Seguidores

terça-feira, 9 de março de 2010

O excesso de doces e a desatenção!


Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o excesso de doces diariamente atrapalha a nossa capacidade de concentração. Imagine os músculos e os tendões ligados aos ossos, que são o eixo central do corpo. O sabor doce relaxa e distensiona toda a ligação destas estruturas moles do corpo com o eixo central, trazendo flacidez muscular, falta de força e cansaço.

Da mesma forma que os doces promovem a dispersão em relação à forma corporal, promovem também dispersão no mundo das idéias e diminuem a nossa capacidade de concentração.

Doces e chocolates são instintivamente usados como calmantes em situações de maior estresse. A água com açúcar é um remédio caseiro eficaz quando queremos relaxar e nos afastar temporariamente do centro de tensão, do medo ou do susto.

Raízes indicadas nas dispersões:

Raízes e tubérculos nos prendem à terra, que é o nosso centro, e são indicados para melhorar nossa capacidade de concentração. A intenção desses alimentos, segundo a medicina energética, é a de fortalecer nossas próprias raízes, comendo mais raízes. Entre elas as mais indicadas são: aipim, inhame, cenoura, beterraba, bardana e todos os tipos de batatas.

Para acender o dia e iluminar a memória:
  • Inicie o dia com uma colher de chá de mel, debaixo da língua. O mel em pequena quantidade, logo de manhã, melhora a atenção por fornecer frutose e glicose, que são rapidamente transformadas em energia;
  • Após o mel coma uma noz. As nozes possuem a forma do cérebro e são indicadas há milênios para reforçar a atenção e a memória. Hoje sabemos que a indicação procede; elas são ricas em vitaminas do complexo B e em colina, essenciais para a neurotransmissão;
  • Inclua ainda, pela manhã, uma raiz como cenoura ou beterraba em um suco de frutas ricas em vitamina C e bioflavonóides, que são substâncias que melhoram a assimilação de oxigênio cerebral;
  • Coma mais frutas ricas em bioflavonóides e vitamina C: laranja, tangerina, acerola, caju, morango, framboesa e cereja.

Fonte: CURVO, J.; TUCHE, W. As cinco estações do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. 154p.

2 comentários:

  1. Legal essa dica do mel e da noz. Começarei a fazer isso a partir de amanhã pra ver se noto alguma diferença. :)

    ResponderExcluir
  2. Super dicas amiga! Estou a duas semanas sem comer doces e melhorei muito o meu rendimento nos estudos!
    Vou adotar o mel e a noz agora! Prático e gostoso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir