Seguidores

domingo, 20 de junho de 2010

Combinações ideais na alimentação


Colocar no prato apenas comidas consideradas saudáveis não é o suficiente par garantir uma nutrição adequada. Fazendo as combinações certas entre alguns alimentos, o poder deles de beneficiar a saúde só tende a aumentar. Tudo vai depender da forma como os alimentos vão interagir entre si. A seguir, alguns exemplos:

1. Arroz + Feijão = contra a desnutrição: essa combinação supre grande parte dos nutrientes que precisamos, já que fornece aminoácidos essenciais, ou seja, os que o organismo não produz por conta própria. O aminoácido que é limitante em um, o outro possui. O arroz é pobre em lisina, presente no feijão. Este, por sua vez, não apresenta a metionina, abundante no arroz.
A combinação fica ainda mais nutritiva se o arroz for integral, pois contém mais nutrientes e fibras, se comparado ao branco.

2. Feijão + Suco de laranja = contra anemia: além de melhorar a digestão das carnes gordas, a laranja ainda ajuda a fixar no organismo todo o ferro consumido em uma feijoada, por exemplo. Não só a laranja, mas qualquer alimento rico em vitamina C ajuda na fixação do ferro, o que é importantíssimo na prevenção e combate à anemia.

3. Molho de tomate + Azeite de oliva extravirgem = contra doenças cardiovasculares: o licopeno, presente no molho de tomate reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Quando o molho é misturado com azeite, o licopeno é melhor absorvido, já que o mesmo é solúvel em gorduras. O azeite também combina com alimentos ricos em vitamina K, como folhas verde- escuras, repolho e nabo, pois gorduras mono e poli-insaturadas permitem que uma quantidade maior dessa vitamina, essencial para a coagulação do sangue, seja incorporada ao organismo.

4. Pão francês + Azeite de oliva extravirgem = contra compulsão alimentar: comer um pedaço de pão francês com um fio de azeite (ou queijo branco) antes do almoço pode acabar diminuindo o índice glicêmico da refeição, favorecendo a saúde.
O índice glicêmico é a velocidade com que o carboidrato é digerido pelo organismo. Quando isso acontece muito rápido, o nível de glicose também sobe rapidamente, favorecendo o acúmulo de gordura, ainda mais no abdômen.

5. Leite + Banana = contra osteoporose: não é apenas o cálcio que fortalece os ossos; o magnésio também exerce um efeito importante, pois é o mesmo que fixa o cálcio nos ossos. Já foi detectado que a deficiência do magnésio é mais comum na mulher com osteoporose do que a deficiência de cálcio. Na proporção ideal, os dois nutrientes podem ser encontrados em vegetais verde-escuros. Mas quando se trata de leite (um dos maiores representantes do cálcio) é preciso reforçar a dose de magnésio com alimentos como banana, grãos integrais, farelo de trigo, amêndoas e damasco.

6. Churrasco + Brócolis = contra o câncer: até a carne vermelha mais magra pode ser uma ameaça na churrasqueira, porque as altas temperaturas e o contato com a fumaça acumulam compostos como as nitrosaminas, altamente cancerígenas, à carne. Essas substâncias são responsáveis por aquela casquinha crocante que se forma no churrasco. Para amenizar o problema, o brócolis deve ser utilizado. Seus poderosos agentes antioxidantes ajudam o fígado a eliminar com mais facilidade as nitrosaminas, impedindo que parte delas seja absorvida pelo organismo.

Fonte: CID, S. Revista Sua Saúde - Ano:1; Número: 1; Junho de 2010.

Excelente semana a todos que visitam este blog! Voltem sempre, e recomendem aos seus amigos!!!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário