Seguidores

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A importância dos pés





Leonardo Da Vinci referiu-se ao pé como o melhor dispositivo de engenharia do mundo: ele contém cerca de um quarto dos ossos do corpo e absorve três vezes o peso do corpo a cada passo. Apesar disso, o pé é muito esquecido. Pés cansados e doloridos afetam nossa aparência, sensação e movimentos.

Os pés têm milhares de terminações nervosas, por isso uma massagem nos pés regula e beneficia todo o corpo, além de mantê-los macios e flexíveis.

Para preparar a massagem, faça um escalda-pés com água quente por cerca de 10 minutos. Você pode acrescentar na água algumas gotas de óleo essencial de alecrim, para combater a retenção de líquidos; cipreste ou gerânio para cãimbras; e eucalipto ou lavanda para revitalizar. Não se esqueça de diluir o óleo essencial antes em um pouco de mel, pois assim ele se mistura na água. 2 gotas de óleo essencial já são suficientes.

Mistura de óleo para pés cansados: dilua 4 gotas de óleo essencial de lavanda ou hortelã-pimenta em 10ml de óleo de semente de girassol, ou óleo de semente de uva, ou ainda de amêndoas doces. Pode substituir o óleo por 10 gramas de creme neutro.

Mistura de óleo para pés inchados: dilua 3 gotas de óleo essencial de lavanda e 3 gotas de óleo essencial de alecrim em 10ml de óleo de semente de girassol, ou óleo de semente de uva, ou ainda de amêndoas doces. Pode substituir o óleo por 10 gramas de creme neutro.

Faça a massagem antes de dormir, e coloque meias para manter o pé hidratado e a penetração dos óleos essencias através da pele.

FONTE: MAXWELL-HUDSON, C. Aromaterapia&Massagem. São Paulo: Vitória Régia, 2000.112p.

Boa semana para todos que passarem por aqui!!!



4 comentários:

  1. Muito interessante essa tencina para relaxar os pés. Achei também em outro blog falando sobre os benefícios do escalda pés.. se quiser dá uma olhada lá achei mto legal o blog.
     
    http://blog.otris.com.br/?p=153

    ResponderExcluir
  2. Oi Leticia!
    Obrigada pela participação e pela dica!!! :)
    Olharei o site que indicou! Fazer escalda-pés realmente é algo muito relaxante!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. este blog ainda esta'ativo?
    gostaria de saber se bebes podem tomar banhos relaxantes ,calmantes,e revitalizantes. E'para um bebe de um ano. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, banhos com óleos essenciais e com ervas não são indicados para bebês de 1 ano!
      Até para crianças maiores deve ser usado com cautela! As crianças são mais sensíveis e suscetíveis a alergias e reações.
      Abraços!

      Excluir