Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

Sobre a frustração...


Lendo a coluna do psicanalista Alberto Goldin no caderno de domingo do jornal "O Globo" (10/07/2011), achei interessante o que ele falou sobre frustração. Compartilho com vocês:

"Uma pessoa frustrada na sua vida afetiva ou profissional não pode ser generosa e, para aliviar a decepção, terceiriza seu mal-estar, produzindo infelicidade ao seu redor. Trata-se de uma atitude humana perfeitamente compreensível e, argumentado a seu favor, preciso esclarecer que nem sempre a frustração é um saber consciente e reconhecido pelo seu protagonista que, ignorando-o, o considera injusto e ofensivo. Por isso, quanto menor a consciência, maior a agressividade. Seus motivos são diversos: seria por decepção, sentimento de injustiça, por acreditar que casou com a pessoa errada, sentir sua vida pouco glamourosa, ser menos rica ou bonita, ou talvez menos reconhecida do que, idealmente, mereceria. Ou seja, é de alguma forma, maltratada pelo destino. Como resultado de uma existência na contramão, a pessoa se lamenta agressivamente pelo que lhe falta, sem valorizar o que tem. O paradoxo infeliz é que o protesto agressivo é um crime que não compensa e, ao contrário, aprofunda o mal-estar, sem resolvê-lo. Este panorama desolador tem solução, mesmo que seja difícil de implementar. Para reverter este quadro, é necessário dispor e mobilizar grandes doses de humildade, palavra-chave que sintetiza inteligência e sabedoria.
Passar de perseguido
a tolerante supõe uma mudança tão radical que só pode ser alcançada em condições extremas: tragédias, separações, doenças, acidentes. Poucos visionários modificam espontaneamente suas atitudes. São pessoas com suficiente talento para frear antes de cair no abismo, destino obrigatório daqueles que, com ou sem razão, maltratam gratuitamente seus companheiros".

Interessante para refletirmos!!!

Até a próxima...

domingo, 3 de julho de 2011

Palavras reconfortantes


Não existe felicidade maior do que ter a felicidade de ter AMIGOS. Eu me considero privilegiada por contar com pessoas tão especias! Tenho um grupo de amigas da faculdade que permanece até hoje, compartilhamos nossas alegrias e tristezas, mesmo apesar da distância geográfica, e mantemos um encontro anual, que é contado os dias no calendário para chegar!

Tomo a liberdade para compartilhar aqui lindas palavras da minha amiga Denise, as quais me confortaram a alma, e espero confortar a dos que por aqui passarem também.

"A vida as vezes se torna um nó desses que a gente não consegue desatar...
nessas horas é dificil encontrar saida e ver luz... é dificil libertar-se...
nada de clareza, pouca/nenhuma fé
somente confusões...
saber q faz parte da caminhada não alivia a dor...
saber que é só um momento não diminui a raiva...
mas independente de qualquer coisa continuamos caminhando
pq mesmo nesses momento a vida nos chama...
existe algo que nos mantem caminhando...
seria possivel ao menos aceitar? não...
mas continuamos na estrada...
um dia, que pode ser amanhã ou muitos dias depois,acordamos diferente...
o sol parece ter mais luz e as relações fazem mais sentido...
esse tb é um momento... isso tb passa...
e continuamos caminhando..."

Obrigada, Dê!
Obrigada as minhas amigas lindas!!!

Boa semana a todos!!!!