Seguidores

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Eucalipto e seus benefícios para o inverno!


O inverno está chegando! É tempo de chocolate quente, chás quentinhos, sopinhas, assistir à filmes embaixo das cobertas... E mais um monte de delícias... Mas também, infelizmente, nessa época do ano, há um aumento de casos de problemas respiratórios: gripes, resfriados, sinusites, rinites...

Diante desses problemas, lembro logo do poderoso óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus); Facilmente reconhecido pelo seu aroma, que lembra a cânfora, o eucalipto é um remédio clássico para os problemas respiratórios e integra muitos produtos comerciais para resfriados e congestões nasais. Também é usado para mal-estares peitorais, problemas musculares e para purificar o ar. Original da Austrália, a árvore foi introduzida na Europa no final do século XVIII e destilada comercialmente nos anos 1850.

Propriedades terapêuticas:
tradicionalmente, os aborígenes australianos cobriam feridas com folhas de eucalipto para apressar a cura. Pesquisas recentes confirmam que o óleo tem propriedades antiinflamatórias e alívio de dores, e pode reduzir inchaços e acelerar a cura.

Dores e indisposições: o óleo de eucalipto parece esfriar a pele, mas aquece os músculos; para dor nas costas (rigidez e dores na região lombar, ombros e pescoço) uma massagem com óleo essencial de eucalipto pode trazer muitos benefícios e bem-estar; para isso, adicione até 5 gotas do óleo essencial em 20ml de óleo carreador (óleo de amêndoas doces ou óleo de semente de uva, por exemplo) ou em 20g de creme de massagem. O cineol que ele contém, torna-o analgésico, e também baixa febres.

Problemas respiratórios:
o principal constituinte do óleo essencial de eucalipto, o cineol, é responsável por seus poderosos efeitos anti-séptico, antivirótico e expectorante. Use-o diluído em água nos difusores aromáticos (4 gotas), assim o aroma do eucalipto espalha-se no ambiente, e penetra no organismo por via aérea; ou em massagens, como citado acima, principalmente na região das costas e peitoral - o aroma forte relaxa o peito e pode aliviar a congestão.

Alergias e infecções:
o eucalipto possui propriedades antibacterianas, é um bom agente antivirótico e estimula o sistema imunológico. Quando usado em difusores aromáticos, ou vaporizadores, o oléo essencial reduz micróbios no ar.

Contra-indicações:
não é indicado o uso de eucalipto por pessoas asmáticas e por pessoas que fazem qualquer tratamento com homeopatia.

Fonte: MAXWELL-HUDSON, C. Aromaterapia & Massagem. São Paulo: Vitória Régia, 2000. 112p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário