Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2011

O óleo essencial de gerânio


O gerânio (Pelargonium graveolens) é considerado o "melhor amigo" da mulher na aromaterapia, apesar disso, também pode ser útil aos homens. Vejamos a seguir as propriedades e as indicações fisiológicas do óleo essencial de gerânio:

Sistema nervoso: por suas propriedades analgésicas, antiespasmódicas, calmantes, relaxantes e equilibradoras é indicado para acalmar a ansiedade e a depressão; Também é ideal para aliviar o estresse diário.

Sistema circulatório e linfático: anticoagulante, flebotônico, descongestionante, desintoxicante e diurético. Útil para tratar hemorróidas, úlceras varicosas, congestões linfática e sanguínea e retenção de fluidos. Possui efeito positivo no tratamento da celulite, beneficiando a eliminação de toxinas e minimizando a retenção de fluidos e edemas nos tornozelos.

Sistema reprodutor: equilibrador, tônico, restaurador e descongestionante. Trata as mamas ingurgitadas, a mastite, as rachaduras nos mamilos, a hemorragia uterina, a candida albicans, a TPM, a disfunção menstrual (amenorréia e dismenorréia). É excelente para minimizar a flutuação hormonal, com variação de estado de ânimo e no humor, a frigidez, a infertilidade, a menopausa e suas consequências: como ondas de calor, insônia, suores noturnos, ressecamento vaginal, irritabilidade, diminuição da libido, depressão e ataques de pânico.

Sistema endócrino: regulador das glândulas supra-renais - consideradas glândulas da bravura, da coragem e do estresse. Indicado para quem sofre de estresse crônico e de adaptação por longo tempo, ou para quem tem muita dificuldade de adaptar-se a situações novas, em especial de fazer mudanças.

Distúrbios no nível psicológico: esse óleo beneficia o padrão workholic, os que são extremamente perfeccionistas e os que tem a expressão "Eu tenho que" predominante em seu vocabulário.
Ele é indicado para todos os tipos de crise, inclusive a da meia-idade.
No nível mais elevado do ser, que é a sua parte espiritual, o gerânio auxilia na liberação da energia criativa do espírito e favorece a abertura das percepções da alma e da mente superior, com mais clareza, promovendo assim o desbloqueio da intuição.
Ele ajuda a minimizar a culpa, a autopunição, o medo, a força demasiada e a rigidez para consigo e para com os outros.

Como usar: diluir algumas gotas em água no difusor armático para inalar seu agradável aroma (a quantidade de gotas depende do tamanho do ambiente, mas varia de 1 a 5 gotas) ou diluir 8 gotas do óleo essencial em 30 gramas de creme ou 30ml de óleo vegetal e passar sobre a pele após o banho.

Fonte: MONARI, Vera Lucia Guedes. Informativo Mona´s Flower. 2006.

2 comentários: