Seguidores

terça-feira, 10 de abril de 2012

O delicioso óleo essencial de alecrim

O alecrim era reverenciado como erva sagrada para memória; Culpeper disse que o alecrim "ajuda uma memória fraca e agiliza os sentidos". Na Idade Média, o alecrim era espalhado pelo chão e levado em ramalhetes para ser inalado em situações difíceis. Acreditava-se que a erva evitava os maus espíritos e era o elixir da juventude e da vida.

O alecrim era queimado em quartos de doentes para desinfetar e para proteger contra doenças infecciosas. Era também conhecido por suas qualidades revigorantes e estimulantes. Pesquisadores da Alemanha descobriram, em 1987, que a erva tem efeito estimulante no Sistema Nervoso Central, o que reforça a afirmação de Culpeper.

Para as emoções e a mente o alecrim é revigorante, estimulante e descongestionante. Ajuda na concentração e nos estudos, além de despertar alegria e bem-estar.

Na circulação o alecrim também e estimulante, ajudando a aliviar a sensação de cansaço nas pernas, reduzindo inchaço e  ativando a circulação.

Seu aroma é indicado para aliviar sintomas de resfriados e abranda congestões.

O alecrim é ainda considerado antifúngico e antibacteriano, podendo ser usado como desinfetante, ajudando a prevenir infecções e desodorizando o ar. Pode-se diluir 1 gota do óleo essencial em um difusor aromático, ou ainda adicionar 2 gotas do óleo essencial a 100ml de água fervida e resfriada e colocar em um borrifador de água; Chacoalhe bem e vaporize o ambiente.

Na área da beleza o óleo essencial de alecrim tem efeito refrescante e revigorante para a pele, podendo ser adicionando em tônicos de limpeza para a pele.

Contra-indicações: o óleo essencial de alecrim é contra-indicado para crianças hiperativas, para pessoas que possuem hipertensão arterial, trombose e para quem faz uso de remédios de homeopatia.

Texto baseado no livro de MAXWELL-HUDSON, C. Aromaterapia & Massagem. São Paulo: Vitória Régia, 2000.

2 comentários:

  1. Mari, sabe algum site aonde eu possa comprar esse óleo essencial? Que entregue em casa. To precisandoooooo!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Ana, tem os óleos essenciais da Sâmia que são mto bons: www.bysamia.com.br

      Vc pode comprar pela internet (é seguro) ou achar alguma loja que revenda perto de vc: http://www.bysamia.com.br/public/revendedores/

      Alecrim é tudo de bom! :)

      Beijos!

      Excluir