Seguidores

sábado, 30 de junho de 2012

Que tal consumir agrião nesse inverno?

Abundante nos meses de inverno, o agrião é um sucesso nas receitas culinárias (e médicas também!). A hortaliça, que tem o cultivo favorecido no clima frio, é um ingrediente recorrente em xaropes e outras fórmulas para combater problemas respiratórios comuns no inverno.

Seu efeito expectorante vem de substâncias conhecidas como glicosídeos, que agem reduzindo a inflamação da mucosa do trato respiratório. Associado ao mel, o agrião se torna um grande aliado da saúde.

Um suco de agrião e laranja adoçado com mel é um excelente expectorante.

Além disso, esse poderoso vegetal contém betacaroteno, que previne o envelhecimento, fortalece as unhas e aumenta a elasticidade da pele e o brilho dos cabelos, e ainda é uma fonte de vitaminas do grupo B e C, rica em fibras e sais minerais, como iodo, fósforo e ferro.

Pesquisas apontam a possibilidade de o consumo de agrião evitar a formação de alguns tipos de câncer, como os de mama e de boca: ele contem glicosinolatos, compostos que aparentemente bloqueiam a ação de substâncias carcinogênicas.

A melhor forma de consumir a verdura é na forma crua ou levemente cozida para manter os nutrientes intactos.

O agrião vai bem em saladas, sanduíches, sopas e molhos. Pode, por exemplo, substituir o manjericão no tradicional pesto.

Depois de tantos benefícios que tal acrescentarmos agrião no nosso prato?

FONTE: Revista Casa e Comida. Número: 17. Editora Globo. Junho e Julho/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário