Seguidores

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cenoura e beleza!


A cenoura (Daucus carota) não é apenas um excelente alimento, fonte de vitaminas, minerais e fibras; mas também um poderoso aliado para a estética.

Ela possui as seguintes propriedades medicinais: antiinflamatória, antimicrobiana, anti-séptica, cicatrizante, emoliente, estimulante do sistema linfático, queratolítica, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.


Aplicações no rosto:
a cenoura é indicada para peles secas. Usada em máscaras de beleza e cremes hidratantes para cuidar de peles ressecadas e ajudar a prevenir e retardar os sinais de envelhecimento. Utilizada em óleos e cremes tônicos de massagem facial para tratar rugas. Em cremes nutritivos noturnos, amacia e devolve brilho à pele, além de ser excelente tônico para peles cansadas.


Aplicações em boca e dentes:
usada em bochechos que ajudam a tratar aftas.


Aplicações no corpo:
empregada em óleos de massagem para reduzir edemas e inchaços, ajudando a drenagem linfática.


Aplicações no rosto e corpo:
usada em pomadas cicatrizantes de pequenos ferimentos, peles rachadas, eczemas, queimaduras e úlceras. Ainda em forma de pomada, é indicada para auxiliar na cicatrização sem deixar marcas, já que inibe o processo de formação de queratina. Em forma de creme ou simplesmente em banhos de imersão feitos com seu decocto, melhora as rachaduras da pele e devolve a maciez.


Aplicações nos cabelos:
indicada para cabelos secos. Na forma de máscara de tratamento, ajuda a restaurar a maciez e a saúde dos fios, principalmente dos cabelos crespos e secos. Pode ser usada em sinergia com aveia e com óleo de semente de uva.


Contra-indicações:
na forma de banhos ou massagem corporal, deve ser evitada por mulheres grávidas.


Fonte: NEGRAES, P. Guia A-Z de plantas: beleza. São Paulo: Bei Comunicação, 2003. 278p.

Um comentário: