Seguidores

domingo, 30 de outubro de 2011

Dicas para cuidar da sua própria horta


Uma horta pode deixar sua casa mais bonita e enriqueçer o seu cardápio com temperos e verduras sempre fresquinhas e orgânicas; Ela estimula os sentidos como o olfato, paladar e a visão, estebelecendo uma nova sintonia com a natureza.

Durante o plantio ainda ocorrem trocas energéticas entre você e a terra. O corpo tem duas saídas para a descarga de energia: os pés e as mãos. O contato dessas superfícies com o solo é capaz de eliminar a tensão e os excessos de irritabilidade dos órgãos internos, e ao mesmo tempo, passa a receber a energia viva e renovadora da natureza.

Incluir o cultivo no nosso cotidiano pode transformar nossa mente, acalmando-a, já que a plantação estimula a calma e a paz interior.

A seguir, alguns cuidados para a sua horta:

1. Ervas e hortaliças precisam de pelo menos 3 horas de sol por dia. Coloque os vasos no local mais ensolarado da casa;

2. A rega deve ser feita apenas quando a terra estiver seca. Se sair água pelo fundo do vaso, é sinal de que é o suficiente. Caso forme "pocinhas de água" na superfície é sinal de que a terra está muito seca. Fique atento;


3. Alimente a terra a cada 30 ou 40 dias com algum tipo de adubo, como húmus de minhoca ou composto orgânico;


4. As plantas não gostam de vento. Por isso, procure colocá-las em locais arejados, mas protegidos;


5. Quanto maior for a planta mais fundo deverá ser o vaso. o mínimo é ter pelo menos 20cm de profundidade para que as raízes tenham espaço para desenvolver plenamente;


6. Rúcula, cebolinha, salsinha, hortelã, manjericão e menta precisam somente ser podadas para que brotem novamente;


7. Se a horta for atacada por insetos, é sinal de que algo não vai bem. Verifique se há sol demais ou de menos, se a terra ficou seca ou se o vaso está velho. Para eliminar os bichinhos prefira os inseticidas naturais;

8. Nunca arranque as folhas de ervas como salsinha, hortelã, cebolinha, rúcula. Corte-as em no máximo 3 cm acima da terra. De manjericão, tomilho, alecrim, corte apenas os brotos. Frutos como jiló, berinjela, tomate basta colher quando estiverem maduros;


9. Ao menos uma vez por semana dê uma atenção especial para observar se não há fungos e insetos. Diariamente, toque na terra e veja se está úmida. Estando seca, regue sempre com delicadeza e, caso a raiz comece a sair pelos buraquinhos do vaso, é sinal de que ele está pequeno e a planta precisa ser transplantada.


FONTE: BERNAL, P. Revista Bons Fluidos. Número 151. Editora: Abril. Outubro, 2011.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O floral de Bach Aspen


A essência floral Aspen é muito importante para o momento atual da humanidade: tudo está indefinido; temos medo do novo, a sensação de estar tudo cinzento, um sentimento desconfortável que não sabemos definir exatamente, como se a luz do sol não mais voltasse para dissipar as sombras.

Hoje tudo está vago, as pessoas não tem mais segurança de seus empregos, nem da própria estrutura humana em que estamos inseridos. Parece que o mundo material não nos oferece mais nenhum suporte. O único apoio que sempre teremos é confiar no Divino, isto é, na Providência Divina, que vai nos proteger e prover o que necessitamos.

A flor do Aspen é prateada; nasce no início da primavera, na Europa, ainda quando os dias estão sem muita força do sol, para dissipar o cinzento do final do inverno e trazer Luz. Traz consigo a confiança, desfaz a sensação de medo do novo e proporciona o renascimento da vida. Atualmente, a humanidade tem sofrido muito com a violência, que tem provocado muita destruição; sente-se medo do que será o amanhã, de um modo vago, como se tudo estivese escuro à frente - como o medo do terrorismo, os desastres naturais, que não sabemos de onde vem - tudo indefinido, isto é, um medo tipo Aspen, por não sabermos quem é ou o que é (uma sombra).

O floral vai nos ajudar a enfrentar o novo de modo mais confiante e a acreditar que temos proteção Divina ao nosso lado, que é o nosso "Guarda-Costa", o nosso Anjo da Guarda. É o floral indicado para ajudar a discernir sentimentos reprimidos de medo, clarear o que está obscuro e despertar a coragem para enfrentar o que está encerrado no inconsciente. O que é o lado inconsciente? É o lado desconhecido, a parte que guarda todas as vivências anteriores, o passado e também o futuro. Dentro do inconsciente habita a sombra do que ficou mal resolvido, mas também a luz pessoal, a energia dos Anjos e o Eu Superior.

Portanto, se estamos em paz no nível da Alma, o Eu Superior, ou seja, o inconsciente estará atuando a nosso favor; receberemos suas mensagens interiores como sinais de luz para a vida. É a voz interior ou a intuição que nos passa toda a sua sabedoria.

O Aspen atua como uma essência harmonizadora e reguladora, conecta-nos com a vibração correta do inconsciente, para receber as mensagens de sabedoria do Eu Superior e dos Anjos.

Quando fazemos o auto-conhecimento ou a terapia, mergulhamos nas nossas emoções profundas, e muitas vezes temos medo - o Aspen é o floral mais indicado para essas condições, extremamente útil no momento que estamos a enfrentar nossas sombras. As sombras podem ser vivências ou sofrimentos mal resolvidos do passado, que ficaram dentro de nós e estão a provocar medos. O Aspen oferece confiança e coragem para confrontarmos, desvelarmos o que está oculto, promovermos cura e, finalmente, liberdade a parte de ser - original - que faz parte do lado da luz.

Referência Bibliográfica: MONARI, C. Informativo Mona´s Flower, número5.