Seguidores

domingo, 25 de julho de 2010

O poder medicinal da camomila


A camomila (Matricaria recutita) é uma das plantas medicinais mais conhecidas e mais versáteis.

Atualmente, acredita-se que seu poder medicinal é derivado de três grupos de princípios ativos: os óleos voláteis terpenóides, que possuem função antiinflamatória; os flavonóides como agente antiespasmódico e as mucilagens (presentes nas flores), as quais são liberadas no processo de infusão, e servem também para diminuir inflamações no organismo, como a gastrite.


Assim, as flores de camomila, preparadas em infusão ou contidas em algum produto com seu extrato, têm atividade antiinflamatória e antiespasmódica leve (útil para gases); Isso dá crédito às observações de que o uso terapêutico da camomila, em casos de gastrite e úlcera, pode contribuir (e muito) para a cicatrização da mucosa gástrica.

Logo, se você sofre com gastrite, úlceras, gases e má digestão no geral, o chá de camomila pode ser extremamente benéfico, após as refeições.
A camomila também pode ser ingerida em forma de cápsulas - 150mg do extrato por cápsula / 3 vezes ao dia - após as refeições - durante 1 mês.


A camomila pode ainda exercer funções estéticas:
  • Compressas geladas de camomila nos olhos podem atenuar as olheiras: coloque uma xícara de água fervente sobre dois saquinhos de chá de camomila, espere 15 minutos em infusão, e retire os saqinhos. Coloque na geladeira o chá. Quando o chá estiver frio, molhe compressas de algodão no mesmo e coloque sobre os olhos, trocando as compressas quando as mesmas estiverem quentes. Se preferir, deixe os saquinhos de camomila usados no preparo do chá na geladeira, e use-os no lugar do algodão. Faça esse processo durante 15-20 minutos;
  • Use chá de camomila no lugar da água para preparar a máscara de argila - veja a postagem do dia 28/06/2010 para saber como se prepara a máscara. O chá de camomila cicatriza acnes e "acalma a pele".

Nenhum comentário:

Postar um comentário