Seguidores

quinta-feira, 22 de março de 2012

Uma das possibilidades psicossomáticas da obesidade

A obesidade é um assunto que é sempre pesquisada pela comunidade científica e explorada por oportunistas que oferecem regimes milagrosos que mais prejudicam o corpo do que resolvem o problema.

O aumento de peso tem afetado boa parte da população; A preocupação com a elevação de peso, na maioria das vezes, é exagerada, porque não só afeta o físico, mas também abala a auto-estima e fere o amor-próprio.

Excesso de peso é um constante desconforto. O espelho denuncia a existência de curvas indesejadas no corpo, as roupas não cabem mais, e para o desespero da pessoa, ela precisa admitir que engordou.

O que mais afeta as pessoas que estão acima do peso é serem taxadas de gordas e discriminada no grupo de amigos. A adequação é um dos objetivos de qualquer um, portanto a obesidade fará a pessoa sentir-se inadequada; isso causa grande abalo emocional. 

Antes de se dedicar a um método de redução de peso, é preciso integrar-se com a própria realidade corporal, porque muitas vezes a pessoa não está tão acima do peso como imagina, mas, em sua visão distorcida do próprio corpo, ela equivale a alguém que posui peso bem elevado.

ACEITAR o próprio peso não significa acomodar-se à condição em que se encontra. Se a pessoa se integrar com a sua REAL CONDIÇÃO, sem se depreciar, ela vai escolher um método de emagrecimento que não agrida o corpo e não prejudique a saúde.

Quem comete exageros, aventurando-se em regimes rigorosos e exercícios pesados para perder o máximo de peso em mínimo de tempo, não respeita os limites do corpo e, consequentemente, agride-se. Empenhar-se nos objetivos estéticos é saudável, mas não se deve radicalizar.

O verdadeiro bem-estar não depende do peso que o corpo apresenta, mas sim de como a pessoa está se sentindo interiormente.

Cuidar do corpo é um gesto de carinho. Evitar os excessos e preservar a integridade física com dietas amenas intercaladas com exercícios leves representa uma maneira natural de perder peso, sem a pressão exercida pela baixa auto-estima quando se atrela o emagrecimento à felicidade.

A insegurança e a fragilidade interior tornam a pessoa dependente das formas físicas para estabelecer vínculos afetivos. Já aqueles que são interiormente saudáveis, além dos cuidados com o corpo, consideram outros talentos como agentes de integração e preservação de um relacionamento. A estética corporal promove uma aproximação circunstancial. A condição emocional é responsável por estender uma relação.

No âmbito metafísico, o aumento de peso está relacionado com a fragilidade interior, que se compara a uma imaturidade emocional. A pessoa pode sentir-se despreparada para lidar com algumas situações, geralmente na relação familiar ou afetiva, mas pode ser também de ordem profissional ou social.

Assustada com o desenrolar dos fatos, sente-se desamparada. Em vez de enfrentar as dificuldades do ambiente, recorre aos subterfúgios para atenuar suas frustrações.

Um dos mecanismos de fuga mais frequentes é a alimentação. A pessoa precisa sempre estar mastigando algo para atenuar o ócio ou extravasar a indignação. Também o prazer do alimento compensa o desconforto da realidade, preenchendo o vazio interior.

Outra forma de compensar é por meio das faculdades mentais. Enquanto pensam em tudo o que tem que fazer, emitem impulsos mentais para o organismo, que, em virtude disso, se prepara para exaustivas atividades, armazenando uma série de nutrientes absorvidos na digestão, principalmente as gorduras, que servem de combustível para o corpo na hora de realizar as tarefas planejadas.

As pessoas acima do peso tendem a mostrar grande afeto para com os outros, mas em seu íntimo pode repousar uma grande carência. Exemplos disso ocorrem quando existe um término de relacionamento, ou uma perda de emprego, ou uma queda financeira, as pessoas podem ganhar muito peso na busca de preencher a lacuna emocional, que é compensada pelo revestimento de gordura no corpo.

Dedicar-se a uma reformulação das condições interiores representa um ingrediente fundamental nas dietas e exercícios que visam à redução ou controle de peso.

Fonte: VALCAPELLI & GASPARETTO. Metafísica da Saúde. Volume 3. Editora Vida e Consciência, 2004.

Os florais de Bach podem ajudar na motivação e na auto-estima corporal, fatores fundamentais para a perda de peso. Óleos essenciais da aromaterapia também podem auxiliar nesse despertar emocional e na queima de gorduras.
Procure auxílio na natureza para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário