Seguidores

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Energia = Hornbeam e Olive!


Quem nunca se sentiu cansado e desanimado na segunda-feira? A sensação de recomeçar a rotina deixa muita gente com aquela sensação de "preguiça e cansaço"... Para ajudar nesse aspecto, o floral do sistema do Dr. Bach chamado Hornbeam restabelece a energia para os trabalhos a serem realizados.
Hornbeam traz entusiasmo e interesse pela vida, tornando-a uma experiência agradável e não uma obrigação.

Já para o cansaço geral, não apenas para cumprir as obrigações, mas para toda e qualquer atividade, até a qual consideramos prazeirosa, usamos a essência floral Olive. O Olive é utilizado para a falta de energia vital, aos que estão exaustos e esgotados, sem forças para fazer o que quer que seja. O cotidiano parece se transformar num grande esforço, e mesmo o lazer não anima.
Olive traz energia vital, recupera as forças, energias e o interesse pela vida.

Vamos nos revitalizar com os florais!

Ótima semana para todos!!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vitamina para desintoxicação do intestino!


O intestino é um órgão muito importante no nosso organismo, pois através dele eliminamos toxinas prejudiciais.

Diferentes causas podem ser relacionadas ao mau funcionamento do intestino:
  • Dieta pobre em fibras;
  • Dieta restrita em líquidos; a ingestão insuficiente de água e líquidos podem ressecar o bolo fecal dificultando o esvaziamento do intestino;
  • Falta de ritmo: horários irregulares das refeições (considerar a importância do ritmo dos órgãos na Medicina Chinesa e na Medicina Antroposófica e o intervalo regular das refeições), sono irregular e irregularidade nos horários de ir ao banheiro;
  • O uso prolongado de medicamentos laxativos e complementos minerais à base de ferro, alumínio e cálcio;
  • Uso de alimentos estimulantes e adstringentes como café, chá preto, álcool e leite para algumas pessoas;
  • Falta de exercícios físicos (com consequente perda de tônus muscular do intestino) e uso do tabaco.
Para ajudar no funcionamento do intestino, pode-se consumir em jejum uma vitamina estimulante do mesmo:

Vitamina do jejum:

Deixar duas ameixas pretas e uma colher de sobremesa de sementes de linhaça de molho a noite toda, em 1/2 copo de água. De manhã bater no liquidificador essa mistura com o suco de duas laranjas ou mamão e uma colher de chá de mel.

Indica-se, ainda, beber água em pequenos goles durante todo o período matutino.

Fonte: AZEVEDO, E. de. Trofoterapia e Nutracêutica: dietas e orientações nutricionais com base nas Medicinas Tradicional e Complementar. Blumenau: Nova Letra, 2007. 250p.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Musicoterapia: escolha suas músicas e sons preferidos, e sinta os benefícios dessa prática!


A musicoterapia é a utilização de sons e músicas para fins terapêuticos. O som é capaz de atingir os campos físico, mental e emocional de um indivíduo, sendo capaz de proporcionar:
  • Habilidades sócio-comunicativas;
  • Expressão corporal e emocional;
  • Energia e tônus muscular;
  • Trabalha as funções cognitivas (atenção e concentração);
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula pulsação e pressão sanguínea;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Estimula a coordenação motora;
  • Intensifica tratamentos médicos.
Cada indivíduo tem sua identidade sonoro – musical, ou seja suas preferências musicais, que é formada de modo diferenciado em cada um: sons que os pais ouviam durante a gestação, sons ouvidos na infância, adolescência, na televisão, sons da natureza, entre muitos outros.

Nessa formação estão englobados os sons universais de todo ser humano (exemplos: grito, choro, sons da natureza), a carga cultural que ele carrega, o grupo onde vive, as oscilações do cotidiano e o modo como ele sente as diferentes emoções desde a gestação, provenientes de suas influências sonoras.

Na 23ª semana de gestação o feto se habitua aos sons e reage quando o som é repetido; na 28ª, o número de batimentos cardíacos se altera quando o feto ouve sons; e na 34ª, o feto pode ser condicionado a reagir a sons familiares.

Para experimentar a musicoterapia em casa, é interessante descobrir quais são os seus instrumentos musicais preferidos, assim como cantores, bandas, sons da natureza, músicas que remetem à boas lembranças, enfim, as preferências sonoras em geral, a fim de ajudar na escolha de músicas e sons que despertam a sensação de bem-estar, felicidade e memórias positivas.
A música não cria coisa alguma, mas intensifica como se fosse um ressoador que reforça, em cada indivíduo, aquilo que já existe nele.

Proponho que você faça uma lista e procure as músicas e sons que selcionou, coloque no som de sua casa em alto e bom som, e deixe a mente, o corpo e as emoções fluirem através das músicas. Cante, dance, desenhe, faça o que tiver vontade, e sinta o poder da música.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aniversário


Hoje é o dia do meu aniversário! Sempre gosto de fazer aniversários... considero realmente um dia especial, pois é muito bom receber a energia positiva das pessoas que amamos e nos amam também.
Além disso, é o dia que nosso ciclo de vida se renova... a partir da nova idade, novos surgimentos, novas experiências acontecem em nossa vida: alguns acontecimentos consideramos bons, outros nem tanto, mas, estes que às vezes consideramos ruins, sempre nos trazem novos ensinamentos, a oportunidade de nos aperfeiçoarmos e melhorarmos. SEMPRE.

Deixo para vocês hoje uma mensagem linda do Dr. Bach, para que todos nós possamos refletir sobre o que fazemos nesses anos de nossa vida:


"A vida não nos exige sacrifícios inimagináveis; pede-nos para que façamos a jornada com alegria no coração e que sejamos uma bênção a quantos nos rodeiam, de forma que se deixarmos o mundo um pouquinho melhor do que era antes de nossa visita, teremos feito o nosso trabalho".


Fonte: BACH, E. Os Remédios florais do Dr. Bach. 19ed. São Paulo: Pensamento, 2005. 96p.