Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As maravilhas do alecrim na aromaterapia!


Ai, que delícia é o cheirinho de alecrim... eu simplesmente amo esse aroma! Além de ser extremamente agradável, o óleo essencial de alecrim (Rosamarinus officinalis) é considerado muito versátil, devido às suas grandes propriedades.

A versatilidade do óleo de alecrim indica a sua utilidade para um grande número de problemas físicos e emocionais. No passado, essa erva representou um grande papel na vida cotidiana dos ingleses; afora seus muitos usos, ele simbolizava a lembrança, o amor e a lealdade, tanto nas casamentos quanto nos funerais, e também era utilizado para curar a dor de cabeça e as dores do coração.

O alecrim é um excelente estimulante físico e mental, e por isso anima a quem está cansado e tem muitos afazeres, além de elevar o astral quando a depressão começa a se fazer presente; ainda como estimulante mental, ele é sempre útil, deviso ao seu poder de ativar a memória.

Por possuir incríveis propriedades, o alecrim é indispensável para os problemas emocionais, porque auxilia as emoções primárias e secundárias com muito maior eficácia do que todos os outros óleos.

Suas propriedades: anticatarral, antiinflamatório, antiespasmódico, fungicida, desintoxicante do fígado e da vesícula biliar, estimulante da circulação, estimulante mental, desperta a alegria e atenua a depressão.

CUIDADOS: o óleo essencial de alecrim não deve ser utilizado por hipertensos e por crianças hiperativas.

FONTE: PRICE, S. Aromaterapia e as emoções: como usar óleos essenciais para equilibrar o corpo e a mente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 316p.

Para usufruirmos do alecrim na culinária, aí segue uma receita:

Bruschetta de tomate, manjericão e alecrim:
Ingredientes:
1 colher (sopa) de folhas de manjericão picadas;
6 fatias de pão italiano;
2 tomates maduros, sem sementes, picados em pequenos cubos;
2 dentes de alho crus amassados;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem;
sal a gosto;
1 colher (sobremesa) de alecrim fresco picado;
1 dente de alho inteiro.

Modo de preparo: Esfregue o dente de alho na superfície do pão antes de assar e pincele um pouco de azeite. Coloque as folhas de alecrim sobre o pão. Misture os demais ingredientes numa tigela e reserve. Asse o pão em forno aquecido a 180 graus. Retire do forno e cubra com a marinada de tomates. Bom apetite!

domingo, 17 de outubro de 2010

Animais de estimação e bem-estar


O convívio com animais de estimação faz bem à saúde dos seres humanos. O amor incondicional, as lições de fidelidade, a alegria de brincar, a vitalidade para pular, correr e passear... Tudo isso torna os pets criaturas especiais, capazes de promover melhor qualidade de vida a seus donos - sejam adultos ou crianças.

Diversos estudos científicos mostram que ter animais de estimação por perto ajuda a prevenir vários males, e essa amizade pode até ter participação importante no tratamento de certas doenças. Uma pesquisa recente feita pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker, na Austrália, revelou que quem possui um pet é menos propenso a sofrer de estresse do que a pessoa que não tem. O trabalho, realizado durante três anos, apontou ainda que os animais contribuem para a redução da pressão sanguínea, bem como para a diminuição dos níveis de colesterol.

Outro levantamento, de cientistas da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, indicou que crianças de 4 a 5 anos se recuperam mais rápido de doenças de rotina quando têm animal de estimação em casa. Além desse, um estudo da Society for Companion Animal Studies, também na Grã-Bretanha, apontou que crianças que convivem com um pet apresentam melhor imunidade do que aquelas que não se relacionam com gatos ou cachorros.

Mas talvez um dos principais benefícios promovidos pelo contato com bichos domésticos seja a redução da ansiedade e do estresse do dia a dia, além de também combater a depressão e a solidão. A troca entre os seres humanos e os animais de estimação alivia a tensão acumulada e faz bem ao coração. Interagir com animais relaxa, tira momentaneamente o foco dos problemas, desperta uma sensação de alegria e felicidade e faz com que a pessoa se sinta mais amada.

As crianças pequenas também se beneficiam da relação com os animais de estimação. Além de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo, os pets ajudam a proteger de alergias crônicas. A interação com os animais desperta também o senso de responsabilidade do cuidado, e isso é importante para a maturidade emocional e reforça regras de relacionamento.

Fonte: Revista Com você; Setembro 2010; Ano 12; Número 47.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O floral californiano Peppermint e o óleo essencial de Hortelã-Pimenta


A semana foi corrida, e o tempo muito curto, por isso não postei nada na última semana... :(
Para me redimir vou dar duas dicas super legais: o floral Peppermint e o óleo essencial de Hortelã-Pimenta!

Sabe quando nos encontramos naquele estado de preguiiiiiiiiiiiiça, quando nossa mente anda cansada, sentimos letargia, e estamos praticamente sem força mental? Quando estamos assim, precisamos de um despertar, de atenção plena, clareza e prontidão mental! Para conquistarmos tal clareza e vibração mental podemos utilizar como ferramentas o Peppermint e o Hortelã-Pimenta.
Tanto o floral quanto o óleo essencial podem ser úteis para conseguirmos desobstruir o corpo e a mente do estado de preguiça e letargia; Eles são altamente benéficos para despertar a mente no caso de estudos e para quem precisa de uma maior concentração para executar qualquer tipo de trabalho. A refrescância do hortelã "refresca" também a mente.

O óleo essencial de Hortelã-Pimenta também é útil para aliviar dores musculares, ativar a digestão e melhorar a circulação sanguínea. Pode-se pingar gotas do óleo essencial em base de creme neutro ou óleo vegetal para massagear o corpo, ou ainda, usufruir desse maravilhoso aroma no ambiente, através do difusor aromático.

Para fazer uso do floral: 4 gotas - 4 vezes ao dia.

Bom fim de semana!!!