se você somar o real custo ambiental e social de um pé de alface, ele pode vir a custar de 2 a 3 dólares".

8. Você ajuda o pequeno agricultor: o trabalhador rural precisa ser preservado; comprar o produto orgânico ajuda a acabar com o envenenamento por pesticidas de cerca de um milhão de agricultores por ano, no mundo inteiro, e ajuda a sustentar as pequenas propriedades e as famílias dos agricultores;

9. Você ajuda a restaurar a biodiversidade: fazendas orgânicas criam ecossistemas fortes, equilibrados e culturas mistas, em vez de monoculturas, que são mais sensíveis a pragas. Apesar do uso de pesticidas ter aumentado, as perdas por causa de insetos estão cada vez maiores;

10. Você reduz o aquecimento global e economiza energia:
o solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e nitroso; segundo Lovins, do Instituto de Montanhas Rochosas, a agricultura e administração florestal sustentáveis podem eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher safras.


Assim, fica a dica: quando for às compras, lembre-se dos benefícios à sua saúde e ao meio ambiente, e opte pelos produtos orgânicos.


Fonte: www.planetaorgânico.com.br

domingo, 21 de março de 2010

Alimentação balanceada: garantia de proteção contra os radicais livres!


Quem deseja manter o corpo saudável e protegido precisa incluir na dieta os alimentos ricos em antioxidantes - defensores naturais do corpo - , grandes aliados para contra-atacar os radicais livres, que são moléculas capazes de danificar as células e, com o tempo, podem até promover uma série de doenças, inclusive envelhecimento precoce.

O caminho dos radicais livres: todas as células do organismo necessitam de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Por sua vez, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) libera moléculas de radicais livres, que apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais podem reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias. Porém, as células expostas a dezenas de ataques de radicais livres por dia têm enzimas protetoras que reparam 99% do dano por oxidação. Sendo assim, o organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do metabolismo do oxigênio. Mas essa oxidação que ocorre dentro do nosso corpo devido aos processos metabólicos não é a única fonte de radicais livres. Existem fatores externos que podem contribuir para uma formação de um excesso de radicais: ambientes poluídos, estresse e raios ultravioletas.

Assim, uma alimentação balanceada garante um sistema de defesa sempre em alerta, pois um único alimento não traz tudo o que precisamos e nenhum é mais importante do que o outro. Por isso, quanto mais colorido o prato, melhor, já que isso mostra que ele está bem variado e com todos os nutrientes importantes para a proteção e a manutenção do bom funcionamento do corpo. Além das frutas e legumes, o cacau em pó e o chocolate amargo são alimentos que podem ter uma quantidade relevante de antioxidantes; para que se atinjam os efeitos benéficos esperados pela ação dos antioxidantes, o chocolate deve conter cerca de 25% de massa de cacau em sua composição.

Quanto consumir de chocolate amargo? Para ter os benefícios, é preciso consumir diariamente de 30 a 40 gramas de chocolate amargo. Além disso, os polifenóis presentes nesse alimento impedem a oxidação do chamado colesterol ruim (LDL). Eles "sequestram" essa molécula, formando um complexo solúvel que é elimindado pela urina. Dessa forma, com a Páscoa chegando, dê preferência aos chocolates amargo e meio amargo, que possuem mais cacau e menos açúcar.

Outros itens ricos em antioxidantes: vitamina C e E, polifenóis e selênio, cujas principais fontes são: frutas cítricas, azeite de oliva extra-virgem, alimentos alaranjados, peixes de água fria (como salmão e sardinha), vinho tinto e chá-verde.

Fonte: Revista Nestlé com você, número 45, ano 12, março de 2010.

terça-feira, 16 de março de 2010

Propriedades do Ginko biloba


A planta Ginko biloba é originária da Ásia, e adpata-se muito bem a diferentes condições ambientais como poluição e solos pobres. Não é tolerante a geadas, mas possui forte imunidade contra insetos e parasitas.

Sua ação é preventiva e curativa contra as agressões endógenas e exógenas, tais como fenômeno de oxidação devido à presença de radicais livres, os quais são intimamente ligados ao processo do envelhecimento e em doenças degenerativas.

É estimulante da circulação sanguínea, atua na circulação arterial, venosa e capilar, especialmente útil na insuficiência vascular periférica, comum na senilidade; diminui a hiper - agregação plaquetária, atuando em processos trombóticos.

Atua ainda no cérebro permitindo a diminuição das desordens da memória, distúrbios da atenção, diminuição da capacidade auditiva e casos de vertigens, preservando por mais tempo autonomia e qualidade de vida.

Contra indicações / efeitos colaterias / precauções: não possui contra indicações descritas na literatura. No entanto deve-se ter cuidados quanto à hipersensibilidade. Podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, especialmente em casos de predisposição alérgica, além de queda de pressão arterial e cefaléia (dor de cabeça).
Recomenda-se evitar seu uso no primeiro trimestre de gestação, e seu uso durante a amamentação deve ser sob orientação médica.

Modo de usar: 200mg das folhas trituradas, em cápsulas, 3 vezes ao dia.

Fonte: Introdução a Fitoterapia: utilizando adequadamente as plantas medicinais / Colombo: Herbarium Lab. Bot. Ltda, 2008. 92p.

terça-feira, 9 de março de 2010

O excesso de doces e a desatenção!


Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o excesso de doces diariamente atrapalha a nossa capacidade de concentração. Imagine os músculos e os tendões ligados aos ossos, que são o eixo central do corpo. O sabor doce relaxa e distensiona toda a ligação destas estruturas moles do corpo com o eixo central, trazendo flacidez muscular, falta de força e cansaço.

Da mesma forma que os doces promovem a dispersão em relação à forma corporal, promovem também dispersão no mundo das idéias e diminuem a nossa capacidade de concentração.

Doces e chocolates são instintivamente usados como calmantes em situações de maior estresse. A água com açúcar é um remédio caseiro eficaz quando queremos relaxar e nos afastar temporariamente do centro de tensão, do medo ou do susto.

Raízes indicadas nas dispersões:

Raízes e tubérculos nos prendem à terra, que é o nosso centro, e são indicados para melhorar nossa capacidade de concentração. A intenção desses alimentos, segundo a medicina energética, é a de fortalecer nossas próprias raízes, comendo mais raízes. Entre elas as mais indicadas são: aipim, inhame, cenoura, beterraba, bardana e todos os tipos de batatas.

Para acender o dia e iluminar a memória:
  • Inicie o dia com uma colher de chá de mel, debaixo da língua. O mel em pequena quantidade, logo de manhã, melhora a atenção por fornecer frutose e glicose, que são rapidamente transformadas em energia;
  • Após o mel coma uma noz. As nozes possuem a forma do cérebro e são indicadas há milênios para reforçar a atenção e a memória. Hoje sabemos que a indicação procede; elas são ricas em vitaminas do complexo B e em colina, essenciais para a neurotransmissão;
  • Inclua ainda, pela manhã, uma raiz como cenoura ou beterraba em um suco de frutas ricas em vitamina C e bioflavonóides, que são substâncias que melhoram a assimilação de oxigênio cerebral;
  • Coma mais frutas ricas em bioflavonóides e vitamina C: laranja, tangerina, acerola, caju, morango, framboesa e cereja.

Fonte: CURVO, J.; TUCHE, W. As cinco estações do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. 154p.

terça-feira, 2 de março de 2010

Dia para Bem Viver em Petrópolis


Meu principal objetivo, desde quando entrei na faculdade para cursar Naturologia, é beneficiar as pessoas com saúde, bem estar e qualidade de vida. E tive a oportunidade de encontrar um espaço de atendimento em Petrópolis com esse mesmíssimo objetivo, o qual é denominado "Espaço Bem Viver".
No "Espaço Bem Viver" todos podem encontrar diversas terapias: auriculoterapia, reiki, florais, shiatsu, massoterapia, reflexoterapia, acupuntura, tui-ná, cromoterapia, iridologia, entre outras; e além disso aulas de yoga em variados horários e modalidades, inclusive aula de yoga direcionado para o público infantil e para a terceira idade.

Juntando todas as terapias e a yoga, e tendo como base a filosofia de qualidade de vida, venho convidar quem estiver em Petrópolis no domingo, dia 7 de março de 2010, para participar de um evento chamado "Dia para bem viver em Petrópolis", no Palácio de Cristal, das 9 às 17:30h.

O evento é gratuito, sendo cobrada apenas a entrada que já é do Palácio mesmo, de R$5,00, lembrando que moradores de Petrópolis não pagam, é só levar o comprovante de residência. Quem quiser pode levar 1kg de alimento não perecível para doação. Para maiores informações: (24) 2242-7017.

A seguir, a programação, lembrando que na parte da manhã (9h - 12h) serão oferecidos atendimentos gratuitos de: auriculoterapia, reiki, shiatsu, tui-ná, aconselhamento de coaching e craniosacro; já na parte da tarde (14h - 17h) serão oferecidos tratamentos gratuitos de: auriculoterapia, reiki, shiatsu, tui-ná, hidratação facial, florais de Bach, aconselhamento de coaching e craniosacro.



Espaço 1
Espaço 2 Espaço 3


HORA
ATIVIDADE EM GRUPO AULAS DE YOGA*


9:00

Oficina de Mandalas Yoga para 3ª idade




Ana Teresa Dulce


10:00
Meditação: a arte de Yoga para Crianças




silenciar a mente Nelly Bodelly




Andreza Gimenez



11:00
Reiki: despertando sua Ashtanga Vinyasa




consciência energética Vasant




Fernanda Blatt


12:00

Hatha Yoga





Claudia Chavantes


13:00
Arteterapia Tantra Samkya Yoga




Ana Teresa Fábio Goulart


14:00
Ciclo da Vida – Coaching Hatha Yoga




Ana teresa Érica Pamplona


15:00
Musicoterapia Hatha Yoga




Mariana Viana Nelly Bodelly


16:00
Musicoterapia Performance de Yoga




Mariana Viana Fábio Goulart / Dani Martins


16:15

SatSanga




Fábio Goulart


16:40

Lançamento do Livro:
"Anatomia Energética dos Corpos e Chakras –






Uma forma simples de conhecer-se", de Lúcia H. Corá


















* Para a prática de Yoga , levar mat (tapete), toalha ou canga.