Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2012

Pensamento

Compartilho esse pensamento muito inspirador de Fritz Perls, um psicoterapeuta e psiquiatra que reuniu diversos estudos da área de psicologia e desenvolveu a Gestalt-terapia - uma abordagem psicoterapeuta.

"Eu faço minhas coisas,
você faz as suas.
Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas.
Você é você e eu sou eu.
E se por acaso nos encontramos, é lindo
Se não, nada há a fazer".
(Perls )

A Gestalt-terapia aborda conceitos como: a realidade do aqui/agora, o organismo como totalidade, a unidade organismo/meio, a dominância da necessidade emergente e uma reflexão sobre o conceito da agressão , que é entendida como uma força biológica importante para o crescimento.

O contato por si só é transformador, a sua natureza possibilita a espontaneidade. A abertura a um contato satisfatório é elemento de cura na Gestalt-Terapia.
Uma teoria bastante aceita entre os gestaltistas é a de J. Zinker (1979), este define o o processo da seguinte forma:
  • Awareness (sensação): é o surgimento de impressões vagas, inquietude, que logo começa a se dar conta, passa a ter consciência, se a awareness se dá por completo o sujeito é capaz de identificar a sua necessidade dominante.
  • Energização/Ação: Nesta etapa o organismo convida seus músculos para a ação, há uma sensação crescente de energia, a awareness passa a ser organizada em prol de sua satisfação.
  • Contato: É nesse momento que se entra em contato com o que satisfará a necessidade, é o momento do encontro com a diferença (eu e não-eu), a transformação se dá, as figuras emergem de forma nítida.
  • Retirada / Conclusão: A necessidade foi satisfeita e o organismo se retira, neste momento há a resolução e o alívio, a energia começa a se retrair.
  • Retraimento: Aqui há o fechamento da gestalt, a energia se retrai totalmente, têm-se a sensação de dever cumprido.
O Ciclo Gestáltico reflete o funcionamento saudável do organismo. Durante o ciclo podem ocorrer interrupções e a energia pode ficar estagnada ou ser prolongada. Logo começam a surgir os distúrbios do contato.
Um grande avanço da Gestalt-Terapia, é o fato de compreender o indivíduo observando a forma como este se satisfaz, o estabelecimento do contato, seja com o meio, seja com pessoas é de suma importância no pensamento gestáltico.

Os alimentos e o colesterol

Alguns alimentos podem ajudar a diminuir a taxa de colesterol ruim (LDL) do nosso organismo. Vejamos alguns deles:

Cebola: a cebola tem uma ação hipolipidêmica por causa dos princípios à base de enxofre que ela contém, entre eles a metil cisteína sulfurosa e o alipropil disulfídio. A cebola é apontada como um alimento da dieta para controle da arteriosclesrose e dos triglicerídeos;

Aveia: a aveia contém fenóis de atividade antioxidante inibidores da ação da LDL e beta-glucanas, fibras que estimulam a excreção do excesso de colesterol;

Limão e grapefruit: contêm pectinas que auxiliam na redução das taxas de colesterol e atuam no fortalecimento dos vasos; O grapefruit, especificamente, possui narigina, que impede a agregação de células vermelhas;

Açafrão: também chamado cúrcuma, diminui os níveis de LDL sintetizado pelo fígado;

Alcachofra: usada como hortaliça ou chá, contém cinarina, que age no controle do colesterol.

Uva: contém resveratrol, que impede o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;

Mamão: contém papaína, que auxilia na decomposição de gorduras;

Ruibarbo: pode diminuir o nível total de colesterol sérico, pois inibe uma enzima (esqualene epoxidase) envolvida na síntese do colesterol;

Berinjela: auxilia no equilíbrio dos altos níveis de colesterol.

Todos esses alimentos, portanto, devem fazer parte da dieta das pessoas com alta taxa de colesterol.

Lembre-se sempre que uma alimentação saudável faz parte da prevenção de doenças e da conquista da qualidade de vida. Dê preferência aos orgânicos, pois os mesmos não contêm agrotóxicos, adubos químicos e nenhum tipo de substância prejudicial à saúde.

Fonte: AZEVEDO, E. de. Trofoterapia e Nutracêutica. Blumenau: Nova Letra, 2007.


terça-feira, 27 de março de 2012

A essência floral de Bach Sweet Chestnut e o perfil da criança que necessita desse floral

O floral Sweet Chestnut ajudará a quem se encontra num estado de desespero mental terrível, com a sensação de que a própria Alma está sendo destruída. A angústia é tanta que parece insuportável, e a pessoa sente que está no limite de sua resistência. Não consegue ver a saída de seu sofrimento, mas a procura desesperadamente. Não vê a luz no fim do túnel.

É o maior grau de desespero que a pessoa pode sentir, pois acha que nem a morte vai libertá-la da dor. Entretanto, não apresenta tendências suicidas. Esse tamanho grau de desespero pode ocorrer após algum sofrimento prolongado, a perda de entes queridos, o fim de um longo relacionamento, restando a sensação de um futuro sombrio e sem esperanças.

O Dr. Bach descreveu para "o desespero sem esperança daqueles que sentem que atingiram o limite de sua tolerância".

Como é a personalidade da criança Sweet Chestnut? É aquela que entra em desespero e angústia profunda quando passa por uma dor muito grande como na perda de seu animalzinho de estimação, de um amigo ou uma pessoa que ama. Sente-se completamente sozinha, desamparada e desprotegida, não vendo saída para a situação.
Sweet Chestnut vai acalmá-la, confortá-la e mostrar que nem tudo está perdido, da mesma forma que o fará com os adultos nas mesmas situações.

Fonte: PARONI, M.; PARONI, C. Aprenda a ser feliz com os florais de Bach. 2ed. São Paulo, 2003.

Eu tive o grande prazer e privilégio de conhecer a belíssima árvore deSweet Chestnut no Kew Garden de Londres (foto acima).

Mensagem do Dr. Bach: "Tenha esperança e confiança no futuro, visualizando e dirigindo-se para a Luz. Acredite em si mesmo, e lembre-se que cada dia é uma nova oportunidade".

Que todos nós possamos ter esperança de um futuro melhor, e que nossos corações sintam-se preenchidos com muita paz.



 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Uma das possibilidades psicossomáticas da obesidade

A obesidade é um assunto que é sempre pesquisada pela comunidade científica e explorada por oportunistas que oferecem regimes milagrosos que mais prejudicam o corpo do que resolvem o problema.

O aumento de peso tem afetado boa parte da população; A preocupação com a elevação de peso, na maioria das vezes, é exagerada, porque não só afeta o físico, mas também abala a auto-estima e fere o amor-próprio.

Excesso de peso é um constante desconforto. O espelho denuncia a existência de curvas indesejadas no corpo, as roupas não cabem mais, e para o desespero da pessoa, ela precisa admitir que engordou.

O que mais afeta as pessoas que estão acima do peso é serem taxadas de gordas e discriminada no grupo de amigos. A adequação é um dos objetivos de qualquer um, portanto a obesidade fará a pessoa sentir-se inadequada; isso causa grande abalo emocional. 

Antes de se dedicar a um método de redução de peso, é preciso integrar-se com a própria realidade corporal, porque muitas vezes a pessoa não está tão acima do peso como imagina, mas, em sua visão distorcida do próprio corpo, ela equivale a alguém que posui peso bem elevado.

ACEITAR o próprio peso não significa acomodar-se à condição em que se encontra. Se a pessoa se integrar com a sua REAL CONDIÇÃO, sem se depreciar, ela vai escolher um método de emagrecimento que não agrida o corpo e não prejudique a saúde.

Quem comete exageros, aventurando-se em regimes rigorosos e exercícios pesados para perder o máximo de peso em mínimo de tempo, não respeita os limites do corpo e, consequentemente, agride-se. Empenhar-se nos objetivos estéticos é saudável, mas não se deve radicalizar.

O verdadeiro bem-estar não depende do peso que o corpo apresenta, mas sim de como a pessoa está se sentindo interiormente.

Cuidar do corpo é um gesto de carinho. Evitar os excessos e preservar a integridade física com dietas amenas intercaladas com exercícios leves representa uma maneira natural de perder peso, sem a pressão exercida pela baixa auto-estima quando se atrela o emagrecimento à felicidade.

A insegurança e a fragilidade interior tornam a pessoa dependente das formas físicas para estabelecer vínculos afetivos. Já aqueles que são interiormente saudáveis, além dos cuidados com o corpo, consideram outros talentos como agentes de integração e preservação de um relacionamento. A estética corporal promove uma aproximação circunstancial. A condição emocional é responsável por estender uma relação.

No âmbito metafísico, o aumento de peso está relacionado com a fragilidade interior, que se compara a uma imaturidade emocional. A pessoa pode sentir-se despreparada para lidar com algumas situações, geralmente na relação familiar ou afetiva, mas pode ser também de ordem profissional ou social.

Assustada com o desenrolar dos fatos, sente-se desamparada. Em vez de enfrentar as dificuldades do ambiente, recorre aos subterfúgios para atenuar suas frustrações.

Um dos mecanismos de fuga mais frequentes é a alimentação. A pessoa precisa sempre estar mastigando algo para atenuar o ócio ou extravasar a indignação. Também o prazer do alimento compensa o desconforto da realidade, preenchendo o vazio interior.

Outra forma de compensar é por meio das faculdades mentais. Enquanto pensam em tudo o que tem que fazer, emitem impulsos mentais para o organismo, que, em virtude disso, se prepara para exaustivas atividades, armazenando uma série de nutrientes absorvidos na digestão, principalmente as gorduras, que servem de combustível para o corpo na hora de realizar as tarefas planejadas.

As pessoas acima do peso tendem a mostrar grande afeto para com os outros, mas em seu íntimo pode repousar uma grande carência. Exemplos disso ocorrem quando existe um término de relacionamento, ou uma perda de emprego, ou uma queda financeira, as pessoas podem ganhar muito peso na busca de preencher a lacuna emocional, que é compensada pelo revestimento de gordura no corpo.

Dedicar-se a uma reformulação das condições interiores representa um ingrediente fundamental nas dietas e exercícios que visam à redução ou controle de peso.

Fonte: VALCAPELLI & GASPARETTO. Metafísica da Saúde. Volume 3. Editora Vida e Consciência, 2004.

Os florais de Bach podem ajudar na motivação e na auto-estima corporal, fatores fundamentais para a perda de peso. Óleos essenciais da aromaterapia também podem auxiliar nesse despertar emocional e na queima de gorduras.
Procure auxílio na natureza para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar! :)

quarta-feira, 21 de março de 2012

De olho na postura!

Gestos simples e repetidos como carregar bolsas, assistir televisão, dirigir, lavar louça, entre outros, de forma errada podem levar a dores muito incômodas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial sofrerá de dores nas costas em algum momento da vida.

A longo prazo, as dores nas costas, podem colaborar para o envelhecimento precoce da musculatura entre as vértebras e levar a dores cervicais ou lombares.

A coluna é essencial para a sustentação do nosso corpo, além de absorver e dissipar as sobrecargas. Graças a ela podemos girar e mexer para frente, para trás e para os lados; Muitas pessoas não sabem que músculos de várias partes do corpo, como tronco, pernas, braços, pelve e pescoço, estão ligados à coluna.
As consequências de uma má postura incluem: tensões musculares, dores de cabeça, dores no pescoço, artroses, hérnias e compressões das articulações.

Padrões emocionais de sobrecarga, baixa auto-estima, depressão e ansiedade podem estar relacionados com a má postura, já que infuenciam a forma de nos mostrarmos para o mundo.

A postura ideal é aquela em que há equilíbrio entre os músculos e ossos, distribuindo o peso entre os dois lados do corpo.

A melhor postura para se deitar: quadril, ombro e cabeça devem estar alinhados. Use almofadas entre as pernas e os braços, e opte por colchões de alta densidade;

A melhor postura para se sentar: apoie o corpo sobre a parte anterior do ísquio (ossa da pelve que sentimos quando sentamos sobre a mão). Com os pés paralelos e plantados no chão, forme um ângulo de 90 graus com os joelhos. Prefira cadeira com encosto;

A melhor postura para ficar em pé: distribua o peso do corpo entre os calcanhares e a região abaixo dos dedos dos pés, que devem ficar paralelos;

A melhor postura para abaixar: com a cabeça alinhada à coluna, flexione o quadril, joelhos e tornozelos para alcançar o chão. Ao levantar um objeto mais pesado, apoie um dos joelhos no chão.

Para aliviar as dores e tensões nas costas e musculares, massagens terapêuticas podem ser muito eficazes, além da reflexologia; ambas liberam endorfinas no nosso organismo, proporcionando bem-estar.
A reflexologia regula ainda as funções do nosso corpo, diminuindo as dores e equilibrando todas as funções.

Para ajudar nos padrões emocionais, os florais podem ser uma ótima pedida.

Viva a saúde!

Texto baseado no livro "De olho na postura" dos autores Christina Ribeiro e Victor Liggieri da Summus Editorial.

domingo, 4 de março de 2012

Substituindo o sal por outros temperos


Sabemos que o sal pode ser um vilão para a nossa saúde, pois além de reter líquidos ainda pode causar hipertensão arterial. Por isso, devemos ter muito cuidado com a quantidade de sal que colocamos na nossa comida, substituindo, em partes, por condimentos saborosos e que fazem bem a saúde, facilitando até mesmo a digestão e beneficiando o organismo como um todo.
Lembre-se sempre de verificar a quantidade de sal (sódio) na embalagem de alimentos industrializados, evitando ao máximo o seu consumo.
Veja, a seguir, algumas sugestões de tempero:

Alecrim - para carneiros, frango, carne de porco, pães, batatas;
Coentro - para saladas, ensopados de peixe e pratos asiáticos e mexicanos;
Endro - para salmão, arenque, vitela, cenouras, pepinos, batatas, queijos frescos;
Hortelã - para pepino, batatas, ervilhas, queijos, melão, sopas frias, carneiro, iogurte;
Manjericão - para peixes, vitela, galinha, frutos do mar, saladas, ovos, pesto, tomates, massas;
Sálvia - para carne de porco, vitela, pato, peru, grãos, ovos, ricota, risotos, massas;
Tomilho - para aves, carnes assadas, caçarolas, batatas;
Pimenta caiena - para pratos indianos, mexicanos, frutos do mar, molhos;
Anis estrelado - para carne de porco, pato, frango, peixes, frutos do mar, marinadas;
Canela - para sobremesas de frutas e chocolates, pratos do Oriente Médio, bolos, pães, pudins e arroz;
Cominho - para pratos indianos e mexicanos, carne de porco, frango, carneiro, queijos, sopas;
Cúrcuma - para arroz, grãos, chutneys, confere ao alimento cor amarela;
Gengibre - para pratos orientais e indianos, frangos, legumes, algumas frutas, bolos, biscoitos;
Mostarda (semente ou em pó) - para carne de boi ou porco, frango, coelho, legumes, caldos, molhos;
Noz moscada - para molhos brancos e de carne, massas, batatas.

Boa semana e boas receitas para todos!