Seguidores

sábado, 30 de junho de 2012

Que tal consumir agrião nesse inverno?

Abundante nos meses de inverno, o agrião é um sucesso nas receitas culinárias (e médicas também!). A hortaliça, que tem o cultivo favorecido no clima frio, é um ingrediente recorrente em xaropes e outras fórmulas para combater problemas respiratórios comuns no inverno.

Seu efeito expectorante vem de substâncias conhecidas como glicosídeos, que agem reduzindo a inflamação da mucosa do trato respiratório. Associado ao mel, o agrião se torna um grande aliado da saúde.

Um suco de agrião e laranja adoçado com mel é um excelente expectorante.

Além disso, esse poderoso vegetal contém betacaroteno, que previne o envelhecimento, fortalece as unhas e aumenta a elasticidade da pele e o brilho dos cabelos, e ainda é uma fonte de vitaminas do grupo B e C, rica em fibras e sais minerais, como iodo, fósforo e ferro.

Pesquisas apontam a possibilidade de o consumo de agrião evitar a formação de alguns tipos de câncer, como os de mama e de boca: ele contem glicosinolatos, compostos que aparentemente bloqueiam a ação de substâncias carcinogênicas.

A melhor forma de consumir a verdura é na forma crua ou levemente cozida para manter os nutrientes intactos.

O agrião vai bem em saladas, sanduíches, sopas e molhos. Pode, por exemplo, substituir o manjericão no tradicional pesto.

Depois de tantos benefícios que tal acrescentarmos agrião no nosso prato?

FONTE: Revista Casa e Comida. Número: 17. Editora Globo. Junho e Julho/2012.

domingo, 24 de junho de 2012

Refletindo com Dr. Bach

Dr. Edward Bach, médico inglês criador do sistema floral, disse uma vez: 

“Ao amanhecer, todas as confusões de ontem são coisas do passado. Hoje se inicia um novo dia, que nunca existiu”.

Sendo assim, para que ficarmos remoendo acontecimentos passados? O que foi ruim, sofrido, precisa ser elaborado e entendido como uma experiência que beneficiará nosso crescimento pessoal; Já o que foi bom, feliz, serve-nos como um bálsamo, dá alento e esperança à nossa Alma, pode (e deve) ficar nas nossa lembranças e no nosso coração, mas não deve se transformar naquela saudade sofrida, na qual queremos voltar ao passado, reviver o que foi bom, sem desfrutarmos do presente.

Para conseguirmos (con) viver com nosso passado de forma saudável podemos contar com a essência floral Honeysuckle que desenvolve a capacidade de lembrar o passado, mas ao mesmo tempo viver o presente em sua plenitude. Dá o entendimento das vivências mal resovidas do passado.

Desejo que todos tenham uma semana de muita paz!

domingo, 10 de junho de 2012

As propriedades medicinais do inhame

O inhame é um excelente alimento, que além de fornecer nutrientes necessários ao nosso organismo, ainda trata e previne doenças.
Vamos conhecer algumas de suas propriedades:

1. Depurativo do sangue: é um dos alimentos que ajuda a limpar o sangue e aumenta a eliminação de toxinas através da pele, dos intestinos e dos rins;

2. Fortalece o sistema imunológico:  o inhame fortalece os gânglios linfáticos, que são os postos avançados do sistema imunológico;

3. Evita a malária, a dengue e a febre amarela: a presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

4. Ajuda na fertilidade: o inhame possui fitoestrógenos, considerados hormônios vegetais, auxiliando na fertilidade e no período de menopausa.

O que você está esperando para inserir o inhame na sua alimentação?

Para quem gosta de pão de queijo, conheço um delicioso pão de queijo feito com inhame que vocês podem encontrar aqui.

Boa semana a todos!!!!