Seguidores

terça-feira, 23 de março de 2010

10 motivos para consumir hortaliças e frutas orgânicas


Aqui seguem 10 motivos para você se conscientizar, e se ainda não consome, começar a consumir os produtos orgânicos:

1. Sua comida fica mais gostosa:
esta é uma simples razão pela qual muitos dos famosos chefs procuram produtos orgânicos;


2. As substâncias químicas ficam fora do seu prato:
'produzido organicamente' significa produzido sem pesticidas, herbicidas ou fungicidas tóxicos ou fertilizantes artificiais que danificam o solo;


3. Você protege as futuras gerações:
um relatório do Environmental Group (Grupo de Trabalho Ambiental) diz que "Quando uma criança completa 1 ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira de oito pesticidas que provocam câncer". As crianças são mais vulneráveis.


4. Você protege a qualidade da água: pesticidas infiltram nos lençóis freáticos e córregos de água. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA calcula que os pesticidas, alguns deles causadores de câncer, já poluem metade da água potável dos EUA;

5. Você refaz bons solos:
revertemos a perda anual de bilhões de toneladas de terra boa. Agricultores orgânicos usam compostos e cobertura verde para tornar o solo vivo e saudável novamente, e isso colabora para o sabor do alimento;


6. Você ganha melhor nutrição:
um estudo preliminar em Chicago indica que frutas e hortaliças orgânicas contém 2,5 vezes mais minerais e vitaminas que o alimento produzido artificialmente;


7. Você paga o verdadeiro custo da comida: o alimento orgânico é, na realidade, a forma mais barata de comida. Uma alface convencional parece custar R$0,50, mas não se esqueça dos custos ambientais e médicos. O escritor Gary Null diz: "Se você somar o real custo ambiental e social de um pé de alface, ele pode vir a custar de 2 a 3 dólares".

8. Você ajuda o pequeno agricultor: o trabalhador rural precisa ser preservado; comprar o produto orgânico ajuda a acabar com o envenenamento por pesticidas de cerca de um milhão de agricultores por ano, no mundo inteiro, e ajuda a sustentar as pequenas propriedades e as famílias dos agricultores;

9. Você ajuda a restaurar a biodiversidade: fazendas orgânicas criam ecossistemas fortes, equilibrados e culturas mistas, em vez de monoculturas, que são mais sensíveis a pragas. Apesar do uso de pesticidas ter aumentado, as perdas por causa de insetos estão cada vez maiores;

10. Você reduz o aquecimento global e economiza energia:
o solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e nitroso; segundo Lovins, do Instituto de Montanhas Rochosas, a agricultura e administração florestal sustentáveis podem eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher safras.


Assim, fica a dica: quando for às compras, lembre-se dos benefícios à sua saúde e ao meio ambiente, e opte pelos produtos orgânicos.


Fonte: www.planetaorgânico.com.br

2 comentários:

  1. Sou uma apaixonada consumidora de alimentos orgânicos. Aprendi a consumir esses alimentos em uma aula sobre agrotóxicos no mestrado de engenharia agrícola na Unicamp. Fiquei tão chocada com a quantidade de produtos químicos utilizados na agricultura convencional que passei a frequentar a feira de orgânicos na mesma semana.

    Tenho sorte de viver em uma cidade (Campinas) com um movimento em prol dos alimentos orgânicos bem ativo. Há diversas lojas onde podemos encontra-los, feira de orgânicos três vezes por semana, além de ser fácil encontrar nos mercados.

    O preço tem melhorado bastante, sendo mais caro mesmo os alimentos que precisam de maiores cuidados e que, na agric. convencional, levam uma carga altíssima de produtos químicos.

    Gostei muito do seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara!
    Eu também sou apaixonada por orgânicos! Uma vez, durante uma aula de biologia na faculdade, o professor disse que o excesso de agrotóxicos e produtos químicos no geral, colocados na agricultura, podia danificar até mesmo a molécula do DNA!
    É uma pena que os orgânicos ainda sejam tão pouco conhecidos, e seu acesso seja tão restrito pela maioria da população.
    Mas aqui em Petrópolis também temos feiras orgânicas e lojas especializadas, é o movimento orgânico crescendo pelo país! :)
    Obrigada pela sua participação aqui no blog!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir