Seguidores

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Berinjela e o coração


A berinjela é um alimento, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, indicado para liberar o calor estagnado no coração, tórax e pescoço que acumulamos com as nossas tensões, amarguras ou frustrações. Podemos fazer uma analogia entre a berinjela e a válvula da panela de pressão que evita uma explosão por excesso de vapor contido.

A berinjela é especialmente indicada para pessoas de coloração avermelhada no tórax e pescoço; nas sensações de calor subindo a cabeça; nos zumbidos e tonteiras; nas vulnerabilidades à rouquidão devido ao estresse; nas manifestações explosivas de ira e mau humor; nos excessos de colesterol, hipertensão e doenças coronarianas.

Suco de berinjela: é indicado para ajudar na diminuição do colesterol, refresca e tranquiliza.
Ingredientes: 1/2 berinjela fatiada, 500ml de suco de laranja; 5 folhas de hortelã fresca; 1 colher de sopa de mel.
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida. Rendimento: 2 copos.

Berinjela ao forno com molho de abóbora: a combinação do amargo da berinjela com o doce da abóbora é calmante e diminui a sensação de "nó" e pressão no peito.
Ingredientes: 4 berinjelas pequenas, descascadas e cortadas ao longo em fatias; 4 tomates descascados e picados; 1 cebola média picada; 1 ramo de manjericão fresco; 300g de queijo minas ralado; 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem; cebolinha a gosto.
Passe as berinjelas rapidamente em uma frigideira, a fim de pré-aquecê-las.
Para o molho de abóbora: 500g de abóbora descascada e picada; 2 xícaras e meia de água fervendo; noz-moscada e sal a gosto.
Cozinhe a abóbora por 2o minutos nas 2 e meia xícaras de água, ou até que esteja macia e depois bata-a no liquidificador, com a água do cozimento, sal e noz moscada a gosto. Reserve.

Numa forma refratária disponha as fatias de berinjela, molho de abóbora e queijo. Termine com uma camada de tomates picados salpicados pelo queijo minas ralado. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno, até que o queijo derreta. Após retirar do forno regue com o azeite e salpique com manjericão fresco.

Rendimento: 8 porções de 110cal cada.

Fonte:CURVO, J.; TUCHE, W. As cinco estações do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. 154p.

Observação importante: dê preferência à berinjela, abóbora, manjericão, hortelã (e todos os outros ingredientes citados acima) de origem orgânica, pois a produção orgânica é livre de agrotóxicos, pesticidas e produtos químicos em geral. Sua saúde agradece!!!

Um comentário:

  1. Coincidentemente eu comi uma lasanha de berinjela hj. Bem legal o texto! :)

    ResponderExcluir