Seguidores

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Você sabe para que serve o ácido fólico?


O ácido fólico também pode ser chamado de vitamina B9. Entre os estudos mais recentes, está um trabalho conduzido por pesquisadores do México e dos Estados Unidos, publicado na revista científica "Cancer Research". Eles afirmam que esse micronutriente protege o pulmão contra o câncer mesmo no caso dos fumantes.


Outra pesquisa, do International Medical Center of Japan, em Tóquio, aponta a substância como redutora do risco de depressão em homens.

O ácido fólico participa de reações quimicas importantes no nosso organismo e ajuda a prevenir contra doenças relacionadas a processos oxidativos, inclusive alguns tipos de câncer.

Grávidas devem dar uma atenção especial ao ácido fólico: ele previne a má formação fetal e contribui para o desenvolvimento do bebê.

Recomendação diária: 400 microgramas. Vegetais crus e orgânicos são os que concentram a substância em maior quantidade.

As melhores fontes:
1. Cogumelo Shimeji - 1 xícara = 794 microgramas (mcg).

2. Brócolis - 2 flores = 568 mcg.

3. Tomate - 1 unidade = 249 mcg.

4. Espinafre cru - 2 xícaras = 239 mcg.

5. Feijão preto - 1 concha = 119 mcg.

6. Rúcula crua - 2 xícaras = 100 mcg.

7. Couve crua - 3 colheres = 70mcg.

Fonte: Revista Saúde! Número: 324, 2010.

4 comentários:

  1. gostari de saber se ajuda a engravidar

    ResponderExcluir
  2. Olha, na verdade o ácido fólico ajuda a evitar a má formação do feto, ou seja, ajuda a prevenir o bebê de certas doenças; Além disso, diminui os sintomas de náuseas da gravidez.
    Deve-se utilizar o ácido fólico durante 3 meses antes da gravidez para obter essas finalidades.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. comecei a tomar o acido fólico estes dias , mas já estou tentando engravidar a um tempo por isso não tenho usado métodos contraceptivos. existe algum problema se eu engravidar agora?
    se eu engravidar tendo tomado menos de 1 mês o acido fólico ele não protege o bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nytinha, o ideal mesmo é que você tome por 3 meses antes de engravidar, mas se você engravidar agora, sem ter tomado esse tempo todo, não quer dizer que não protegerá o bebê. Você poderá tomar inclusive durante a gravidez. Recomendo que você converse com seu médico a respeito. Abraços!

      Excluir