Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

Reflexões de Martha Medeiros


Não é segredo para ninguém que eu gosto (e muito) dos textos da Martha Medeiros, mas para começar bem a semana deixo algumas citações especiais que eu adoro:

"Faço menos planos e cultivo menos recordações. Não guardo muitos papéis, nem adianto muito o serviço. Movimento-me num espaço cujo tamanho me serve, alcanço seus limites com as mãos, é nele que me instalo e vivo com a integridade possível. Canso menos, me divirto mais, e não perco a fé por constatar o óbvio: tudo é provisório, inclusive nós".


"Assim como protegemos nossa felicidade, temos também que proteger nossa infelicidade. Não há nada mais desgastante do que uma alegria forçada. Se você está infeliz, recolha-se, não suba ao palco. Disfarçar a dor é dor ainda maior".


"Vamos deixar para sofrer pelo que é realmente trágico, e não por aquilo que é apenas um incômodo, senão fica impraticável atravessar os dias".


"Livrar-se de uma lembrança é um processo lento, impossível de programar. Ninguém consegue tirar alguém da cabeça na hora que quer, e às vezes a única solução é inverter o jogo: em vez de tentar não pensar na pessoa, esgotar a dor. Permitir-se recordar, chorar, ter saudade. Um dia a ferida cicatriza, e você de tão acostumada com ela, acaba por esquecê-la. Com fórceps é que a criatura não sai".


Ótima semana a todos com boas vibrações!!!


P.S.: Muito se falou sobre o lançamento do filme "Nosso Lar", eu assisti e recomendo! É bom para refletirmos sobre nossa existência terrena e nossas atitudes.
Até mais...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Compartilhando um excelente blog e um excelente artigo sobre a graviola!


Fica a dica de um ótimo site e de uma ótima matéria falando sobre os grandes benefícios da graviola rebatendo, mais uma vez, os comentários do Dr. Drauzio Varela.
Boa leitura!!!

http://naturologiamococa.wordpress.com/2010/09/17/drauzio-varella-e-a-graviola-annona-muricata-l-1753/

O velho e bom chazinho...


Ultimamente a fitoterapia está em plena discussão com a série do Fantástico feita pelo Dr. Drauzio Varela... Infelizmente ele tenta denegrir a imagem da fitoterapia, dizendo que simplesmente não funciona, que não são feitos estudos suficientes, apresentando casos específicos de pessoas que simplesmente abandonaram a alopatia, etc, etc... Mas na minha opinião, ainda não apresentou nada de consistente e coerente!
Eu acredito, sim na eficiência das ervas medicinais, estudos e mais estudos são realizados a cada dia comprovando a eficácia das plantas, e há muito tempo já se dizia q a "cura está na natureza". Em casos mais graves, porém, como o câncer por exemplo, é necessário a intervenção da alopatia. O ideal é que cuidemos da PREVENÇÃO e que procuremos juntar a medicina alopata com a natural.
Lógico que devemos, ainda, ter muito cuidado com indicação de pessoas sem formação, com plantas que não conhecemos, com a proveniência dessas ervas, entre outros cuidados.

Bem, falando na prevenção, estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o chá feito de erva-doce, canela e semente de mostarda - cada um na mesma proporção - previne o envelhecimento precoce, devido ao seu alto poder antioxidante. Ele ainda pode ser muito utilizado por atletas, pois previne lesões musculares e é antiinflamatório.
A quantidade ideal é tomar 1 xícara por dia.
Vale lembrar que a canela estimula o metabolismo ajudando a quem deseja emagrecer.
Para preparar o chá misture, na mesma quantidade, erva-doce, sementes de mostarda e canela em pau. Coloque 1 xícara de água no fogo, e quando começar a levantar bolinhas - antes de ferver - desligue o fogo e acrescente na xícara com 1 colher de chá da mistura. Deixe em infusão por 15 minutos e coe.
Guarde a mistura restante na geladeira.

Bom final de semana a todos!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Combata o mau humor com o floral calforniano Zinnia


O floral californiano Zinnia (Zinnia elegans) é especialmente indicado para quem precisa ter - e manter - o bom humor!
(Virtude essa escassa hoje em dia, admito eu mesma precisar desse floral... rs)

Bem, o humor é exclusivamente humano. Outras formas de vida certamente experimentam a alegria e o deleite, mas o humor requer a capacidade de sair de si mesmo e não se levar demasiadamente a sério.

Foi o ser humano, com seu pronunciado senso do Eu, quem desenvolveu a qualidade anímica do humor, e quem dela tanto necessita. A capacidade de rir de si mesmo, de ter o coração leve, é, num sentido bem literal, um contrapeso necessário para o peso sombrio da autoconsciência. A essência floral Zinnia é um remédio maravilhoso para esse estado da alma, ajudando o Eu a entrar em contato com a sua criança interior.

Toda criança nasce com a capacidade inata de rir e brincar. O ego adulto, com muita frequência, sufoca e reprime essa parte do Eu. O floral Zinnia é indicado para quem leva a vida muito a sério, para quem tem tendência ao vício do trabalho, sente peso no coração e falta de humor.

A mensagem da flor Zinnia não é de que a vida deveria ser frívola ou irresponsável, mas sim de que as qualidades da brincadeira e do riso podem ser levadas ao nosso trabalho e responsabilidades diárias.

Então, se você precisa de "boa disposição de espírito", vivenciar a alegria da criança interior, de leveza no coração e bom humor, o floral Zinnia é capaz de desenvolver essas virtudes.

Modo de tomar o floral: 4 gotas / 4 vezes ao dia.

Fonte: KAMINSKI, P; KATZ, R. Repertório das essências florais. 3ed. São Paulo: Triom, 2003.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alimentos indicados na prevenção do câncer


O câncer é uma doença que está cada vez mais presente na sociedade; Fatores psico-emocionais, estresse, fumo, alimentação rica em gordura, excesso de carne bovina, álcool e consumo regular de pesticidas nos alimentos estão entre alguns fatores que favorecem o aparecimento da doença.

Para prevenir o câncer, além de cuidar do aspecto psicológico, precisamos cuidar da alimentação. Existem alguns alimentos importantes para beneficiar e prevenir o nosso organismo (lembrando-se sempre da importância de consumir os produtos orgânicos); Aqui estão eles:

Sementes de linhaça: fonte natural de ômega 3, ômega 6 e vitamina E. O ômega 3 é importante no tratamento do LDL- o mau colesterol; O ômega 6 diminui tensões pré-menstruais e displasias mamárias; E a vitamina E exerce efeito protetor na membrana celular. As fibras solúveis da linhaça diminuem as taxas de colesterol, previnem o instestino preso e previne o câncer. Seu efeito protetor de câncer é sobretudo para mama, endométrio e próstata.
A linhaça deve ser liquidificada para ser bem absorvida no nosso organismo. Compre as sementes, bata no liquidificador até formar uma farinha e armazene na geladeira.

Vitamina feita com 300ml de suco de laranja, 1/2 cenoura pequena, 1/4 de pepino e 1 colher de sopa de germe de trigo: a combinação da vitamina C da laranja, com o betacaroteno da cenoura, a vitamina E do germe de trigo e o selênio do pepino e também do germe de trigo, traz um potente efeito antioxidante e protetor celular.
Quanto maior for o consumo de vegetais orgânicos, menor o risco de incidência ou reincidência de câncer. Frutas, hortaliças, fontes de betacaroteno, vitamina E, vitamina C e selênio nos ajudam a neutralizar o excesso de radicais livres que depois de lesarem a membrana celular, modificam o DNA, dando início ao processo de formação tumoral.

Crucíferas: são hortaliças ricas em enxofre como o brócolis, repolho, couve, couve-de-bruxelas e couve-flor, que além de ricas em vitaminas, minerais e fibras, contêm sulforafane, substância que ajuda a diminuir a progressão do tumor.

Tofu (queijo de soja): é uma importante fonte de fitormônios, indicado sobretudo na prevenção do câncer ginecológico e de próstata.

Sementes de girassol: são fontes de vitamina E e bioflavonóides, protetores celulares.

Shitake: pesquisas demonstraram que esses cogumelos possuem quantidades significativas de compostos bioativos capazes de agir na diminuição do risco de câncer e excesso de colesterol.

FONTE: CURVO, J.; TUCHE, W. As cinco estações do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. 154p.

Excelente início de setembro a todos! A primavera vem vindo, que possamos florescer nossos sonhos...