Seguidores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alimentos indicados na prevenção do câncer


O câncer é uma doença que está cada vez mais presente na sociedade; Fatores psico-emocionais, estresse, fumo, alimentação rica em gordura, excesso de carne bovina, álcool e consumo regular de pesticidas nos alimentos estão entre alguns fatores que favorecem o aparecimento da doença.

Para prevenir o câncer, além de cuidar do aspecto psicológico, precisamos cuidar da alimentação. Existem alguns alimentos importantes para beneficiar e prevenir o nosso organismo (lembrando-se sempre da importância de consumir os produtos orgânicos); Aqui estão eles:

Sementes de linhaça: fonte natural de ômega 3, ômega 6 e vitamina E. O ômega 3 é importante no tratamento do LDL- o mau colesterol; O ômega 6 diminui tensões pré-menstruais e displasias mamárias; E a vitamina E exerce efeito protetor na membrana celular. As fibras solúveis da linhaça diminuem as taxas de colesterol, previnem o instestino preso e previne o câncer. Seu efeito protetor de câncer é sobretudo para mama, endométrio e próstata.
A linhaça deve ser liquidificada para ser bem absorvida no nosso organismo. Compre as sementes, bata no liquidificador até formar uma farinha e armazene na geladeira.

Vitamina feita com 300ml de suco de laranja, 1/2 cenoura pequena, 1/4 de pepino e 1 colher de sopa de germe de trigo: a combinação da vitamina C da laranja, com o betacaroteno da cenoura, a vitamina E do germe de trigo e o selênio do pepino e também do germe de trigo, traz um potente efeito antioxidante e protetor celular.
Quanto maior for o consumo de vegetais orgânicos, menor o risco de incidência ou reincidência de câncer. Frutas, hortaliças, fontes de betacaroteno, vitamina E, vitamina C e selênio nos ajudam a neutralizar o excesso de radicais livres que depois de lesarem a membrana celular, modificam o DNA, dando início ao processo de formação tumoral.

Crucíferas: são hortaliças ricas em enxofre como o brócolis, repolho, couve, couve-de-bruxelas e couve-flor, que além de ricas em vitaminas, minerais e fibras, contêm sulforafane, substância que ajuda a diminuir a progressão do tumor.

Tofu (queijo de soja): é uma importante fonte de fitormônios, indicado sobretudo na prevenção do câncer ginecológico e de próstata.

Sementes de girassol: são fontes de vitamina E e bioflavonóides, protetores celulares.

Shitake: pesquisas demonstraram que esses cogumelos possuem quantidades significativas de compostos bioativos capazes de agir na diminuição do risco de câncer e excesso de colesterol.

FONTE: CURVO, J.; TUCHE, W. As cinco estações do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. 154p.

Excelente início de setembro a todos! A primavera vem vindo, que possamos florescer nossos sonhos...



Um comentário:

  1. Importante lembrar a importância de um bom funcionamento intestinal! Além de muitas fibras devemos beber muita água!! Ótimas dicas amiga!! Sugiro também um suco de laranja com mamãe e semente de linhaça - rico em vitamina C, A, gordura insatura e fibras - ótimo para estimular o intestino! Beijos

    ResponderExcluir