Seguidores

domingo, 6 de dezembro de 2009

Aromaterapia e depressão


Costuma-se abusar da palavra "depressão", logo muitas pessoas se dizem "deprimidas" quando, na verdade, estão sentindo uma tristeza temporária, ou uma queda de ânimo, para esses estados deveríamos usar as palavras melancolia e desânimo.

Felizmente, a maioria das pessoas "desperta" desse estado temporário de desânimo após um curto período de dias para retornar a sua "normalidade emocional".
Entretanto, quando alguém está se sentindo por baixo, seja pelas muitas mudanças em suas experiências emocionais, ou pela persistência de situações causadoras de melancolia, esse quadro corre o risco de desenvolver um verdadeiro estado depressivo.

A depressão é composta por um amplo espectro de disposições e não somente aquelas que indicam a apatia e a falta ou variação de humor, pois quem a sofre também se sente letárgico e aborrecido, além de demonstrar, frequentemente, uma falta de interesse em tudo. Mas algumas outras emoções também se agregam ao estado depressivo, tais como tristeza, sofrimento, remorso e vergonha. Segundo Rita Carter, a depressão é muito mais do que um simples estado de humor, uma vez que o cérebro de quem está deprimido é bem menos ativo do que o de uma pessoa normal, o que provavelmente contribui para os sintomas físicos da fadiga e da letargia.
Antes que uma pessoa possa ser "oficialmente" diagnosticada como depressiva, é necessário que sejam confirmados dois fatores: que a sua vida social esteja atingida e que esse quadro se apresente durante, pelo menos, duas semanas, embora alguns médicos situem o prazo de um mês.

Os sintomas procurados pelos médicos são os seguintes: falta de energia (sensação constante de "esgotamento"); problemas com o sono (dificuldades para dormir ou acordar muito cedo e de não conseguir dormir novamente); fazer tudo muito lentamente e irritação e incapacidade de se concentrar nas coisas.
Quando a depressão torna-se crônica, a pessoa que sofre é tomada pela impressão de que sua situação será interminável, não só porque se sente desamparada, mas também porque fica mentalmente exaurida e frequentemente pessimista, achando-se desprovida de qualquer valor.

Para a depressão, a aromaterapia - o uso de óleos essenciais - pode ser de grande valia. Os óleos essenciais neurotônicos e estimulantes, listados a seguir, são alguns dos mais apropriados para atenuar a depressão e estimular a mente:
Manjerona, lavanda e néroli.

Manjerona (
Origanum majorana): possui um amplo leque de propriedades indispensáveis para quem quer lidar com o sofrimento; relaxa os nervos, além de ser analgésica e capaz de aliviar a dor dos pesares. As propriedades neurotônicas que lhe são inerentes indicam sua eficácia para a depressão nervosa, já que elevam o ânimo e servem de auxílio para que se consiga lidar com a angústia e a exaustão emocional. A manjerona também é calmante, e por isso, ajuda quando houver preocupações, agitação e irritabilidade.

Lavanda (
Lavandula angustifolia): relaxa a mente e deixa o sono mais fácil, sendo ainda tônica para o sistema nervoso, ela é bastante eficaz quando aparece a depressão; ajuda a dispersar dores e ferimentos mentais e os pensamentos irritadiços. A lavanda é capaz de nos encorajar a aceitar as situações aflitivas, e ainda é capaz de "varrer o sofrimento".

Néroli (
Citrus aurantium var. amara - flor de laranjeira): ligeiramente tranquilizante é mais útil para os choques emocionais que iniciam os processos de sofrimento. Além de ajudar a dormir, esse óleo é neurotônico e eleva o ânimo quando aparece a fadiga. Seu maravilhoso aroma é capaz de aliviar aquela "dor emocional profunda que mina a esperança e a alegria". O óleo essencial extraído das folhas dessa mesma árvore (Citrus aurantium var. amara - folha) energiza o sistema nervoso, e por isso deve ser considerado na escolha de óleos essenciais a serem usados para esse caso, a despeito do seu preço elevado.

Fonte: PRICE, S. Aromaterapia e as emoções: como usar óleos essenciais para equilibrar o corpo e a mente. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001. 316p.

2 comentários:

  1. Mari, sei que não é bom comprar qualquer óleo essencial. Quais marcas você sugere? Fiquei mto interessada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Eu gosto muito dos óleos essenciais da Sâmia, você pode comprar pela internet: www.bysamia.com.br
    Posso te mandar por e-mail outras sugestões de óleos tb!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir