Seguidores

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O velho e bom chazinho...


Ultimamente a fitoterapia está em plena discussão com a série do Fantástico feita pelo Dr. Drauzio Varela... Infelizmente ele tenta denegrir a imagem da fitoterapia, dizendo que simplesmente não funciona, que não são feitos estudos suficientes, apresentando casos específicos de pessoas que simplesmente abandonaram a alopatia, etc, etc... Mas na minha opinião, ainda não apresentou nada de consistente e coerente!
Eu acredito, sim na eficiência das ervas medicinais, estudos e mais estudos são realizados a cada dia comprovando a eficácia das plantas, e há muito tempo já se dizia q a "cura está na natureza". Em casos mais graves, porém, como o câncer por exemplo, é necessário a intervenção da alopatia. O ideal é que cuidemos da PREVENÇÃO e que procuremos juntar a medicina alopata com a natural.
Lógico que devemos, ainda, ter muito cuidado com indicação de pessoas sem formação, com plantas que não conhecemos, com a proveniência dessas ervas, entre outros cuidados.

Bem, falando na prevenção, estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o chá feito de erva-doce, canela e semente de mostarda - cada um na mesma proporção - previne o envelhecimento precoce, devido ao seu alto poder antioxidante. Ele ainda pode ser muito utilizado por atletas, pois previne lesões musculares e é antiinflamatório.
A quantidade ideal é tomar 1 xícara por dia.
Vale lembrar que a canela estimula o metabolismo ajudando a quem deseja emagrecer.
Para preparar o chá misture, na mesma quantidade, erva-doce, sementes de mostarda e canela em pau. Coloque 1 xícara de água no fogo, e quando começar a levantar bolinhas - antes de ferver - desligue o fogo e acrescente na xícara com 1 colher de chá da mistura. Deixe em infusão por 15 minutos e coe.
Guarde a mistura restante na geladeira.

Bom final de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário