Seguidores

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A importância dos pés





Leonardo Da Vinci referiu-se ao pé como o melhor dispositivo de engenharia do mundo: ele contém cerca de um quarto dos ossos do corpo e absorve três vezes o peso do corpo a cada passo. Apesar disso, o pé é muito esquecido. Pés cansados e doloridos afetam nossa aparência, sensação e movimentos.

Os pés têm milhares de terminações nervosas, por isso uma massagem nos pés regula e beneficia todo o corpo, além de mantê-los macios e flexíveis.

Para preparar a massagem, faça um escalda-pés com água quente por cerca de 10 minutos. Você pode acrescentar na água algumas gotas de óleo essencial de alecrim, para combater a retenção de líquidos; cipreste ou gerânio para cãimbras; e eucalipto ou lavanda para revitalizar. Não se esqueça de diluir o óleo essencial antes em um pouco de mel, pois assim ele se mistura na água. 2 gotas de óleo essencial já são suficientes.

Mistura de óleo para pés cansados: dilua 4 gotas de óleo essencial de lavanda ou hortelã-pimenta em 10ml de óleo de semente de girassol, ou óleo de semente de uva, ou ainda de amêndoas doces. Pode substituir o óleo por 10 gramas de creme neutro.

Mistura de óleo para pés inchados: dilua 3 gotas de óleo essencial de lavanda e 3 gotas de óleo essencial de alecrim em 10ml de óleo de semente de girassol, ou óleo de semente de uva, ou ainda de amêndoas doces. Pode substituir o óleo por 10 gramas de creme neutro.

Faça a massagem antes de dormir, e coloque meias para manter o pé hidratado e a penetração dos óleos essencias através da pele.

FONTE: MAXWELL-HUDSON, C. Aromaterapia&Massagem. São Paulo: Vitória Régia, 2000.112p.

Boa semana para todos que passarem por aqui!!!



2 comentários:

  1. Muito interessante essa tencina para relaxar os pés. Achei também em outro blog falando sobre os benefícios do escalda pés.. se quiser dá uma olhada lá achei mto legal o blog.
     
    http://blog.otris.com.br/?p=153

    ResponderExcluir
  2. Oi Leticia!
    Obrigada pela participação e pela dica!!! :)
    Olharei o site que indicou! Fazer escalda-pés realmente é algo muito relaxante!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir