Seguidores

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Aveloz e o câncer


O aveloz (Euphorbia tirucalli) é um arbusto de origem africana, mas que conquistou todo o território do Brasil. Segundo várias pesquisas científicas o aveloz é capaz de combater o câncer, pois possui substâncias que são tóxicas, sobretudo, às células cancerosas. Atualmente está sendo testada uma droga 100% a base de aveloz em 40 mulheres com câncer de mama em alguns hospitais de São Paulo; vale lembrar que o medicamento já foi testado em cultura de células e em ratos. O objetivo é avaliar o efeito terapêutico e a segurança da droga, que, se continuar a render bons resultados, deve chegar ao mercado em 2011.

O medicamento feito de aveloz é composto por cinco moléculas com ação sinérgica. Uma dela, o ingenol, incentiva a destruição do tumor ao corromper o funcionamento das células cancerosas, levando-as à degeneração. O euphol, outra molécula do medicamento, estimula um fenômeno chamado apoptose, que é a morte programada da célula, uma espécie de suicídio da célula.


Fonte: Revista Saúde é vital. Número: 325. Junho de 2010.

O aveloz já é utilizado por algumas pessoas para combater o câncer por meio de tinturas. O risco, porém, é alto, já que a planta é considerada tóxica, dependendo da quantidade da dose.

3 comentários:

  1. o aveloz é de origem africana, e foi trazida e plantada no Nordeste.
    É comum achar E EM GRANDE QUANTIDADE no Piauí , Paraiba , Pernambuco, em em locais isolados. Em outros estados(levou-se mudas para interior de S. PAULO,Mato Grosso,Parana e outros em menor escala.
    Na Bahia colhi em Santa Barbara, na Paraiba colhi no campo de Futebol do Maguary -Ilha DO Bispo em João Pessoa-Pb

    ResponderExcluir
  2. Há controvérsias a respeito da dosagem.
    Mesmo porque depende do caso.
    Gostaria que um farmaceutico informasse se o correto é tomar 3 gotas de aveloz em um copo d'agua, tomando 3 colheres ao dia, ou
    02 gotas em um copo d'agua tres vezes ao dia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Antônio!
    Eu já encontrei a seguinte informação:
    Em um copo de água (200ml) acrescentar 1 gota do látex. Beber 3 vezes ao dia este volume, pela manhã, meio dia e a noite, por uma semana. Na segunda semana passar para 2 gotas, na seguinte passar para 3 gotas e 4 semanas usar 4 gotas.
    Não sei, porém, o que um farmacêutico acha disso.
    Obrigada pela participação no blog!
    Abraços.

    ResponderExcluir