Seguidores

sábado, 3 de outubro de 2009

BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA: uma nova visão de saúde


O conceito de saúde formulado em 1948 pela OMS (Organização Mundial de Saúde) funciona como referência internacional, e diz que:

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença”.

Assim, podemos compreender facilmente o que é uma pessoa doente tomando como referência o ponto de vista biológico, no entanto, essa mesma pessoa pode estar perfeitamente integrada a seu grupo de relações pessoais e inserida nos processos de produção, sendo, do ponto de vista social, uma pessoa considerada saudável mesmo com comprometimento físico. E vice-versa: uma pessoa perfeitamente saudável, do ponto de vista biológico, pode apresentar problemas de relacionamento, por exemplo, isolar-se, não sendo completamente saudável.

Conforme Leloup (1998) a leitura de nosso corpo é uma leitura infinita. Quando interpretamos o Livro do Corpo, podemos fazer uma leitura que nos mate. Vamos a um médico e saímos de lá com uma doença que não tínhamos antes. Por isso, o diagnóstico é tão importante, pois é uma informação que se imprime no corpo. Daí a importância de propor a um doente, a alguém que sofre, interpretações diferentes de seus sintomas. Não aprisioná-lo em seus sintomas. Dizer-lhe a verdade. Dizer-lhe, por exemplo, que ele tem os sintomas de uma depressão, mas que não é somente um depressivo. Ele é uma pessoa que precisa enfrentar esta doença. E que pode fazer desta doença uma ocasião de consciência, de transformação.

Se saúde não é apenas ausência de doença, quais são as outras características que nos permite concluir que um indivíduo doente seja saudável de fato? Podemos destacar como principais:

- Alimentação adequada,

- Prática de exercícios físicos regularmente;

- Relaxamento, dedicar parte do tempo ao lazer, a fazer o que dá prazer;

- Sono: média de 8 horas/dia;

- Emoções, sentimentos e pensamentos cultivados de forma positiva;

- Relacionamentos sociais e pessoais estáveis.

Para indicar esse tipo de saúde de alto nível, representando mais que a ausência de doença começou a ser utilizado o termo “bem estar”. O conceito de “bem estar” é baseado na noção de que as escolhas do estilo de vida que as pessoas fazem ao longo dos anos têm importante impacto na sua qualidade de vida.

Apesar da expressão “qualidade de vida” não possuir uma definição única, podemos dizer que implica nas noções de saúde determinada por uma sociedade, o que torna uma pessoa saudável, ou não.

Logo saúde, bem-estar e qualidade de vida estão intimamente interligados.

E é dentro dessa visão nova de saúde que surgem as práticas naturais, ou seja, terapias que utilizam os recursos da natureza a fim de promover bem-estar e qualidade de vida, pois quem nunca ouviu falar que tomar um chá, um banho quente ou fazer uma caminhada ao amanhecer pode ajudar na saúde?

A aplicação de fitoterapia, aromas, óleos, florais, massagem terapêutica, cores, alimentos orgânicos e outras práticas naturais proporcionam um revigoramento das funções orgânicas e energéticas. Harmoniza os aspectos mentais e emocionais, atuando na diminuição de tensões, gerando o equilíbrio natural. Estas são práticas comuns da Naturologia, uma ciência que tem por princípios básicos a preservação da saúde através da prevenção e tratamento de doenças.

Referências bibliográficas:


GERBER, R. Um guia prático de medicina vibracional. 10ed. São Paulo: Cultrix, 2000.


LELOUP, J.-Y. O corpo e seus símbolos. Petrópolis: Vozes, 1998.

Um comentário:

  1. o conceito de saude formulado em 1948 pela oms (organizaçao mundial de saude)funciona como referencia internacional,e diz que: saúde é o estado de completo bem estar fisico,mental e social e não apenas ausência de doença. Gabriela nicole Alcantara Resende 6 ANO A N 10

    ResponderExcluir