Muito se discute sobre alimentação... Cada vez mais surgem pesquisas e mais pesquisas sobre consumir ou não ovos, leite, café, chocolate, etc, etc... Não sei se é possível chegar a uma conclusão sobre isso. Cada caso é sempre um caso diferente, e deve ser analisado como ÚNICO e exclusivo. Para uma pessoa pode ser bom sim consumir ovos, já para outra pode não ser...
Obviamente, é necessário procurar sempre o auxílio de um nutricionista - eu conheço algumas nutricionistas excelentes, caso alguém se interesse! :)
Mas enfim, acredito, e muito, que a saúde começa através de uma alimentação saudável, e não poderia deixar de citar os alimentos integrais orgânicos como uma das melhores opções para se alcançar uma boa saúde.
A definição de alimento integral orgânico é a seguinte: se for de origem vegetal é isento de resíduos de agrotóxicos, de adubos químicos sintéticos e de sementes transgênicas; se for de origem animal, a criação não pode receber hormônios, antibióticos e drogas veterinárias e, quando for industrializado, o alimento não passa por processos de refinamento (ou processos de retiradas de nutrientes), irradiação e não contém aditivos químicos sintéticos.
Já é sabido que os alimentos orgânicos possuem a mesma quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lípidios) se comparado aos produtos convencionais, mas quando comparados com relação aos micronutrientes (vitaminas, minerais) apresentam maiores porcentagens.
A respeito dos fitoquímicos, que são substâncias químicas de origem vegetal e que são ativas biologicamente, os alimentos orgânicos também apresentam maior quantidade.
Os fitoquímicos, presentes principalmente em frutas e verduras, possuem propriedades específicas como, por exemplo, proporcionar equilíbrio ao funcionamento celular, proteger células contra radicais livres, ajudar na síntese de enzimas anticancerígenas naturais, neutralizar substâncias tóxicas para o corpo, entre outras funções.
A seguir, veremos alguns fitoquímicos importantes para o bom funcionamento do organismo:
Terpenos: aumentam a produção de enzimas anticarcinogênicas e são encontrados nas frutas cítricas em geral;
Gingerol: substância que dá ao gengibre o seu sabor característico - pode tornar mais lento o crescimento de tumores humanos em cobaias;
Ácido P-cumárico e ácidos clorogênicos: previnem a leucemia, encontrados na cenoura; no pimentão encontra-se somente o ácido P-cumárico;
Clorofila: estimula a produção de glóbulos vermelhos do sangue e ajuda a proteger contra o câncer. Algas, plantas marinhas e vegetais verdes são as principais fontes de clorofila;
Licopenos: possuem efeito antioxidante, neutralizam os efeitos danosos dos radicais livres e atuam na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças do coração. A maior fonte de licopeno é o tomate (principalmente após ser aquecido). A melancia e o grapefruit rosa também são fontes de licopeno;
Lignanas: são fitoestrógenos encontrados na linhaça e na cevada que atuam na prevenção e cura do câncer de mama e próstata;
Catequinas: são polifenóis predominantes no chá verde; a maior parte das pesquisas sobre os benefícios do chá verde focalizam seus efeitos quimiopreventivos contra o câncer;
Compostos sulforosos: vegetais como o alho, a cabola, o alho-poró e a cebolinha contêm sufidos, que podem estimular enzimas que inibem o crescimento bacteriano. Além disso, alguns estudos sugerem que o alho tem propriedades hipotensoras e aumenta a defesa imunológica por causa da alicina;
Luteolina: ação antioxidante, encontrada na alcachofra;
Isocianatos e índoles: compostos presentes em vegetais como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, além do agrião, nabo e rabanete. São antioxidantes e inibem a danificação do DNA, que dispara algumas formas de câncer.
Fonte: AZEVEDO, E. de. Trofoterapia e nutracêutica: dietas e orientações nutricionais com base nas Medicinas Tradicional e Complementar. Blumenau: Nova Letra, 2007. 250p.
A Naturologia é uma ciência que visa a saúde física, mental, emocional e energética do ser humano. O "Adorável Naturologia" foi criado para ajudar a promover, manter e recuperar a saúde e o bem estar, a qualidade de vida e o equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive. Aprenda a ser saudável utilizando a natureza como auxílio. Procure um naturólogo!
Quem sou eu
- Mariana Viana
- Petrópolis, RJ, Brazil
- Naturóloga formada pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) desde 2006; especialista em Iridologia e Irisdiagnose pela FACIS (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo); e Practitioner dos Florais de Bach desde 2007, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário Celso Lisboa em 2022. Contato por e-mail: mariana.naturologia@gmail.com para maiores informações e agendamento de consulta. Perfil do Instagram: @mariana.naturologia Atendimentos também on-line.
Seguidores
terça-feira, 29 de setembro de 2009
A arte de se alimentar bem!
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Amizade: como é bom ter amigos!!!
Portanto, é fundamental a nutrição dos relacionamentos entre amigos.
Para homenagear meus queridos amigos, e para refletirmos sobre esse assunto, posto aqui um texto da escritora Martha Medeiros, denominado AMIZADE SEM TRATO:
"Dei para me emocionar cada vez que falo dos amigos. Deve ser a idade, dizem que a gente fica mais sentimental. Mas é fato: quando penso no que tenho de mais valioso, os amigos aparecem em pé de igualdade com o resto da família. E quando ouço pessoas dizendo que amigo, mas amigo meeeeesmo, a gente só tem dois ou três, empino o peito e fico até meio besta de tanto orgulho: eu tenho muito mais do que dois ou três. São uma cambada. Não é privilégio meu, qualquer pessoa poderia ter tantos assim, mas quem se dedica?
Fulano é meu amigo, Sicrana é minha amiga. É nada. São conhecidos. Gente que cumprimentamos na rua, falamos rapidamente numa festa, de repente até sabemos de uma fofoca pesada sobre eles, mas amigos? Nem perto. Alguns até chegaram a ser, mas não são mais por absoluta falta de cuidado de ambas as partes.
Amizade não é só empatia, é cultivo. Exige tempo, disposição. E o mais importante: o carinho não precisa - nem deve - vir acompanhado de um motivo.
As pessoas se falam basicamente nos aniversários, no Natal ou para pedir um favor - tem que haver alguma razão prática ou festiva para fazer contato. Pois para saber a diferença entre um amigo ocasional e um amigo de verdade, basta sentir a falta da pessoa. E, estando juntos, tratarem-se bem.
Difícil exemplificar o que é tratar bem. Se são amigos mesmo, não precisam nem falar, podem caminhar lado a lado em silêncio. Não é preciso troca de elogios constantes, podem até pegar no pé um do outro, delicadamente. Não é preciso manifestações constantes de carinho, podem dizer verdades duras, às vezes elas são necessárias. Mas há sempre algo de sublime no ar entre dois amigos de verdade. Talvez respeito seja a palavra. Afeto, certamente. Cumplicidade? Mais do que cumplicidade. Sintonia?
Acho que é amor.
Oh, céus! Santa pieguice, Batman! Amor? Esta lengalenga de novo?
Sério, só mesmo amando um amigo para permitir que ele se jogue no seu sofá e chore todas as dores dele sem que você se incomode nem um pingo com isso. Só mesmo amando para você confiar a ele o seu próprio inferno. E para não invejarem as vitórias um do outro. Por amor, você empresta suas coisas, dá o seu tempo, é honesto nas suas respostas, cuida para não ofender, abraça causas que não são suas, entra numas roubadas, compreende alguns sumiços, só que liga quando o sumiço é exagerado. Tudo isso é amizade com trato. Se amigos assim entraram na sua vida, não deixe que sumam.
Porém, a maioria das pessoas não só deixa como contribui para que os amigos evaporem. Ignora os mecanismos da manutenção. Acha que amizade é algo que vem pronto e que é da sua natureza ser constante, sem precisar que a gente dê uma mãozinha. E aí um dia abrimos a mãozinha e não conseguimos contar nos dedos nem dois amigos para valer. E ainda argumentamos que a solidão é um sintoma dos dias de hoje, tão emergenciais, tão individualistas. Nada disso. A solidão é apenas um sintoma do nosso descaso".
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Como escolher a água mineral mais adequada para o nosso organismo?
A Crenoterapia (krenos, do grego, significa fonte ou manancial) é o tratamento de doenças com o aproveitamento das propriedades químicas e físico-químicas das águas minerais naturais.
Ao escolher corretamente a água mineral para o seu consumo, você pode beneficiar ainda mais o seu organismo, pois além de hidratá-lo, a água mineral possui em sua composição oligoelementos, substâncias que regulam reações fisiológicas no corpo físico.
Vejamos algumas classificações de água mineral e suas respectivas indicações:
Ferruginosas: anemias, parasitoses, alergias e acnes juvenis, estimulam o apetite.
Fluoretadas: para a saúde de dentes e ossos. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda seu consumo para prevenir doenças da boca.
Radioativas ou levemente radioativas: contém radônio em dissolução; dissolve cálculos renais e biliares, favorece a digestão, laxativa e filtra excesso de gordura do sangue, além de ser calmante.
Carbogasosas: diuréticas e digestivas; repõem energia e estimulam o apetite; eficazes contra hipertensão arterial.
Sulfurosas: para reumatismos, doenças de pele, artrites e inflamações em geral.
Brometadas: sedativas e tranquilizantes, combatem a insônia, nervosismo, desequilíbrios emocionais, epilepsia e histeria.
Sulfatadas sódicas: para prisão de ventre, colites e problemas hepáticos.
Cálcicas: para raquitismo e colite; consolidam fraturas e tem ação diurética. Reduz a sensibilidade em casos de asma, bronquite, eczemas e dermatoses.
Iodetadas: tratam adenóides, inflamações da faringe e insuficiência da tireóide.
Bicarbonatadas sódicas: doenças estomacais (gastrites, úlceras gastroduodenais), hepatite e diabetes.
Alcalinas (pH > 7): diminuem a acidez estomacal e são boas hidratantes para a pele.
Carbônicas: hidratam a pele e reduzem o apetite.
Litinadas: ajudam na depuração do ácido úrico. O lítio tem efeito sedativo, sendo considerado “calmante”.
Sulfatadas: atuam como antiinflamatório e antitóxico. Estimulam a função intestinal e hepática.
Dessa forma, verifique através do rótulo a composição química da água, e se beneficie dos poderes terapêuticos da água como forma complementar.
Em casos de sintomas crônicos, procure orientação de profissionais especializados.
Banhos terapêuticos!
Como é bom chegar em casa após um dia intenso de trabalho, de estudos, entre tantas outras atividades que realizamos diariamente, não é mesmo?
Para incrementar ainda mais esse momento tão gostoso e especial, aqui vão algumas dicas de banhos terapêuticos, elaboradas por mim, utilizando ervas terapêuticas e óleos essenciais:
http://bemleve.bolsademulher.
Aproveitem!!!!! :)
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Sejam bem vindos!!!!
No Adorável Naturologia compartilharemos dicas de prevenção, saúde e qualidade de vida, pois a profissão do naturólogo chegou ao nosso país para tentarmos resgatar o contato do homem com a natureza, conquistando assim, maior equilíbrio diante das adversidades do dia a dia.
Entre e fique à vontade! Deixe suas sugestões, dúvidas e contribuições. Faremos o possível para atendê-lo da melhor forma!