Seguidores

terça-feira, 16 de março de 2010

Propriedades do Ginko biloba


A planta Ginko biloba é originária da Ásia, e adpata-se muito bem a diferentes condições ambientais como poluição e solos pobres. Não é tolerante a geadas, mas possui forte imunidade contra insetos e parasitas.

Sua ação é preventiva e curativa contra as agressões endógenas e exógenas, tais como fenômeno de oxidação devido à presença de radicais livres, os quais são intimamente ligados ao processo do envelhecimento e em doenças degenerativas.

É estimulante da circulação sanguínea, atua na circulação arterial, venosa e capilar, especialmente útil na insuficiência vascular periférica, comum na senilidade; diminui a hiper - agregação plaquetária, atuando em processos trombóticos.

Atua ainda no cérebro permitindo a diminuição das desordens da memória, distúrbios da atenção, diminuição da capacidade auditiva e casos de vertigens, preservando por mais tempo autonomia e qualidade de vida.

Contra indicações / efeitos colaterias / precauções: não possui contra indicações descritas na literatura. No entanto deve-se ter cuidados quanto à hipersensibilidade. Podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, especialmente em casos de predisposição alérgica, além de queda de pressão arterial e cefaléia (dor de cabeça).
Recomenda-se evitar seu uso no primeiro trimestre de gestação, e seu uso durante a amamentação deve ser sob orientação médica.

Modo de usar: 200mg das folhas trituradas, em cápsulas, 3 vezes ao dia.

Fonte: Introdução a Fitoterapia: utilizando adequadamente as plantas medicinais / Colombo: Herbarium Lab. Bot. Ltda, 2008. 92p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário