Seguidores

domingo, 21 de março de 2010

Alimentação balanceada: garantia de proteção contra os radicais livres!


Quem deseja manter o corpo saudável e protegido precisa incluir na dieta os alimentos ricos em antioxidantes - defensores naturais do corpo - , grandes aliados para contra-atacar os radicais livres, que são moléculas capazes de danificar as células e, com o tempo, podem até promover uma série de doenças, inclusive envelhecimento precoce.

O caminho dos radicais livres: todas as células do organismo necessitam de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Por sua vez, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) libera moléculas de radicais livres, que apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais podem reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias. Porém, as células expostas a dezenas de ataques de radicais livres por dia têm enzimas protetoras que reparam 99% do dano por oxidação. Sendo assim, o organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do metabolismo do oxigênio. Mas essa oxidação que ocorre dentro do nosso corpo devido aos processos metabólicos não é a única fonte de radicais livres. Existem fatores externos que podem contribuir para uma formação de um excesso de radicais: ambientes poluídos, estresse e raios ultravioletas.

Assim, uma alimentação balanceada garante um sistema de defesa sempre em alerta, pois um único alimento não traz tudo o que precisamos e nenhum é mais importante do que o outro. Por isso, quanto mais colorido o prato, melhor, já que isso mostra que ele está bem variado e com todos os nutrientes importantes para a proteção e a manutenção do bom funcionamento do corpo. Além das frutas e legumes, o cacau em pó e o chocolate amargo são alimentos que podem ter uma quantidade relevante de antioxidantes; para que se atinjam os efeitos benéficos esperados pela ação dos antioxidantes, o chocolate deve conter cerca de 25% de massa de cacau em sua composição.

Quanto consumir de chocolate amargo? Para ter os benefícios, é preciso consumir diariamente de 30 a 40 gramas de chocolate amargo. Além disso, os polifenóis presentes nesse alimento impedem a oxidação do chamado colesterol ruim (LDL). Eles "sequestram" essa molécula, formando um complexo solúvel que é elimindado pela urina. Dessa forma, com a Páscoa chegando, dê preferência aos chocolates amargo e meio amargo, que possuem mais cacau e menos açúcar.

Outros itens ricos em antioxidantes: vitamina C e E, polifenóis e selênio, cujas principais fontes são: frutas cítricas, azeite de oliva extra-virgem, alimentos alaranjados, peixes de água fria (como salmão e sardinha), vinho tinto e chá-verde.

Fonte: Revista Nestlé com você, número 45, ano 12, março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário