Seguidores

domingo, 30 de maio de 2010

Saúde mental


O dia de domingo, normalmente, é um dia contraditório: algumas pessoas amam, outras odeiam! Muitas acham que é um dia nostálgico, outras o consideram parado, enquanto outras aproveitam para descansar e relaxar.
Seja qual for o significado do domingo para você, leitor desse blog (tem algum leitor aqui? Rs), a usar um tempinho desse dia para refletir sobre a saúde mental...
Acredito que a mente comanda 99% das nossas funções corporais: uma mente triste, preocupada, desajustada, com certeza emanará essas energias para suas células, e consequentemente, sua função metabólica será alterada formando então o que chamamos de doença física.
Por sua vez, pensamentos de positividade, otimismo, alegria fazem exatamente o mesmo, só que influenciam as células a metabolizarem saúde. E não é apenas isso, o fato de ser uma pessoa flexível, disponível a mudar já constitui uma forma de manutenção da saúde: todos temos problemas, mas a forma de lidarmos com eles é que nos transformam em pessoas doentes ou saudáveis.
Como é difícil transformar nossos pensamentos... Sim, eu sei, mas vamos exercitar! Os florais, a aromaterapia, a cromoterapia, entre outras terapias podem ajudar nesse aspecto, mas hoje, deixo um texto da escritora Martha Medeiros que saiu hoje na Revista do jornal "O Globo" aqui do Rio de Janeiro:

"Saúde Mental

Acabo de saber da existência de um filósofo grego chamado Alcméon, que viveu no século VI a.C., e que, certa vez, disse que saúde é o equlíbrio de forças contraditórias.
O psicanalista Paulo Sergio Guedes, nosso contemporâneo, reforça a mesma teoria em seu livro ("A paixão, caminhos & descainhos", em que ele discute os fundamentos da psicanálise). Escreve Guedes: 'A saúde constitui sempre um estado de equilíbrio instável de forças, enquanto a doença traz em si a ilusória sensação de estabilidade e permanência'.
Não sei se entendi direito, mas me pareceu coerente. O sujeito de boa cuca não é aquele que pensa de forma militarizada. Não é o que nunca se contradiz. Não é o cara regido apenas pela lógica e que se agarra firmemente em suas verdades imutáveis. Esse, claro, é o doente.
Do nascimento à morte, há uma longa estrada a ser percorrida. Para atravessá-la, recebemos uma certa munição no reduto familiar, mas nem sempre é a munição que precisávamos: em vez de nos darem conhecimento, nos deram regras rígidas. Em vez de nos ofertarem arte, nos deram apenas futebol e novela. Em vez de nos estimularem a reverenciar a paixão e o encantamento, nos adestraram para ter medo. E lá vamos nós, vestidos com a camisa de força emocional, encarar os dias em total estado de insegurança, desprotegidos para uma guerra que já começa dentro da própria cabeça.
Armados até os dentes contra qualquer instabilidade, como gozar a vida?
A paz que tanto procuramos não está na previsibilidade e na constância, e sim no reconhecimento de que ambas inexistem: nada é previsível nem constante. E isso enlouquece a maioria das pessoas. Quer dizer que não temos poder nenhum? Pois é, nenhum.
É um choque. Mas o segredo está em acostumar-se com a ideia. Só então é que se consegue relaxar e se divertir.
Ou seja, a pessoa de mente saudável é aquela que, sabedora da sua impotência contra as adversidades, não as camufla, e sim as enfrenta, assume a dor que sente, sofre e se reconstrói, e assim ganha experiência para novos embates, sentindo-se protegido apenas pela consciência que tem de si mesmo e do que a cerca - o universo todo, incerto e mágico.
Acho que é isso. Espero que seja isso, pois me parece perfeitamente curável, basta a coragem de se desarmar. O sujeito com a mente confusa é um cara assustado, que se algemou em suas próprias convicções e tenta, sem sucesso, se equilibrar em um pensamento único, sem se movimentar.
Já o sadio baila sobre o precipício". (Martha Medeiros)

E com as palavras maravilhosas de Martha, desejo a todos uma excelente semana!

domingo, 23 de maio de 2010

Balas de gengibre


Já falei sobre as propriedades medicinais do gengibre (Zingiber officinalis) em um post do dia 10/10/2009.

Agora, darei uma poderosa receita de bala de gengibre, a qual é infalível para qualquer dor de garganta, e excelente para quem usa muito a voz (professores, palestrantes, cantores, etc.)

Aprendi essa receita nas aulas de fitoterapia da faculdade, e sempre que podia, fazia nas férias. Meus amigos gostavam muito, e espero que gostem também!

Bala de gengibre:

Ingredientes: 3 xícaras de açúcar mascavo, 1 colher (chá) de manteiga, suco de meio limão (de preferência o siciliano), meio copo de água ou chá como malva, tansagem ou hortelã, 250g de gengibre.
Modo de fazer: Descasque o gengibre e rale-o em pedaços pequenos; Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até o ponto de bala (Coloque um pouco da mistura em um pote de água fria, e veja se é possível enrolá-la).
Despeje a bala em pia de mármore, untada, e espere esfriar. Com as mãos untadas, corte em filas a mistura, enrole e pique as balas.
No fim, peneire as balas com açúcar de confeiteiro.

Indicações: afecções da garganta.

Ótima semana para todos!!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Eucalipto e seus benefícios para o inverno!


O inverno está chegando! É tempo de chocolate quente, chás quentinhos, sopinhas, assistir à filmes embaixo das cobertas... E mais um monte de delícias... Mas também, infelizmente, nessa época do ano, há um aumento de casos de problemas respiratórios: gripes, resfriados, sinusites, rinites...

Diante desses problemas, lembro logo do poderoso óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus); Facilmente reconhecido pelo seu aroma, que lembra a cânfora, o eucalipto é um remédio clássico para os problemas respiratórios e integra muitos produtos comerciais para resfriados e congestões nasais. Também é usado para mal-estares peitorais, problemas musculares e para purificar o ar. Original da Austrália, a árvore foi introduzida na Europa no final do século XVIII e destilada comercialmente nos anos 1850.

Propriedades terapêuticas:
tradicionalmente, os aborígenes australianos cobriam feridas com folhas de eucalipto para apressar a cura. Pesquisas recentes confirmam que o óleo tem propriedades antiinflamatórias e alívio de dores, e pode reduzir inchaços e acelerar a cura.

Dores e indisposições: o óleo de eucalipto parece esfriar a pele, mas aquece os músculos; para dor nas costas (rigidez e dores na região lombar, ombros e pescoço) uma massagem com óleo essencial de eucalipto pode trazer muitos benefícios e bem-estar; para isso, adicione até 5 gotas do óleo essencial em 20ml de óleo carreador (óleo de amêndoas doces ou óleo de semente de uva, por exemplo) ou em 20g de creme de massagem. O cineol que ele contém, torna-o analgésico, e também baixa febres.

Problemas respiratórios:
o principal constituinte do óleo essencial de eucalipto, o cineol, é responsável por seus poderosos efeitos anti-séptico, antivirótico e expectorante. Use-o diluído em água nos difusores aromáticos (4 gotas), assim o aroma do eucalipto espalha-se no ambiente, e penetra no organismo por via aérea; ou em massagens, como citado acima, principalmente na região das costas e peitoral - o aroma forte relaxa o peito e pode aliviar a congestão.

Alergias e infecções:
o eucalipto possui propriedades antibacterianas, é um bom agente antivirótico e estimula o sistema imunológico. Quando usado em difusores aromáticos, ou vaporizadores, o oléo essencial reduz micróbios no ar.

Contra-indicações:
não é indicado o uso de eucalipto por pessoas asmáticas e por pessoas que fazem qualquer tratamento com homeopatia.

Fonte: MAXWELL-HUDSON, C. Aromaterapia & Massagem. São Paulo: Vitória Régia, 2000. 112p.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cenoura e beleza!


A cenoura (Daucus carota) não é apenas um excelente alimento, fonte de vitaminas, minerais e fibras; mas também um poderoso aliado para a estética.

Ela possui as seguintes propriedades medicinais: antiinflamatória, antimicrobiana, anti-séptica, cicatrizante, emoliente, estimulante do sistema linfático, queratolítica, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.


Aplicações no rosto:
a cenoura é indicada para peles secas. Usada em máscaras de beleza e cremes hidratantes para cuidar de peles ressecadas e ajudar a prevenir e retardar os sinais de envelhecimento. Utilizada em óleos e cremes tônicos de massagem facial para tratar rugas. Em cremes nutritivos noturnos, amacia e devolve brilho à pele, além de ser excelente tônico para peles cansadas.


Aplicações em boca e dentes:
usada em bochechos que ajudam a tratar aftas.


Aplicações no corpo:
empregada em óleos de massagem para reduzir edemas e inchaços, ajudando a drenagem linfática.


Aplicações no rosto e corpo:
usada em pomadas cicatrizantes de pequenos ferimentos, peles rachadas, eczemas, queimaduras e úlceras. Ainda em forma de pomada, é indicada para auxiliar na cicatrização sem deixar marcas, já que inibe o processo de formação de queratina. Em forma de creme ou simplesmente em banhos de imersão feitos com seu decocto, melhora as rachaduras da pele e devolve a maciez.


Aplicações nos cabelos:
indicada para cabelos secos. Na forma de máscara de tratamento, ajuda a restaurar a maciez e a saúde dos fios, principalmente dos cabelos crespos e secos. Pode ser usada em sinergia com aveia e com óleo de semente de uva.


Contra-indicações:
na forma de banhos ou massagem corporal, deve ser evitada por mulheres grávidas.


Fonte: NEGRAES, P. Guia A-Z de plantas: beleza. São Paulo: Bei Comunicação, 2003. 278p.

domingo, 2 de maio de 2010

Uma das possibilidades da psicossomática da Síndrome do Ovário Policístico


A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio que envolve a função do hipotálamo e da hipófise, causando a ovulação crônica. Pode estar envolvida com a obesidade e a suspensão da menstruação (amenorréia), ou em vez disso, surgir sangramento uterino irregular.

Geralmente, as mulheres afetadas por essa disfunção ovariana possuem uma boa capacidade criativa. Quando é para aplicá-la em benefício dos outros, imediatamente viabilizam excelentes idéias para sanar os problemas alheios; mas, em se tratando dos emaranhados que afligem a si mesmas, nada conseguem fazer para solucioná-los.
Existem sentimentos ambivalentes nessas mulheres; elas sabem que podem fazer muito em benefício de uma situação, entretanto, não colocam em prática suas idéias. Pensam em diversas possibilidades, mas acham difícil concretizá-las.

Organizar-se interiormente é indispensável para essas mulheres. Procurar fazer cada coisa no seu devido tempo; não se lamentar por tudo o que fizeram ontem, nem tampouco se programar para o amanhã. O mais importante é serem presentes e atuantes na realidade. Deixar fluir livremente as idéias pertinentes aos fatos que se desenrolam a sua volta.

Um floral interessante para tratar o emocional dos ovários policísticos é o Pomegranate, do sistema floral da Califórnia. Esse floral é da romã, e se pararmos para analisar, a romã assemelha-se ao ovário, cada carocinho corresponde aos folículos ovarianos.

Fonte: VALCAPELLI. Metafísica da Saúde. Vol.2. 3ed. São Paulo: Centro de Estudos Vida & Consciência Editora. 2005. 176p.