Seguidores

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Shantala: um toque para tranquilizar seu bebê


Dar maior segurança e tranquilidade ao bebê e, ao mesmo tempo, desenvolver sua parte psico-motora e inteligência são vantagens da Shantala, massagem milenar que é tradicionalmente passada de mãe para filha na Índia. Ao mesmo tempo que a criança se torna mais tranquila, pode apresentar um desenvolvimento físico, mental e emocional superior a média, tornando-se perspicaz e ativa.

A principal finalidade da Shantala, porém, é o contato, o toque, a relação da mãe com o bebê, a manutenção do vínculo intra-uterino.

Como pontos positivos a Shantala auxilia a criança no seu autoconhecimento e auto-confiança, proporciona a descontração muscular, o relaxamento, libera tensões, alivia cólicas, diminui insônias, previne bloqueios e ameniza traumas.

Foi Fredérick Leboyer, médico francês, que em uma de suas viagens à Índia, descobriu, aprendeu e conseguiu fotografar esse tipo de massagem, escrevendo e lançando um livro em 1976, em que fala da técnica de forma poética. Ele homenageou a sua modelo e instrutora dando à massagem seu nome: Shantala.

A Shantala se aplica a todos os bebês, salvo contra-indicações como infecções, câncer, afecções contagiosas de pele, entre outras. É indicada para bebês a partir de 1 mês de idade em diante e até quando ele quiser, ou a atividade da mãe o permitir.

Além da mãe, o pai também deve aprender a Shantala, a fim de desenvolver ainda mais o vínculo pai e filho.

Lembrem-se sempre que crianças seguras, tranquilas, equilibradas e saudáveis serão futuros adultos sem traumas, sem neuroses. A Shantala é um trabalho altamente preventivo que proporcionará ao mundo seres mais felizes e equilibrados.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mais uma vez Martha Medeiros


Foi publicado no jornal "O Globo" (13/02/2011) um texto que achei muito oportuno da escritora Martha Medeiros - uma das minhs preferidas, como já mencionei aqui. Copiarei na íntegra para vocês refletirem também:

"Você, modo de usar

Quando caminho pelas ruas da cidade, ou mesmo quando circulo de carro, reparo em pequenos pontos comerciais em construção e, na hora, penso: tomara que seja uma livraria, tomara que seja uma papelaria, tomara que seja uma galeria de arte, tomara que seja um bistrô, tomara que seja uma floricultura. Vou acompanhando a obra com expectativa, até que um dia os tapumes são retirados e shazam: é mais uma farmácia.

Remédio não é sorvete, não é banana, não é pãozinho. Mas o povo se acostumou a ingerir goela abaixo o que lhe sugerem, sem receita, sem critério, e a indústria farmacêutica e seus pontos de distribuição prosperam.

Conversava outro dia com uma amiga endocrinologista e falávamos justamente sobre como tantas doenças poderiam ser prevenidas através de simples mudança de hábitos. Ninguém nega a importância de uma campanha de prevenção contra o uso do crack, por exemplo, mas há um número ainda maior de pessoas se viciando em gordura, evitando legumes, se entupindo de refrigerantes, não dando atenção aos produtos orgânicos, abusando do sal, do açúcar e das frituras. Seria igualmente progressista uma campanha que alertasse para os efeitos colaterais de se comer errado.

Esse é só um exemplo de como a falta de qualidade de vida pode adoecer e até matar. A causa de óbitos geralmente é infarto, câncer, infecção generalizada, falência múltipla dos órgãos, mas algumas destas doenças tendem a iniciar décadas antes, por meio de uma rotina de muito estresse, ansiedade, angústia emocional e neuroses não tratadas. Negativismo, raiva, frustração, nada disso colabora com o nosso metabolismo. É aí que pequenas atitudes podem fazer diferença, como praticar atividades físicas, buscar um recurso para relaxamento (ioga, meditação, terapia, religião, massagem), cultivar amigos, dormir bastante, usar filtro solar, cuidar da postura, beber muita água, controlar o peso, não fumar, não beber em excesso, fazer check ups periódicos - e não se drogar, lógico. Os médicos têm batido nessa tecla com insistência, mas ainda há quem considere esse blablablá improdutivo ou politicamente correto demais.

Não tem nada a ver com politicamente correto, e sim com inteligência. E inteligência não se vende em frascos.

Farmácias comercializam produtos de primeira necessidade. Sem elas, não teríamos acesso a medicamentos fundamentais para nossa saúde mentl e física, devidamente prescritos, mas precisamos de tantas Brasil afora? Creio que teríamos uma sociedade bem mais saudável se a população contasse com um maior número de pontos de venda de livros, sucos, flores, livros, discos, bicicletas, livros, frutas, bolas de futebol, raquetes de frescobol, livros, instrumentos musicais, sapatilhas, livros, livros e, claro, livros".

Preciso comentar alguma coisa? Ah, sim! Preciso. Há poucas semanas vi uma reportagem na TV dizendo que o Rivotril só perde em número de vendas para as pílulas anticoncepcionais. Fico me questionando o motivo de tanta gente precisar de Rivotril...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Shitake: ótimo para alimentação, saúde e beleza!


O shitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível que além de ser muito utilizado na gastronomia também possui propriedades terapêuticas.
Cultivado em toras de madeira há aproximadamente 800 anos pelos orientais, o shitake é um fungo que concentra alto teor de vitaminas, é rico em proteínas, ferro, potássio e substâncias que fortalecem o sistema imunológico.
Por conta do seu uso medicinal é conhecido como o "elixir da vida" por possuir importantes fatores de longevidade.
Seu consumo auxilia no combate a inúmeras doenças, como câncer e AIDS, porque inibe o desenvolvimento de células cancerosas e neutraliza a ação de vírus, bactérias e fungos.
A comprovação dessas propriedades terapêuticas foi alcançada após diversos estudos de cientistas de todo o mundo.
Pesquisas recentes também mostraram que o shitake atua como regulador da taxa de colesterol no sangue.
Na área cosmética, os subcompostos de shitake melhoram a tonicidade e a firmeza da pele.
Em produtos capilares, as propriedades do shitake tendem a recuperar os cabelos desvitalizados, além de desenvolver a resistência e a elasticidade, conferindo brilho intenso e leveza aos fios.

Fonte: CORAZZA, S. Revista Fúcsia Bio Extratus, número 2, Editora 2X1, Belo Horizonte/MG.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Refletindo com Samuel Hahnemman


Retirei o seguinte trecho de um texto de Samuel Hahnemann, considerado o pai da homeopatia:

"Se algo te importuna, ignora-o; se algo te é demais, não te ocupes com isso; se outros tentam manipular o teu tempo, vai devagar e ri dos tolos que queiram te aborrecer. Aquilo que puderes confortavelmente realizar, realiza; não te molestes com o que não puderes fazer, pois as nossas condições materiais não melhoram através da pressão exercida por sobrecarga de trabalho. Tu apenas te desgastarás proporcionalmente mais com teus afazeres domésticos sem aferir qualquer lucro no final".

(Samuel Hahnemann)


Que consigamos ser mais pacientes e tolarentes, virtudes difíceis de serem conquistadas, mas não impossíveis. As essências florais de Bach que nos ajudam a desenvolver tais virtudes são Impatiens e Beech, respectivamente. Em outros posts comentarei melhor sobre essas duas importantes essências florais!


Paz e luz a todos!