Seguidores

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dicas de saúde para o ano novo (e para todos os anos)!


Recebi de uma amiga, que fiz aqui pelo blog, essas dicas super úteis. Que tal tentarmos aplicá-las nesse ano que vem vindo?
Obrigada Cida, pelas mensagens e pelo carinho!

"As perspectivas para as próximas décadas definem um perfil de doenças cuja prevenção é possível, pois vamos morrer principalmente do coração, do câncer, da diabetes e das doenças pulmonares crônicas. A forma de evita-las pode ser muito simples, cuidando da alimentação, do excesso de álcool, deixando de fumar e fazendo muito exercício. Parece fácil, não? Vamos sugerir algumas mudanças:

1. Não tenha medo de mudar a rotina, no início um pouco de preguiça e insegurança, depois muito prazer e qualidade nas atividades diárias.

2. O despertar pode ser agradável se a noite de sono foi adequada.Invista na preparação para dormir, refeição leve, relaxamento, leitura e deixar para discutir a relação no dia seguinte.

3. A primeira refeição do dia é fundamental, hormônios ativos, metabolismo acelerado, adrenalina e cortisol aumentando, não deixe o corpo sem reservas e estressado, capriche no café da manhã.

4. Preserve suas redes de relacionamento familiares, profissionais, amigos, pois elas são uma proteção emocional para os momentos de dificuldades comuns no dia a dia e ajudam na defesa corporal.

5. Não vai caber tudo o que você quer fazer nas 24hs? Priorize a vida mental, o mais importante do trabalho, o relaxamento e lazer, proporcione suas atividades para realizá-las com satisfação.

6. As pessoas com o já conhecido jogo de cintura, criatividade, facilidade de adaptação e que enfrentam as dificuldades com resiliência (entortando, ganhando energia, sem quebrar) e tranquilidade, são mais felizes.

7. Se possível, exercite-se todos os dias! O melhor custo x benefício de qualquer das ações que você realizar, além da longevidade e saúde melhora o humor, e é imbatível como prevenção de doenças.

8. Envelhecimento precoce, rouquidão, pele enrugada, bronquite e enfisema, vai esperar ter um câncer para deixar de fumar.

9. Não devemos comer as gorduras saturadas pois, quando no sangue, agridem o revestimento interno das nossas artérias ( endotélio ) criando condições para os depósitos de gordura.

10. Pânico, Fobias Sociais, Estresse pós-traumático, Manias (obsessão/compulsão) são todas formas de manifestação da Ansiedade, cada vez mais presente na nossa vida.

11. Nem toda falta de memória é Mal de Alzheimer, as mais comuns dificuldades de memória estão ligadas ao "estresse", depressão e o cansaço exagerado.

12. A vida deve ser vista como uma rodovia de duas mãos! Energias chegam e energias devem sair! Aprenda a dizer não e coloca-las para fora! Armazenar as tensões aumenta a ansiedade e a pressão arterial!

13. Os pesquisadores são categóricos, tomar vitaminas não substitui os elementos nutritivos da alimentação, procure uma orientação nutricional e coma o melhor possível, está em suas mãos ou melhor na sua boca.

14. A Depressão está aumentando no mundo mais nos países ricos que nos pobres, o desafio é fazer o diagnóstico com rapidez, pois ela é um fator de risco importante para o infarto do miocárdio.

15. Lanches rápidos x refeições completas, prefira a segunda opção, pois é ilusório achar que os lanches são menos calóricos e engordam menos, ao contrário, reúnem em geral, gorduras e carboidratos em excesso.

16. Mais uma da ciência: a dieta rica em vegetais, frutas e legumes pode reverter à predisposição genética para as doenças do coração. Depois desta novidade vale a pena tentar mudar a alimentação.

17. Não acredite que a falta de problemas trará a felicidade. São eles que trazem o "estresse" positivo para as soluções essenciais para a nossa vida.

18. Maçã é uma grande alternativa para os intervalos das refeições, traz saciedade e diminui a pressão arterial.

19. Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso!

20. A antecipação do "estresse de fim de ano" era a DEZEMBRITE, depois a NOVEMBRITE, as tensões não cabiam só em dezembro, agora parece que duram o ano inteiro. Tudo melhora com o novo ano, tomara!

Prof. Dr. Carlos Alberto Pastore"

Nenhum comentário:

Postar um comentário