Seguidores

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mais dicas sobre mudanças de hábitos


Excesso de trabalho, cansaço, ansiedade com relação ao futuro, engarrafamentos, e muitas outras situações desagradáveis, esgotam as nossas energias e prejudicam o humor. Para reverter esse quadro, a solução é adotar novos e bons hábitos, e ganhar pique, entusiasmo e alegria ao lidar com a rotina.

1. Aposte nas amizades: cerque-se de pessoas positivas, que valorizam o que tem e acrescentam coisas boas à sua vida;

2. Faça acontecer: coloque um ponto final na síndrome da procrastinação - a mania de adiar ações e decisões -, que acomete muita gente. Não terminar tarefas, deixar pendências e assumir responsabilidades além do que se pode fazer contribuem para o aumento da ansiedade. A pessoa fica com os afazeres não cumpridos o tempo todo martelando na cabeça. Esboce um plano para resolver o que é urgente e organiza-se!

3. Veja o lado positivo das situações: reclamar e ficar de mau humor faz com que o organismo aumente a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Por exemplo: você planeja ir à praia no fim de semana, mas a previsão do tempo anuncia frio e chuva. Pense: é possível alterar o clima? É claro que não, mas dá para mudar os planos, como ir ao cinema, fazer um jantar com os amigos, assistir DVDs da série que mais gosta...
E mais : preste atenção em seus pensamentos . Começar o dia de maneira positiva, acreditando que ele será bom, predispõe o cérebro a mudar a energia, o humor e até mesmo as nossas ações, tornando-nos mais entusiasmados e confiantes.

4. Ouça música: a música suave ajuda a relaxar os músculos e dilui emoções destrutivas.

5. Aproxime-se da natureza: cuidar das plantas pode proporcionar equilíbrio emocional e canalizar os efeitos negativos do estresse do cotidiano. Mexer na terra, por exemplo, é uma espécie de terapia para aplacar a ansiedade.

Fonte: Revista Nestlé com Você. Número: 52. Dezembro de 2011.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dicas de saúde para o ano novo (e para todos os anos)!


Recebi de uma amiga, que fiz aqui pelo blog, essas dicas super úteis. Que tal tentarmos aplicá-las nesse ano que vem vindo?
Obrigada Cida, pelas mensagens e pelo carinho!

"As perspectivas para as próximas décadas definem um perfil de doenças cuja prevenção é possível, pois vamos morrer principalmente do coração, do câncer, da diabetes e das doenças pulmonares crônicas. A forma de evita-las pode ser muito simples, cuidando da alimentação, do excesso de álcool, deixando de fumar e fazendo muito exercício. Parece fácil, não? Vamos sugerir algumas mudanças:

1. Não tenha medo de mudar a rotina, no início um pouco de preguiça e insegurança, depois muito prazer e qualidade nas atividades diárias.

2. O despertar pode ser agradável se a noite de sono foi adequada.Invista na preparação para dormir, refeição leve, relaxamento, leitura e deixar para discutir a relação no dia seguinte.

3. A primeira refeição do dia é fundamental, hormônios ativos, metabolismo acelerado, adrenalina e cortisol aumentando, não deixe o corpo sem reservas e estressado, capriche no café da manhã.

4. Preserve suas redes de relacionamento familiares, profissionais, amigos, pois elas são uma proteção emocional para os momentos de dificuldades comuns no dia a dia e ajudam na defesa corporal.

5. Não vai caber tudo o que você quer fazer nas 24hs? Priorize a vida mental, o mais importante do trabalho, o relaxamento e lazer, proporcione suas atividades para realizá-las com satisfação.

6. As pessoas com o já conhecido jogo de cintura, criatividade, facilidade de adaptação e que enfrentam as dificuldades com resiliência (entortando, ganhando energia, sem quebrar) e tranquilidade, são mais felizes.

7. Se possível, exercite-se todos os dias! O melhor custo x benefício de qualquer das ações que você realizar, além da longevidade e saúde melhora o humor, e é imbatível como prevenção de doenças.

8. Envelhecimento precoce, rouquidão, pele enrugada, bronquite e enfisema, vai esperar ter um câncer para deixar de fumar.

9. Não devemos comer as gorduras saturadas pois, quando no sangue, agridem o revestimento interno das nossas artérias ( endotélio ) criando condições para os depósitos de gordura.

10. Pânico, Fobias Sociais, Estresse pós-traumático, Manias (obsessão/compulsão) são todas formas de manifestação da Ansiedade, cada vez mais presente na nossa vida.

11. Nem toda falta de memória é Mal de Alzheimer, as mais comuns dificuldades de memória estão ligadas ao "estresse", depressão e o cansaço exagerado.

12. A vida deve ser vista como uma rodovia de duas mãos! Energias chegam e energias devem sair! Aprenda a dizer não e coloca-las para fora! Armazenar as tensões aumenta a ansiedade e a pressão arterial!

13. Os pesquisadores são categóricos, tomar vitaminas não substitui os elementos nutritivos da alimentação, procure uma orientação nutricional e coma o melhor possível, está em suas mãos ou melhor na sua boca.

14. A Depressão está aumentando no mundo mais nos países ricos que nos pobres, o desafio é fazer o diagnóstico com rapidez, pois ela é um fator de risco importante para o infarto do miocárdio.

15. Lanches rápidos x refeições completas, prefira a segunda opção, pois é ilusório achar que os lanches são menos calóricos e engordam menos, ao contrário, reúnem em geral, gorduras e carboidratos em excesso.

16. Mais uma da ciência: a dieta rica em vegetais, frutas e legumes pode reverter à predisposição genética para as doenças do coração. Depois desta novidade vale a pena tentar mudar a alimentação.

17. Não acredite que a falta de problemas trará a felicidade. São eles que trazem o "estresse" positivo para as soluções essenciais para a nossa vida.

18. Maçã é uma grande alternativa para os intervalos das refeições, traz saciedade e diminui a pressão arterial.

19. Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso!

20. A antecipação do "estresse de fim de ano" era a DEZEMBRITE, depois a NOVEMBRITE, as tensões não cabiam só em dezembro, agora parece que duram o ano inteiro. Tudo melhora com o novo ano, tomara!

Prof. Dr. Carlos Alberto Pastore"

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mel - néctar poderoso


O mel é considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza, rico em vitaminas A, D, E e C.
Essas vitaminas são antioxidantes, e por isso, previnem o envelhecimento precoce da pele, assim como manchas, rugas e flacidez.

Além disso, o mel possui propriedades hidratantes, pois a frutose, um dos seus açúcares predominantes, capta a molécula de água e se mantém ligado a ela, evitando a desidratação da pele.

Todas essas qualidades, somadas à importante capacidade de auxiliar na regeneração dos tecidos, acabam fazendo com que o mel seja utilizado em diversos produtos cosméticos.

Assim, vamos usufruir das propriedades do mel em casa com deliciosas receitas caseiras:

1. Para olhos cansados: misture 1 colher de água com 1/2 colher de mel puro. Passe nas pálpebras superiores e inferiores, de dentro para fora. Logo depois dê batidinhas com as pontas dos dedos onde tiver as marcas de expressão, a fim de ativar a circulação.

2. Hidratação dos lábios: use a mesma mistura acima, acrescida de óleo de gergelim frio, nos lábios e ao redor da boca. Friccione um lábio no outro para ajudar a absorção.

3. Máscara descongestionante para o rosto: junte 2 colheres (sopa) de aveia, 1 colher média de mel e 1 xícara de chá-verde bem concentrado. Mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Aplique em todo o rosto, inclusive ao redor dos olhos, e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, retire com água água corrente e enxugue a pele. Finalize aplicando em todo o rosto um algodão embebido no chá-verde morno - ele é desintoxicante.

Fonte: Revista Bons Fluidos. Número 151. Outubro 2011.

domingo, 30 de outubro de 2011

Dicas para cuidar da sua própria horta


Uma horta pode deixar sua casa mais bonita e enriqueçer o seu cardápio com temperos e verduras sempre fresquinhas e orgânicas; Ela estimula os sentidos como o olfato, paladar e a visão, estebelecendo uma nova sintonia com a natureza.

Durante o plantio ainda ocorrem trocas energéticas entre você e a terra. O corpo tem duas saídas para a descarga de energia: os pés e as mãos. O contato dessas superfícies com o solo é capaz de eliminar a tensão e os excessos de irritabilidade dos órgãos internos, e ao mesmo tempo, passa a receber a energia viva e renovadora da natureza.

Incluir o cultivo no nosso cotidiano pode transformar nossa mente, acalmando-a, já que a plantação estimula a calma e a paz interior.

A seguir, alguns cuidados para a sua horta:

1. Ervas e hortaliças precisam de pelo menos 3 horas de sol por dia. Coloque os vasos no local mais ensolarado da casa;

2. A rega deve ser feita apenas quando a terra estiver seca. Se sair água pelo fundo do vaso, é sinal de que é o suficiente. Caso forme "pocinhas de água" na superfície é sinal de que a terra está muito seca. Fique atento;


3. Alimente a terra a cada 30 ou 40 dias com algum tipo de adubo, como húmus de minhoca ou composto orgânico;


4. As plantas não gostam de vento. Por isso, procure colocá-las em locais arejados, mas protegidos;


5. Quanto maior for a planta mais fundo deverá ser o vaso. o mínimo é ter pelo menos 20cm de profundidade para que as raízes tenham espaço para desenvolver plenamente;


6. Rúcula, cebolinha, salsinha, hortelã, manjericão e menta precisam somente ser podadas para que brotem novamente;


7. Se a horta for atacada por insetos, é sinal de que algo não vai bem. Verifique se há sol demais ou de menos, se a terra ficou seca ou se o vaso está velho. Para eliminar os bichinhos prefira os inseticidas naturais;

8. Nunca arranque as folhas de ervas como salsinha, hortelã, cebolinha, rúcula. Corte-as em no máximo 3 cm acima da terra. De manjericão, tomilho, alecrim, corte apenas os brotos. Frutos como jiló, berinjela, tomate basta colher quando estiverem maduros;


9. Ao menos uma vez por semana dê uma atenção especial para observar se não há fungos e insetos. Diariamente, toque na terra e veja se está úmida. Estando seca, regue sempre com delicadeza e, caso a raiz comece a sair pelos buraquinhos do vaso, é sinal de que ele está pequeno e a planta precisa ser transplantada.


FONTE: BERNAL, P. Revista Bons Fluidos. Número 151. Editora: Abril. Outubro, 2011.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O floral de Bach Aspen


A essência floral Aspen é muito importante para o momento atual da humanidade: tudo está indefinido; temos medo do novo, a sensação de estar tudo cinzento, um sentimento desconfortável que não sabemos definir exatamente, como se a luz do sol não mais voltasse para dissipar as sombras.

Hoje tudo está vago, as pessoas não tem mais segurança de seus empregos, nem da própria estrutura humana em que estamos inseridos. Parece que o mundo material não nos oferece mais nenhum suporte. O único apoio que sempre teremos é confiar no Divino, isto é, na Providência Divina, que vai nos proteger e prover o que necessitamos.

A flor do Aspen é prateada; nasce no início da primavera, na Europa, ainda quando os dias estão sem muita força do sol, para dissipar o cinzento do final do inverno e trazer Luz. Traz consigo a confiança, desfaz a sensação de medo do novo e proporciona o renascimento da vida. Atualmente, a humanidade tem sofrido muito com a violência, que tem provocado muita destruição; sente-se medo do que será o amanhã, de um modo vago, como se tudo estivese escuro à frente - como o medo do terrorismo, os desastres naturais, que não sabemos de onde vem - tudo indefinido, isto é, um medo tipo Aspen, por não sabermos quem é ou o que é (uma sombra).

O floral vai nos ajudar a enfrentar o novo de modo mais confiante e a acreditar que temos proteção Divina ao nosso lado, que é o nosso "Guarda-Costa", o nosso Anjo da Guarda. É o floral indicado para ajudar a discernir sentimentos reprimidos de medo, clarear o que está obscuro e despertar a coragem para enfrentar o que está encerrado no inconsciente. O que é o lado inconsciente? É o lado desconhecido, a parte que guarda todas as vivências anteriores, o passado e também o futuro. Dentro do inconsciente habita a sombra do que ficou mal resolvido, mas também a luz pessoal, a energia dos Anjos e o Eu Superior.

Portanto, se estamos em paz no nível da Alma, o Eu Superior, ou seja, o inconsciente estará atuando a nosso favor; receberemos suas mensagens interiores como sinais de luz para a vida. É a voz interior ou a intuição que nos passa toda a sua sabedoria.

O Aspen atua como uma essência harmonizadora e reguladora, conecta-nos com a vibração correta do inconsciente, para receber as mensagens de sabedoria do Eu Superior e dos Anjos.

Quando fazemos o auto-conhecimento ou a terapia, mergulhamos nas nossas emoções profundas, e muitas vezes temos medo - o Aspen é o floral mais indicado para essas condições, extremamente útil no momento que estamos a enfrentar nossas sombras. As sombras podem ser vivências ou sofrimentos mal resolvidos do passado, que ficaram dentro de nós e estão a provocar medos. O Aspen oferece confiança e coragem para confrontarmos, desvelarmos o que está oculto, promovermos cura e, finalmente, liberdade a parte de ser - original - que faz parte do lado da luz.

Referência Bibliográfica: MONARI, C. Informativo Mona´s Flower, número5.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

No coração da paz


Tenho uma amiga bem querida, a Fernanda Fock, que enviou uma mensagem muito legal por e-mail, e compartilho com vocês:

"A coragem implica em assumir riscos, e o risco é algo que sempre temos de assumir sozinhos. .... Se há escolhas a fazer, tente discernir se as opções permitem que você sinta a expansão, como se a energia fluísse de dentro para fora, ou se, ao contrário, você sente retesamento, como se a energia estivesse sendo espremida ou apertada dentro de você. Tenha a coragem de confiar em escolhas que despertem uma sensação de expansão dentro de você. Dentro desse novo espaço, você pode respirar, viver e criar. ... Ninguém melhor do que você, que vive em seu corpo vinte e quatro horas por dia, para saber do que você precisa e o que você quer." Lori Wilson, do livro "No coração da paz".

Espero que gostem também!!!

domingo, 11 de setembro de 2011

A aventura de viver seus sonhos!


Estou lendo um livro bem interessante chamado "A aventura de viver seus sonhos" da autora M. J. Ryan.

Colocarei aqui alguns trechos interessantes para você que, assim como eu, quer mudar alguma coisa em sua vida:

"Sua vontade é que move a energia da criação, atraindo você para o desejo do seu coração. Por isso, é necessário, de fato, permitir-se querer e acreditar que aquilo que você deseja é possível, mesmo que não saiba como obtê-lo. Se você limita suas escolhas somente ao que parece possível ou razoável, você se desconecta do que realmente deseja, e tudo o que resta é uma concessão. Por isso, não se preocupe, pensando até onde você tem de ir - a força de criação está do seu lado".

"Nossos hábitos atuais são como ajustes predefinidos em nosso cérebro - fazemos a mesma sequência tantas vezes que as conexões se queimam automaticamente. Os neurologistas agora afirmam que é possível usar essa capacidade em prol da mudança desejada. É realmente simples. Durante alguns minutos por dia, visualize nitidamente o circuito para o novo comportamento se desenvolvendo, de fato, em seu cérebro. Imagine novas pontes serem construídas para tornar mais fácil para você, por exemplo, ser otimista, comer saudavelmente ou levar a vida sem excesso de preocupação. Essa visualização usa a capacidade que a mente tem de criar fisiologicamente as imagens nas quais nos concentramos. Você pode, de fato, criar novos circuitos ao pensar intensamente neles sendo formados".

"É muito provável que este não seja o momento perfeito para você começar. Haverá obstáculos. Considere esses desafios como testes do tipo 'É isso mesmo que você deseja?'. Em outras palavras, você está mesmo decidido a mudar de profissão, a ficar em forma ou parar de fumar? Examine seu coração e ouça a resposta para essa pergunta. Se você for realmente capaz de dizer sim, então poderá realizar seu desejo".

domingo, 28 de agosto de 2011

O floral californiano Chamomile


O floral Chamomile é extraído das flores de camomila (Matricaria recutita). A camomila é conhecida por seus efeitos calmantes, diminuindo o estresse e a insônia.

Já as pessoas que necessitam do floral Chamomile tendem a acumular tensão psíquica ao longo do dia, em particular na região do estômago. Muitas vezes têm dificuldade em liberar o stress emocional à noite e, por isso, sofrem de insônia. Isso é particularmente verdadeiro quanto às crianças, cujos inúmeros problemas estomacais costumam ser de fundo emocional.

O floral Chamomile ajuda a alma a liberar a tensão retida na região do estômago e do plexo solar, e a harmonizar sua energia solar interior para que alcance uma maior paz e estabilidade emocional. Chamomile alivia as muitas pequenas emoções que perturbam a vida da alma, ajudando-a a estabilizar essas emoções com serenidade.

É recomendado tomar 4 gotas / 4 vezes ao dia para usufruir dos benefícios do floral.

Excelente início de semana a todos!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Música para o corpo e para a alma


Recebi um e-mail de uma pessoa muito querida, que me conheceu aqui pelo blog. É a divulgação de um CD, cujo autor libera seu download, sem custos. A ideia é divulgar o máximo possível, pois ele diz que a música eleva a vibração das nossas células, ajudando na cura dos males do corpo e da alma.

Segue um trecho do e-mail:
“A frequência desta Música Celestial se comunica com a Inteligência Divina do corpo a um nível celular, elevando a consciência de cada célula. Enquanto a música acalma e conforta as células, a habilidade natural de se curar é intensificada. Esta música sagrada é compatível e funciona em harmonia com cada modalidade de cura ou tratamento médico que uma pessoa possa optar por experienciar. A música ressoa com uma bênção adicional para todos que estejam lidando com alguma forma de câncer".


O link para baixar a música é: www.FredericDelarue.com ou www.eraofpeace.org

Desejo a todos um final de semana com muita paz (e música)!!!!


sábado, 23 de julho de 2011

Sobre a frustração...


Lendo a coluna do psicanalista Alberto Goldin no caderno de domingo do jornal "O Globo" (10/07/2011), achei interessante o que ele falou sobre frustração. Compartilho com vocês:

"Uma pessoa frustrada na sua vida afetiva ou profissional não pode ser generosa e, para aliviar a decepção, terceiriza seu mal-estar, produzindo infelicidade ao seu redor. Trata-se de uma atitude humana perfeitamente compreensível e, argumentado a seu favor, preciso esclarecer que nem sempre a frustração é um saber consciente e reconhecido pelo seu protagonista que, ignorando-o, o considera injusto e ofensivo. Por isso, quanto menor a consciência, maior a agressividade. Seus motivos são diversos: seria por decepção, sentimento de injustiça, por acreditar que casou com a pessoa errada, sentir sua vida pouco glamourosa, ser menos rica ou bonita, ou talvez menos reconhecida do que, idealmente, mereceria. Ou seja, é de alguma forma, maltratada pelo destino. Como resultado de uma existência na contramão, a pessoa se lamenta agressivamente pelo que lhe falta, sem valorizar o que tem. O paradoxo infeliz é que o protesto agressivo é um crime que não compensa e, ao contrário, aprofunda o mal-estar, sem resolvê-lo. Este panorama desolador tem solução, mesmo que seja difícil de implementar. Para reverter este quadro, é necessário dispor e mobilizar grandes doses de humildade, palavra-chave que sintetiza inteligência e sabedoria.
Passar de perseguido
a tolerante supõe uma mudança tão radical que só pode ser alcançada em condições extremas: tragédias, separações, doenças, acidentes. Poucos visionários modificam espontaneamente suas atitudes. São pessoas com suficiente talento para frear antes de cair no abismo, destino obrigatório daqueles que, com ou sem razão, maltratam gratuitamente seus companheiros".

Interessante para refletirmos!!!

Até a próxima...

domingo, 3 de julho de 2011

Palavras reconfortantes


Não existe felicidade maior do que ter a felicidade de ter AMIGOS. Eu me considero privilegiada por contar com pessoas tão especias! Tenho um grupo de amigas da faculdade que permanece até hoje, compartilhamos nossas alegrias e tristezas, mesmo apesar da distância geográfica, e mantemos um encontro anual, que é contado os dias no calendário para chegar!

Tomo a liberdade para compartilhar aqui lindas palavras da minha amiga Denise, as quais me confortaram a alma, e espero confortar a dos que por aqui passarem também.

"A vida as vezes se torna um nó desses que a gente não consegue desatar...
nessas horas é dificil encontrar saida e ver luz... é dificil libertar-se...
nada de clareza, pouca/nenhuma fé
somente confusões...
saber q faz parte da caminhada não alivia a dor...
saber que é só um momento não diminui a raiva...
mas independente de qualquer coisa continuamos caminhando
pq mesmo nesses momento a vida nos chama...
existe algo que nos mantem caminhando...
seria possivel ao menos aceitar? não...
mas continuamos na estrada...
um dia, que pode ser amanhã ou muitos dias depois,acordamos diferente...
o sol parece ter mais luz e as relações fazem mais sentido...
esse tb é um momento... isso tb passa...
e continuamos caminhando..."

Obrigada, Dê!
Obrigada as minhas amigas lindas!!!

Boa semana a todos!!!!

sábado, 18 de junho de 2011

Envelhecimento e felicidade na cultura brasileira


Um artigo interessante que li sobre envelhecimento, escrito pela antropóloga Mirian Goldenberg:

"Envelhecimento e felicidade na cultura brasileira

Há muitos anos, venho realizando pesquisas sobre os desejos e as preocupações das mulheres brasileiras. Em 2008, comcei a estudar o envelhecimento feminino. Tenho entrevistado mulheres brasileiras entre 50 e 90 anos. O que mais tem me chamado a atenção são duas ideias muito presentes nas falas das pesquisadas: a das perdas e a dos ganhos com envelhecimento.

Quando falam das perdas, elas destacam os problemas de saúde, menopausa, as dificuldades com a família e as mudanças no corpo, especialmente a facilidade para engordar. Aquelas que estão sozinhas dizem que gostariam de ter um parceiro e que acham muito difícil encontrar alguém com o passar dos anos. Revelam também que têm medo de serem ignoradas ou de não serem mais respeitadas por estarem mais velhas.

Felizmente, apareceu muito forte a ideia dos ganhos com o envelhecimento. Para elas, mais importante do que as perdas são as conquistas que só são possíveis quando se envelhece. Entre os principais ganhos, elas apontaram a liberdade associada a mudanças positivas, conquistas, descobertas, amadurecimento, sabedoria, aceitação e cuidado para consigo. Uma entrevistada afirmou: 'Agora cuido muito mais de mim, estou mais atenta para as relações que vivo, procuro ser mais feliz. Já casei, tive filhos, trabalhei muito. Agora é hora de cuidar de mim mesma. Decidi que iria estudar, fazer ginástica, viajar, fazer tudo o que sempre desejei, mas não podia, pois tinha de cuidar dos filhos, do marido, trabalhar. Agora é o momento mais feliz da minha vida'.

Comparando o discurso das brasileiras pesquisadas com o de algumas mulheres que entrevistei na Alemanha, pude perceber algumas diferenças interessantes. A ênfase na decadência do corpo e na falta de um parceiro é uma característica mais presente na fala das brasileiras. As alemãs enfatizaram a riqueza do momento em que estão vivendo, em termos profissionais, intelectuais e culturais. O corpo, para elas, não é tão importante, a aparência jovem não é valorizada e sim a realização profissional, a saúde e a qualidade de vida.

Em um país em que se valoriza tanto a juventude, a magreza e a boa forma, como o Brasil, o medo de envelhecer se torna maior. Muitas brasileiras, entretanto, descobrem inúmeros prazeres com envelhecimento. Aquelas que estão casadas sentem-se felizes por poder aproveitar, junto com o marido, uma fase de maior liberdade, com mais tempo para programas culturais, viagens, passeios, restaurantes, festas, etc. Aquelas que estão viúvas, separadas ou solteiras, procuram usufruir das amizades que fizeram durante a vida. Elas se sentem no auge da vida, entusiasmadas com projetos profissionais, cursos, viagens, teatro, cinema, aulas de dança, etc.

Casadas ou não, as mulheres mais velhas me disseram: 'É a primeira vez na vida que posso ser eu mesma. Posso priorizar meus desejos sem me preocupar com a opinião dos outros'. Elas revelam, assim, que, muito mais do que as perdas, a possibilidade de 'serem elas mesmas' é o principal ganho para aquelas que sabem viver o envelhecimento buscando ser mais livres, verdadeiras e felizes".

Mirian Goldenberg é antropóloga e professora da UFRJ.

Em breve escreverei sobre florais que podem ajudar no envelhecimento.

Bom fim de semana!!!


terça-feira, 7 de junho de 2011

Algumas informações sobre o óleo essencial de grapefruit


O óleo essencial de grapefruit é extraído da casca do fruto por pressão a frio, e rende 10 gramas por kilo de casca.
O seu aroma é cítrico e tem a coloração amarelo-claro.


Aplicações mais comuns: o óleo de grapefruit é principalmente indicado para o tratamento e prevenção de celulite, tem propriedades lipolíticas, desintoxicantes e regeneradoras. Combinado com o óleo essencial de alecrim e o óleo vegetal de gérmen de trigo, forma a sinergia perfeita para o combate à celulite. Estimula o funcionamento do fígado purificando o sangue, além de regenerar o metabolismo celular. Seu aroma leve e fresco age evocando uma sensação de descontração e motivação.

Estrutura molecular do grapefruit: 90%monoterpenos, 5% álcoois terpênicos e menos que 5% aldeídos. Os monoterpenos são regeneradores, fungicidas e lipolíticos; Os álcoois terpênicos são cicatrizantes, estimulantes e desinfetantes e os aldeídos são estimulantes emocionais, antidepressivos e imunoestimulantes.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O poder da uva


A partir da décda de 90 começaram a surgir diversos estudos comprovando os efeitos benéficos do consumo moderado de vinho tinto na prevenção de doenças. As uvas, os vinhos tintos orgânicos e sucos de uva são ótimas fontes de polifenóis, antioxidantes que evitam e atenuam os efeitos indesejáveis dos radicais livres.

O consumo moderado de vinho tinto e o consumo de suco de uva é capaz de inibir a formação do LDL - o colesterol ruim, devido a presença de flavonoides - substâncias que previnem doenças cardiovasculares, tais como AVC, infarto e colesterol alto.

Os flavonoides aumentam ainda as taxas de HDL, o bom colesterol, e ajudam a inibir a produção de substâncias responsáveis pelo enrijecimento das artérias.


As uvas escuras são fonte de quercetina e resveratrol, que conferem propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladora e anticancerígena por inibição de crescimento das células tumorais. O resveratrol é um potente antioxidante, que auxilia no combate aos radicais livres prevenindo e retardando o envelhecimento precoce, a perda de vitalidade e por consequência o surgimento de doenças como o mal de Alzheimer.


Os polifenóis também estão presentes nas sementes da uva e no óleo de semente de uva, por isso as sementes são usadas como matéria-prima de cremes e loções que auxiliam a manter a pele mais jovem.

COMO ENCONTRAR
  • Suco de uva integral orgânico: 100% natural, elaborado a partir do cozimento de uvas cultivadas por processo orgânico, sem a utilização de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Sem adição de açúcar, conservantes e álcool.
  • Vinho tinto sem álcool: bebida fermentada de uvas vermelhas. É desalcoolizado e não contém açúcar. Não apresenta restrição de consumo.
  • Vinho tinto orgânico: bebida obtida de fermentação natural de uvas orgânicas cultivadas por processo orgânico, sem a utilização de fertilizantes químicos, agrotóxicos e conservantes. Por conter álcool, deve ser ingerido com moderação.
  • Cápsulas de Vittis vinífera: obtidas a partir do extrato de sementes de uvas vermelhas.
Fonte: DREOSTI, I. Antioxidant Polyfenols in tea, cocoa and wine. Nutrition, 16 (7/8): 692-694, 2000.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Hortelã contra gripe e úlceras


A folha do hortelã é poderosa, pois previne gripes, resfriados e até mesmo úlceras estomacais. Isso foi o que comprovou uma pesquisa realizada recentemente pela Unicamp.

Em testes realizados em laboratório, foi comprovado que o óleo essencial extraído do hortelã é capaz de reduzir cerca de 90% das lesões de úlcera. O segredo está no aumento da produção de muco gástrico, que protege o estômago contra o suco gástrico, responsável pelas lesões.

Os princípios ativos do hortelã também aumentam a diurese (diminuindo a retenção de líquidos ), protegem a circulação e controlam a pressão arterial; Além de diminuirem a formação de gazes e sensação de peso no estômago.

Que tal, então, tomar um chazinho de hortelã após as refeições? Mergulhe em água quente 2 colheres de chá de folhas de hortelã para cada xícara, e deixe em infusão por 15 minutos. Depois é só coar e desfrutar de tantos benefícios!

Fonte: Revista Shape Brasil. Número 21. São Paulo: Ed. Alto Astral. Maio - 2011.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O poder da maçã com canela


A maçã e a canela formam uma deliciosa combinação, e ainda podem prevenir problemas no coração.
A canela estimula a circulação, beneficia a irrigação sanguínea dos músculos e contribui para o bom funcionamento cardíaco; além disso, ajuda a diminuir os níveis de glicose, triglicérides e colesterol ruim (LDL).
Já a maçã possui a pectina, uma fibra que, entre outras funções, protege o coração. As fibras solúveis presentes na fruta podem reduzir o colesterol do sangue por retardarem sua absorção no trato digestório. Assim, o risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares é reduzido.
A maçã e a canela também combatem o mau hálito e previnem a diabetes.
Que tal um chazinho de maçã com canela??? Hummmm...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Melancia: uma fruta saborosa e ótima para a saúde!


A melancia é repleta de água e potássio, por isso ajuda a hidratar o corpo e equilibrar a pressão arterial.
Vejamos os grandes benefícios da melancia:


1. Controle da pressão:
o potássio é o mineral responsável por manter a pressão arterial sob controle, evitando o risco de infartos ou derrames. Rica em potássio, a melancia reduz arritmias cardíacas e garante a elasticidade dos vasos sanguíneos.


2. Sem inchaços:
outra fução importante do potássio e, consequentemente da melancia, é ajudar a equilibrar a quantidade de água presente nas células. Assim, a fruta diminui inchaços e ameniza a celulite. Esse benefício também é potencializado porque aproximadamente 90% da melancia é composta por água, que, por sua vez, participa da hidratação da pele, cabelos e unhas.

3. Anticâncer: graças ao licopeno, em parceria com a vitamina C (substâncias que combatem a ação nociva dos radicais livres), a melancia ajuda a evitar a formação de tumores. O licopeno é um poderoso antioxidante, que auxilia na prevenção de de alguns tipos de câncer, em especial o de próstata.

4. Contra impotência:
devido ao poder da vasodilatação, que melhora a circulação sanguínea, o consumo da melancia facilita a ereção. Por isso, a fruta pode ser considerada um alimento afrodisíaco.


Observações importantes:
a parte branca da melancia contém celulose, substância não digerida pelo organismo, o que pode causar dor de barriga. Assim, evite consumí-la.


A frutose - açúcar - presente na melancia é rapidamente assimilada na corrente sanguínea, por isso diabéticos devem consumir a fruta com moderação.


Consumir 1 fatia de melancia 15 minutos antes das principais refeições pode ajudar a emagrecer, já que a grande quantidade de água ocupa parte do estômago, fazendo você comer menos.


Bom apetite e boa semana a todos!!!


FONTE:
Revista Sua Saúde. Ano 2. Número 4. 2011. Editora Alto Astral.

quarta-feira, 16 de março de 2011

O óleo essencial de gerânio


O gerânio (Pelargonium graveolens) é considerado o "melhor amigo" da mulher na aromaterapia, apesar disso, também pode ser útil aos homens. Vejamos a seguir as propriedades e as indicações fisiológicas do óleo essencial de gerânio:

Sistema nervoso: por suas propriedades analgésicas, antiespasmódicas, calmantes, relaxantes e equilibradoras é indicado para acalmar a ansiedade e a depressão; Também é ideal para aliviar o estresse diário.

Sistema circulatório e linfático: anticoagulante, flebotônico, descongestionante, desintoxicante e diurético. Útil para tratar hemorróidas, úlceras varicosas, congestões linfática e sanguínea e retenção de fluidos. Possui efeito positivo no tratamento da celulite, beneficiando a eliminação de toxinas e minimizando a retenção de fluidos e edemas nos tornozelos.

Sistema reprodutor: equilibrador, tônico, restaurador e descongestionante. Trata as mamas ingurgitadas, a mastite, as rachaduras nos mamilos, a hemorragia uterina, a candida albicans, a TPM, a disfunção menstrual (amenorréia e dismenorréia). É excelente para minimizar a flutuação hormonal, com variação de estado de ânimo e no humor, a frigidez, a infertilidade, a menopausa e suas consequências: como ondas de calor, insônia, suores noturnos, ressecamento vaginal, irritabilidade, diminuição da libido, depressão e ataques de pânico.

Sistema endócrino: regulador das glândulas supra-renais - consideradas glândulas da bravura, da coragem e do estresse. Indicado para quem sofre de estresse crônico e de adaptação por longo tempo, ou para quem tem muita dificuldade de adaptar-se a situações novas, em especial de fazer mudanças.

Distúrbios no nível psicológico: esse óleo beneficia o padrão workholic, os que são extremamente perfeccionistas e os que tem a expressão "Eu tenho que" predominante em seu vocabulário.
Ele é indicado para todos os tipos de crise, inclusive a da meia-idade.
No nível mais elevado do ser, que é a sua parte espiritual, o gerânio auxilia na liberação da energia criativa do espírito e favorece a abertura das percepções da alma e da mente superior, com mais clareza, promovendo assim o desbloqueio da intuição.
Ele ajuda a minimizar a culpa, a autopunição, o medo, a força demasiada e a rigidez para consigo e para com os outros.

Como usar: diluir algumas gotas em água no difusor armático para inalar seu agradável aroma (a quantidade de gotas depende do tamanho do ambiente, mas varia de 1 a 5 gotas) ou diluir 8 gotas do óleo essencial em 30 gramas de creme ou 30ml de óleo vegetal e passar sobre a pele após o banho.

Fonte: MONARI, Vera Lucia Guedes. Informativo Mona´s Flower. 2006.

sábado, 12 de março de 2011

O floral californiano Borage


A essência floral Borage (Borago officinalis) é um excelente remédio para o coração, especialmente para a sensação de peso no coração e talvez por todo o corpo.

É através do centro energético do coração que nossa essência se irradia para as outras pessoas. Nos momentos em que a alma sente muito pesar, tristeza ou outras adversidades, o coração pode ficar contraído e pesado, impedindo, muitas vezes, que nossa verdadeira essência seja expressada.

A alma precisa aprender que, ao entrar em contato com aquilo que é leve ou que eleva, pode contrabalançar essa sensação de aperto no coração. A essência floral Borage ajuda a restabelecer a condição de alegria na alma, proporcionando uma força de ajuda para erguer-se em vez de afundar pelo peso do desencorajamento ou da depressão.

Borage ajuda a experimentar a leveza, preenchendo a alma com renovado otimismo e entusiasmo. Quando a alma precisa de elevação e encorajamento, Borage é um excelente bálsamo.

Fonte: KAMINSKI, P.; KATZ, R. Repertório das essências florais. 3ed. São Paulo: Triom, 2003. 369p.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Shantala: um toque para tranquilizar seu bebê


Dar maior segurança e tranquilidade ao bebê e, ao mesmo tempo, desenvolver sua parte psico-motora e inteligência são vantagens da Shantala, massagem milenar que é tradicionalmente passada de mãe para filha na Índia. Ao mesmo tempo que a criança se torna mais tranquila, pode apresentar um desenvolvimento físico, mental e emocional superior a média, tornando-se perspicaz e ativa.

A principal finalidade da Shantala, porém, é o contato, o toque, a relação da mãe com o bebê, a manutenção do vínculo intra-uterino.

Como pontos positivos a Shantala auxilia a criança no seu autoconhecimento e auto-confiança, proporciona a descontração muscular, o relaxamento, libera tensões, alivia cólicas, diminui insônias, previne bloqueios e ameniza traumas.

Foi Fredérick Leboyer, médico francês, que em uma de suas viagens à Índia, descobriu, aprendeu e conseguiu fotografar esse tipo de massagem, escrevendo e lançando um livro em 1976, em que fala da técnica de forma poética. Ele homenageou a sua modelo e instrutora dando à massagem seu nome: Shantala.

A Shantala se aplica a todos os bebês, salvo contra-indicações como infecções, câncer, afecções contagiosas de pele, entre outras. É indicada para bebês a partir de 1 mês de idade em diante e até quando ele quiser, ou a atividade da mãe o permitir.

Além da mãe, o pai também deve aprender a Shantala, a fim de desenvolver ainda mais o vínculo pai e filho.

Lembrem-se sempre que crianças seguras, tranquilas, equilibradas e saudáveis serão futuros adultos sem traumas, sem neuroses. A Shantala é um trabalho altamente preventivo que proporcionará ao mundo seres mais felizes e equilibrados.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mais uma vez Martha Medeiros


Foi publicado no jornal "O Globo" (13/02/2011) um texto que achei muito oportuno da escritora Martha Medeiros - uma das minhs preferidas, como já mencionei aqui. Copiarei na íntegra para vocês refletirem também:

"Você, modo de usar

Quando caminho pelas ruas da cidade, ou mesmo quando circulo de carro, reparo em pequenos pontos comerciais em construção e, na hora, penso: tomara que seja uma livraria, tomara que seja uma papelaria, tomara que seja uma galeria de arte, tomara que seja um bistrô, tomara que seja uma floricultura. Vou acompanhando a obra com expectativa, até que um dia os tapumes são retirados e shazam: é mais uma farmácia.

Remédio não é sorvete, não é banana, não é pãozinho. Mas o povo se acostumou a ingerir goela abaixo o que lhe sugerem, sem receita, sem critério, e a indústria farmacêutica e seus pontos de distribuição prosperam.

Conversava outro dia com uma amiga endocrinologista e falávamos justamente sobre como tantas doenças poderiam ser prevenidas através de simples mudança de hábitos. Ninguém nega a importância de uma campanha de prevenção contra o uso do crack, por exemplo, mas há um número ainda maior de pessoas se viciando em gordura, evitando legumes, se entupindo de refrigerantes, não dando atenção aos produtos orgânicos, abusando do sal, do açúcar e das frituras. Seria igualmente progressista uma campanha que alertasse para os efeitos colaterais de se comer errado.

Esse é só um exemplo de como a falta de qualidade de vida pode adoecer e até matar. A causa de óbitos geralmente é infarto, câncer, infecção generalizada, falência múltipla dos órgãos, mas algumas destas doenças tendem a iniciar décadas antes, por meio de uma rotina de muito estresse, ansiedade, angústia emocional e neuroses não tratadas. Negativismo, raiva, frustração, nada disso colabora com o nosso metabolismo. É aí que pequenas atitudes podem fazer diferença, como praticar atividades físicas, buscar um recurso para relaxamento (ioga, meditação, terapia, religião, massagem), cultivar amigos, dormir bastante, usar filtro solar, cuidar da postura, beber muita água, controlar o peso, não fumar, não beber em excesso, fazer check ups periódicos - e não se drogar, lógico. Os médicos têm batido nessa tecla com insistência, mas ainda há quem considere esse blablablá improdutivo ou politicamente correto demais.

Não tem nada a ver com politicamente correto, e sim com inteligência. E inteligência não se vende em frascos.

Farmácias comercializam produtos de primeira necessidade. Sem elas, não teríamos acesso a medicamentos fundamentais para nossa saúde mentl e física, devidamente prescritos, mas precisamos de tantas Brasil afora? Creio que teríamos uma sociedade bem mais saudável se a população contasse com um maior número de pontos de venda de livros, sucos, flores, livros, discos, bicicletas, livros, frutas, bolas de futebol, raquetes de frescobol, livros, instrumentos musicais, sapatilhas, livros, livros e, claro, livros".

Preciso comentar alguma coisa? Ah, sim! Preciso. Há poucas semanas vi uma reportagem na TV dizendo que o Rivotril só perde em número de vendas para as pílulas anticoncepcionais. Fico me questionando o motivo de tanta gente precisar de Rivotril...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Shitake: ótimo para alimentação, saúde e beleza!


O shitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível que além de ser muito utilizado na gastronomia também possui propriedades terapêuticas.
Cultivado em toras de madeira há aproximadamente 800 anos pelos orientais, o shitake é um fungo que concentra alto teor de vitaminas, é rico em proteínas, ferro, potássio e substâncias que fortalecem o sistema imunológico.
Por conta do seu uso medicinal é conhecido como o "elixir da vida" por possuir importantes fatores de longevidade.
Seu consumo auxilia no combate a inúmeras doenças, como câncer e AIDS, porque inibe o desenvolvimento de células cancerosas e neutraliza a ação de vírus, bactérias e fungos.
A comprovação dessas propriedades terapêuticas foi alcançada após diversos estudos de cientistas de todo o mundo.
Pesquisas recentes também mostraram que o shitake atua como regulador da taxa de colesterol no sangue.
Na área cosmética, os subcompostos de shitake melhoram a tonicidade e a firmeza da pele.
Em produtos capilares, as propriedades do shitake tendem a recuperar os cabelos desvitalizados, além de desenvolver a resistência e a elasticidade, conferindo brilho intenso e leveza aos fios.

Fonte: CORAZZA, S. Revista Fúcsia Bio Extratus, número 2, Editora 2X1, Belo Horizonte/MG.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Refletindo com Samuel Hahnemman


Retirei o seguinte trecho de um texto de Samuel Hahnemann, considerado o pai da homeopatia:

"Se algo te importuna, ignora-o; se algo te é demais, não te ocupes com isso; se outros tentam manipular o teu tempo, vai devagar e ri dos tolos que queiram te aborrecer. Aquilo que puderes confortavelmente realizar, realiza; não te molestes com o que não puderes fazer, pois as nossas condições materiais não melhoram através da pressão exercida por sobrecarga de trabalho. Tu apenas te desgastarás proporcionalmente mais com teus afazeres domésticos sem aferir qualquer lucro no final".

(Samuel Hahnemann)


Que consigamos ser mais pacientes e tolarentes, virtudes difíceis de serem conquistadas, mas não impossíveis. As essências florais de Bach que nos ajudam a desenvolver tais virtudes são Impatiens e Beech, respectivamente. Em outros posts comentarei melhor sobre essas duas importantes essências florais!


Paz e luz a todos!



domingo, 30 de janeiro de 2011

Rescue pet


Andei meio sumida do blog, mas agoro espero voltar com força total com novos posts! Obrigada a todos que passam por aqui sempre!

A dica de hoje é o Rescue pet, que é a essência floral Rescue (dos florais de Bach) voltada para os animais de estimação. O Rescue pet ajuda a equilibrar as emoções dos animais quando estes se encontram mais agitados, apreensivos, estressados, raivosos, depressivos, passando por alguma mudança... Basta pingar 4 gotas / 4 vezes ao dia diretamente na boca do animal, ou pingar 4 gotas na água do seu animal de estimação para que ele tome o floral diversas vezes ao dia.

O Rescue pet não possui nenhum tipo de contra-indicação.

Vamos cuidar bem dos nossos bichinhos!

Tenham todos uma excelente semana!!!!