Seguidores

sábado, 18 de junho de 2011

Envelhecimento e felicidade na cultura brasileira


Um artigo interessante que li sobre envelhecimento, escrito pela antropóloga Mirian Goldenberg:

"Envelhecimento e felicidade na cultura brasileira

Há muitos anos, venho realizando pesquisas sobre os desejos e as preocupações das mulheres brasileiras. Em 2008, comcei a estudar o envelhecimento feminino. Tenho entrevistado mulheres brasileiras entre 50 e 90 anos. O que mais tem me chamado a atenção são duas ideias muito presentes nas falas das pesquisadas: a das perdas e a dos ganhos com envelhecimento.

Quando falam das perdas, elas destacam os problemas de saúde, menopausa, as dificuldades com a família e as mudanças no corpo, especialmente a facilidade para engordar. Aquelas que estão sozinhas dizem que gostariam de ter um parceiro e que acham muito difícil encontrar alguém com o passar dos anos. Revelam também que têm medo de serem ignoradas ou de não serem mais respeitadas por estarem mais velhas.

Felizmente, apareceu muito forte a ideia dos ganhos com o envelhecimento. Para elas, mais importante do que as perdas são as conquistas que só são possíveis quando se envelhece. Entre os principais ganhos, elas apontaram a liberdade associada a mudanças positivas, conquistas, descobertas, amadurecimento, sabedoria, aceitação e cuidado para consigo. Uma entrevistada afirmou: 'Agora cuido muito mais de mim, estou mais atenta para as relações que vivo, procuro ser mais feliz. Já casei, tive filhos, trabalhei muito. Agora é hora de cuidar de mim mesma. Decidi que iria estudar, fazer ginástica, viajar, fazer tudo o que sempre desejei, mas não podia, pois tinha de cuidar dos filhos, do marido, trabalhar. Agora é o momento mais feliz da minha vida'.

Comparando o discurso das brasileiras pesquisadas com o de algumas mulheres que entrevistei na Alemanha, pude perceber algumas diferenças interessantes. A ênfase na decadência do corpo e na falta de um parceiro é uma característica mais presente na fala das brasileiras. As alemãs enfatizaram a riqueza do momento em que estão vivendo, em termos profissionais, intelectuais e culturais. O corpo, para elas, não é tão importante, a aparência jovem não é valorizada e sim a realização profissional, a saúde e a qualidade de vida.

Em um país em que se valoriza tanto a juventude, a magreza e a boa forma, como o Brasil, o medo de envelhecer se torna maior. Muitas brasileiras, entretanto, descobrem inúmeros prazeres com envelhecimento. Aquelas que estão casadas sentem-se felizes por poder aproveitar, junto com o marido, uma fase de maior liberdade, com mais tempo para programas culturais, viagens, passeios, restaurantes, festas, etc. Aquelas que estão viúvas, separadas ou solteiras, procuram usufruir das amizades que fizeram durante a vida. Elas se sentem no auge da vida, entusiasmadas com projetos profissionais, cursos, viagens, teatro, cinema, aulas de dança, etc.

Casadas ou não, as mulheres mais velhas me disseram: 'É a primeira vez na vida que posso ser eu mesma. Posso priorizar meus desejos sem me preocupar com a opinião dos outros'. Elas revelam, assim, que, muito mais do que as perdas, a possibilidade de 'serem elas mesmas' é o principal ganho para aquelas que sabem viver o envelhecimento buscando ser mais livres, verdadeiras e felizes".

Mirian Goldenberg é antropóloga e professora da UFRJ.

Em breve escreverei sobre florais que podem ajudar no envelhecimento.

Bom fim de semana!!!


terça-feira, 7 de junho de 2011

Algumas informações sobre o óleo essencial de grapefruit


O óleo essencial de grapefruit é extraído da casca do fruto por pressão a frio, e rende 10 gramas por kilo de casca.
O seu aroma é cítrico e tem a coloração amarelo-claro.


Aplicações mais comuns: o óleo de grapefruit é principalmente indicado para o tratamento e prevenção de celulite, tem propriedades lipolíticas, desintoxicantes e regeneradoras. Combinado com o óleo essencial de alecrim e o óleo vegetal de gérmen de trigo, forma a sinergia perfeita para o combate à celulite. Estimula o funcionamento do fígado purificando o sangue, além de regenerar o metabolismo celular. Seu aroma leve e fresco age evocando uma sensação de descontração e motivação.

Estrutura molecular do grapefruit: 90%monoterpenos, 5% álcoois terpênicos e menos que 5% aldeídos. Os monoterpenos são regeneradores, fungicidas e lipolíticos; Os álcoois terpênicos são cicatrizantes, estimulantes e desinfetantes e os aldeídos são estimulantes emocionais, antidepressivos e imunoestimulantes.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O poder da uva


A partir da décda de 90 começaram a surgir diversos estudos comprovando os efeitos benéficos do consumo moderado de vinho tinto na prevenção de doenças. As uvas, os vinhos tintos orgânicos e sucos de uva são ótimas fontes de polifenóis, antioxidantes que evitam e atenuam os efeitos indesejáveis dos radicais livres.

O consumo moderado de vinho tinto e o consumo de suco de uva é capaz de inibir a formação do LDL - o colesterol ruim, devido a presença de flavonoides - substâncias que previnem doenças cardiovasculares, tais como AVC, infarto e colesterol alto.

Os flavonoides aumentam ainda as taxas de HDL, o bom colesterol, e ajudam a inibir a produção de substâncias responsáveis pelo enrijecimento das artérias.


As uvas escuras são fonte de quercetina e resveratrol, que conferem propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladora e anticancerígena por inibição de crescimento das células tumorais. O resveratrol é um potente antioxidante, que auxilia no combate aos radicais livres prevenindo e retardando o envelhecimento precoce, a perda de vitalidade e por consequência o surgimento de doenças como o mal de Alzheimer.


Os polifenóis também estão presentes nas sementes da uva e no óleo de semente de uva, por isso as sementes são usadas como matéria-prima de cremes e loções que auxiliam a manter a pele mais jovem.

COMO ENCONTRAR
  • Suco de uva integral orgânico: 100% natural, elaborado a partir do cozimento de uvas cultivadas por processo orgânico, sem a utilização de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Sem adição de açúcar, conservantes e álcool.
  • Vinho tinto sem álcool: bebida fermentada de uvas vermelhas. É desalcoolizado e não contém açúcar. Não apresenta restrição de consumo.
  • Vinho tinto orgânico: bebida obtida de fermentação natural de uvas orgânicas cultivadas por processo orgânico, sem a utilização de fertilizantes químicos, agrotóxicos e conservantes. Por conter álcool, deve ser ingerido com moderação.
  • Cápsulas de Vittis vinífera: obtidas a partir do extrato de sementes de uvas vermelhas.
Fonte: DREOSTI, I. Antioxidant Polyfenols in tea, cocoa and wine. Nutrition, 16 (7/8): 692-694, 2000.