Seguidores

sábado, 14 de abril de 2012

O floral de Bach Water Violet e a convivência

O floral de Bach Water Violet ajudará as pessoas que são reservadas, sérias, fechadas em seus sentimentos.  Normalmente são fechadas em seu mundo sem compartilhar a vida com os outros. Solitárias e independentes gostam de viver por conta própria, falam pouco e com suavidade, andam sem fazer ruído. Gostam da solidão para ficarem sozinhas em seu próprio mundo, não compartilhando com os outros os seus conhecimentos de vida.
Quando pessoas com esse tipo de personalidade possuem algum problema, guardam para si, fechando-se em si mesmas, podendo dar impressão de frieza ou orgulho que, na verdade, não existem. São apenas reservadas, deixam as pessoas sozinhas e seguem seu próprio caminho.

As crianças com esse padrão de personalidade podem se manifestar da seguinte forma: são seguras, auto-suficientes, aparência séria, fechadas, podendo parecer antipáticas. Sentem-se felizes brincando sozinhas, não gostam de jogos coletivos por terem dificuldade em se relacionarem com outras crianças.

Quando estão tristes, as crianças Water Violet se retraiem, sofrem em silêncio, rejeitam a atenção dos outros, tornando-se mais solitárias ainda. É difícil ler os pensamentos de uma criança ou de um adulto Water Violet, porque eles se fecham e se afastam quando alguém chega perto demais.

O floral Water Violet desenvolve a capacidade de compartilhar com humildade nosso conhecimento e sabedoria com o outro; Traz leveza e alegria da convivência.

Como é a flor Water Violet? 
A planta Water Violet é aquática. Mostra-se delicada e ereta, escondendo suas raízes e folhas embaixo da água, saindo para cima da superfície um talo fino com um cacho de delicadas flores lilás claro com centro amarelo.
São também distantes umas das outras. Vivem em lugares de difícil acesso, atrás de diques e barreiras, dificultando a aproximação de pessoas e dos animais.

Dr. Bach nos dizia "Assim como gostaríamos que os outros nos ajudassem na subida íngrime e difícil da vida, estejamos também sempre prontos a estender uma mão amiga e a repartir a nossa experiência, produto de um aprendizado mais amplo, com um irmão mais jovem ou mais fraco".

Texto baseado no livro "Aprenda a ser feliz com os florais de Bach" de Mara Peroni e Celso Peroni.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Até quando fazer tratamento com florais?

Muitas pessoas que tomam florais me perguntam: até quando devo tomar floral? Devo tomar florais para sempre?

Para responder a essa questão, transcrevo um trecho do livro de Patricia Kaminski e Ricardo Katz "Repertório das essências florais":

Se o trabalho com as essências florais é uma jornada de cura, será que algum dia chegamos ao fim dessa jornada? Haverá por acaso um momento em que já lidamos com todas as nossas questões emocionais e deixaremos de precisar das essências florais?

Tais perguntas possuem como base a premissa de que existiria um estado estático de normalidade, saúde, felicidade, perfeição, bem-aventurança ou iluminação, que poderia ser permanentemente alcançado. Na verdade, enquanto estamos vivos nesta Terra, nossa alma sempre enfrentará desafios e sempre terá a necessidade de aprender e evoluir na escola da vida.

Se vemos as essências florais como catalisadores do crescimento da alma, e não como remédios que solucionam nossos problemas, elas sempre terão a possibilidade de nos ajudar. Embora possa haver momentos em que optamos por não trabalhar com as essências ou escolhemos usar outros métodos, mesmo assim as essências florais podem permanecer nossas aliadas através dos muitos ciclos e espirais da evolução da nossa alma.

terça-feira, 10 de abril de 2012

O delicioso óleo essencial de alecrim

O alecrim era reverenciado como erva sagrada para memória; Culpeper disse que o alecrim "ajuda uma memória fraca e agiliza os sentidos". Na Idade Média, o alecrim era espalhado pelo chão e levado em ramalhetes para ser inalado em situações difíceis. Acreditava-se que a erva evitava os maus espíritos e era o elixir da juventude e da vida.

O alecrim era queimado em quartos de doentes para desinfetar e para proteger contra doenças infecciosas. Era também conhecido por suas qualidades revigorantes e estimulantes. Pesquisadores da Alemanha descobriram, em 1987, que a erva tem efeito estimulante no Sistema Nervoso Central, o que reforça a afirmação de Culpeper.

Para as emoções e a mente o alecrim é revigorante, estimulante e descongestionante. Ajuda na concentração e nos estudos, além de despertar alegria e bem-estar.

Na circulação o alecrim também e estimulante, ajudando a aliviar a sensação de cansaço nas pernas, reduzindo inchaço e  ativando a circulação.

Seu aroma é indicado para aliviar sintomas de resfriados e abranda congestões.

O alecrim é ainda considerado antifúngico e antibacteriano, podendo ser usado como desinfetante, ajudando a prevenir infecções e desodorizando o ar. Pode-se diluir 1 gota do óleo essencial em um difusor aromático, ou ainda adicionar 2 gotas do óleo essencial a 100ml de água fervida e resfriada e colocar em um borrifador de água; Chacoalhe bem e vaporize o ambiente.

Na área da beleza o óleo essencial de alecrim tem efeito refrescante e revigorante para a pele, podendo ser adicionando em tônicos de limpeza para a pele.

Contra-indicações: o óleo essencial de alecrim é contra-indicado para crianças hiperativas, para pessoas que possuem hipertensão arterial, trombose e para quem faz uso de remédios de homeopatia.

Texto baseado no livro de MAXWELL-HUDSON, C. Aromaterapia & Massagem. São Paulo: Vitória Régia, 2000.