Seguidores

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os benefícios de um bom sono


Dormir não é apenas descansar. De certo modo, é durante o sono que o corpo trabalha bastante, inclusive para se recuperar do desgaste diário. Um sono de qualidade garante não só disposição física e mental como ajuda a afastar a obesidade e os problemas cardiovasculares.
Vejamos os benefícios de uma boa noite de sono:

1. Efeitos positivos na balança: não adianta só suar a camisa e fazer dieta a semana inteira. Saiba que para perder os quilos extras é preciso dormir bem. Ao adormecermos, a produção de hormônio da saciedade, a leptina, aumenta e a da grelina, o do apetite, diminui consideravelmente. O sono adequado permite que esse sistema fique bem regulado, limitando aquela vontade de atacar a geladeira no dia seguinte.

2. Relógio ajustado: é no breu noturno que a glândula pineal secreta a melatonina. Graças a ela temos um sono restaurador - e todos os órgãos trabalham direito e na hora certa. Hormônio do nosso sistema biológico, sua produção é inibida em ambientes iluminados. Portanto, nunca durma de luz acesa ou em frente à TV.

3. Bem-estar: se por um lado diminuimos a produção do hormônio do estresse, por outro, aumentamos a liberação de serotonina, responsável pelas sensações agradáveis. Além de diminuir a tristeza, esse neurotransmissor reduz a vontade de ingerir doces para acalmar os ânimos.

4. Crescimento: a glândula pituitária, situada na base do cérebro, produz GH, o hormônio do crescimento, enquanto você dorme. Não pense que se trata de uma substância importante apenas para crianças. Nada disso! Além de esticar os ossos, ela promove a queima de gordura e regula o açúcar no sangue.

5. Mais memória: durante o sono, uma área do cérebro chamada hipocampo transmite as informações recebidas durante o dia a outra área, o córtex. Este organiza os dados, seleciona o que é útil e armazena no cérebro. Pela manhã ficará mais fácil resolver aquele problema aparentemente sem solução.

6. Diminuição do estresse: durante o sono, seu corpo reduz a produção de cortisol e adrenalina, dupla hormonal fabricada pelas glândulas supra renais que dispara nos momentos de tensão. É uma trégua para o corpo, depois de um dia atribulado. E essa trégua faz a diferença: quem não dá esse tempo no cortisol não consegue controlar os nervos.

7. Coração resguardado: de dia, o sistema nervoso autônomo, mantém nossos batimentos cardíacos em perfeito equilíbrio. Quando dormimos, porém, ele diminui sua atividade, fazendo com que a frequência cardíaca fique 20% abaixo do normal durante a maior parte da noite. Se nos privamos do sono, é como se nosso coração não descansasse; logo, dormir diminui o risco de problemas cardiovasculares.

Fonte: Revista Saúde. Editora: Abril. Número: 324. Maio, 2010.

Dicas para dormir bem:

Tome um banho quentinho antes de deitar, pois ajuda no relaxamento;
Chás calmantes como camomila, capim-limão, erva doce podem ser ingeridos antes de deitar;
Uma gota do óleo essencial de lavanda no travesseiro ajuda a induzir o sono;
Evite grandes estímulos à noite, como televisão no quarto e música alta no ambiente; prefira músicas clássicas baixinhas, e leia algum livro edificante, com mensagens agradáveis - fique longe de notícias de violência;
Deite-se apenas quando tiver sono, a fim de evitar estar deitado e repensando em possíveis problemas acumulados durante o dia;
E por fim, a essência floral Rescue Sleep (associação do Rescue Remedy com o White Chestnut) ajuda a trazer boas noites de sono, se tomada 4 gotas/4 vezes ao dia.




5 comentários:

  1. Oi Mariana!! Descobri seu blog e adorei as dicas, principalmente sobre o Rescue Sleep. Este ano tem sido mto difícil para mim, sofri com duas mortes na família, stress no trabalho, duas operações que precisei fazer e para piorar, meu horário no emprego mudou!! Tenho que acordar às 2 da madrugada!!! Com tudo isto, estou tendo mta dificuldade para dormir e acabei fazendo uso dos tarjas-pretas. Só que no dia seguinte fico péssima: mta dor de cabeça e memória abalada (e preciso mto da memória e atenção para o meu trabalho!)
    Como vc me aconselha a usar o rescue sleep? Com as 4 gts/4 x ao dia nao vou ficar sonolenta o dia todo???
    Aguardo ansiosa sua resposta...
    Obrigada,
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabela!
    Fico realmente muito contente com o elogio do blog, obrigada!
    Fique tranquila que o Rescue Sleep não vai deixá-la sonolenta, ele atua de forma sutil, equilibrando nossas emoções e ajuda a atenuar o estresse e a preocupação. Como você descreveu um pouco mais da sua situação, recomendo que além do Rescue Sleep você também pode fazer uso do floral Star of Bethlehem - que ajuda a limpar traumas e choques, consola as perdas; e o Walnut para adaptação às mudanças, já que mencionou ter mudado a hora de trabalho. Ambos são florais de Bach e podem ser feitos no mesmo vidro de 30ml: Rescue Sleep + Star of Bethlehem + Walnut; Pode tomar as 4 gotas / 4 vezes ao dia.
    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida pode escrever outra vez, será um prazer te ajudar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Estava navegando e encontrei seu blog.
    Achei bastante interessante e recomendarei.
    Gostaria de poder fazer parte da sua lista de blogs.
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriella! Super obrigada pela visita e pelo comentário! Seja mto bem vinda e volte sempre!!!! Visitarei o seu blog tb!!! :) Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu blog. Também sou fã das ervas naturais.

    ResponderExcluir